Cachorro vira pote de ração por quê

Jogar comida para fora da tigela é uma prática muito comum para os cães. Entender por que o animal faz isso é fundamental para agir de forma correta.

Cachorro vira pote de ração por quê

É muito comum encontrar a comida fora da tigela depois de um banquete do seu animal de estimação. Quem tem um cachorro em casa passa por essa situação com relativa frequência, mas será que tem solução?

Pode haver uma série de razões pelas quais seu animal de estimação está jogando comida para fora da tigela. E muitas vezes você não consegue impedir que ele coma de forma tão eufórica. Entretanto, o que você pode fazer é evitar que ele tire a ração da tigela com tanta facilidade para evitar ter que varrer a cozinha várias vezes ao dia.

Por que o cão joga a comida para fora da tigela?

Uma das situações em que seu cão joga comida para fora da tigela é quando você coloca algum tipo de alimento macio em cima da ração habitual. Como quase sempre eles querem mais e mais comida, vasculham a ração e a tiram da tigela em busca de algum possível resto daquele alimento macio que ele gostou tanto. Por isso, é aconselhável dar esse tipo de alimento em outro recipiente.

Outra razão pela qual os cães tendem a ter esse tipo de comportamento é porque a comida em sua tigela está muito seca ou quando eles não gostam. Experimente colocar algo que ele não goste em sua tigela. O mais normal é encontrar o alimento em qualquer outro lugar da casa depois.

Para evitar que o animal espalhe a ração por toda a cozinha ou pelo espaço onde você costuma alimentá-lo, procure sempre manter a comida em perfeitas condições, pois os cães podem ser muito exigentes.

Em qualquer caso, é um comportamento difícil de corrigir, que costuma exigir muitas horas de aprendizado. Se o que você deseja é evitar essa situação, confira as seguintes dicas:

Dicas rápidas para evitar o problema

Compre um recipiente maior de comida para evitar que seu cão jogue comida fora da tigela quando ele vasculhar a ração. Com uma tigela maior, ele poderá ver e vasculhar melhor a comida e jogar menos ração para fora.

Troque a tigela por outra com lados mais altos. Dessa forma, ele não vai jogar a comida para fora acidentalmente. É claro que se o seu cão for muito pequeno, leve em consideração a altura dele antes de comprar uma tigela muito alta. Caso contrário, será difícil para ele alcançar a comida e, com certeza, ela vai virar o pote para conseguir pegá-la.

Outra medida para evitar essa obsessão por comida é alimentá-lo mais vezes ao dia, mas em menor quantidade. Assim, ele não chegará àquele ponto de fome tão intenso e comerá um pouco mais relaxado. Além disso, se você tiver vários cães em casa e eles se sujarem ao comer, o ideal é dar a comida em cômodos separados para que não haja competição que os leve a comer rápido demais.

Uma última dica…

Para melhorar a limpeza geral, uma medida que não falha é colocar uma bandeja de plástico sob a tigela de comida. Com isso, poderemos manter certa organização, pois os grãos de ração que tiverem caído da tigela ficarão na bandeja e a limpeza será muito mais fácil e rápida.

Essa bandeja também é útil para colocar embaixo do reservatório de água, pois evita que o chão fique molhado com os respingos.

Por outro lado, existem animais que se incomodam com o ruído metálico que alguns recipientes fazem enquanto eles comem, por isso preferem escolher um local mais tranquilo para experimentar a comida.

Em qualquer caso, a observação do seu animal de estimação vai te dar muitas pistas para descobrir a razão desse comportamento. Assim, você poderá tomar as medidas que achar mais adequadas. Nada é demais quando se trata do bem-estar dos nossos cães…

Pode interessar a você...

Porque meu cachorro vira o pote de comida?

Outra razão pela qual os cães tendem a ter esse tipo de comportamento é porque a comida em sua tigela está muito seca ou quando eles não gostam. Experimente colocar algo que ele não goste em sua tigela. O mais normal é encontrar o alimento em qualquer outro lugar da casa depois.

Porque o cachorro vira o pote de água?

“Muitas vezes, os cães cavam para aliviar o tédio, o estresse ou a ansiedade”, comenta a Dra. Carolina. Se você encontrar o cachorro cavando o pote de água ou raspando a parede, pode ser um sinal de que seu amigo está estressado, que está com calor ou que está em busca de algum nutriente.

Por que meu cachorro só come no chão?

Em alguns casos, o cão só quer chamar a atenção do seu tutor; em outros, é pura questão de curiosidade. Além disso, outra razão para esse tipo de comportamento que não deve ser descartado é a fome, e nesses casos é importante garantir que o seu cãozinho se alimente muito bem antes de ir para os passeios.

Porque não deixar ração no pote?

Se a ração permanecer por muito tempo no pote, ela vai acabar atraindo animais e insetos para o local, como ratos, baratas e formigas. Isso será um problema para você, pois eles poderão se alastrar pelo resto da casa, e principalmente para seu animalzinho, pois esses animais podem trazer graves doenças para ele.