Chances de rebaixamento serie b

Com a primeira metade da Série Bjá realizada, as chances de acesso se apresentam melhores para Cruzeiro, com 45 pontos, Grêmio, com 36, Vasco, com 35, e Bahia, com 34. Com a disputa ainda em aberto, o departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou quais são as chances dos times que disputam a Segunda Divisão do Brasileirão de conseguirem o acesso e as chances daqueles que estão brigando contra o rebaixamento.

Quanto ao rebaixamento para a Série C, por exemplo, o Vila Nova é a equipe que aparece com mais chances: 70% garante o descenso da equipe goiana para a 'terceirona'. O pernambucano Náutico também não está indo muito bem na competição e registra 63% de chances de voltar para a terceira divisão - de onde veio como campeão em 2019. Guarani, com mais de 59%, e Chapecoense, com mais de 36%, fecham o top-4 dos desesperados nesse momento do campeonato.

Em relação ao acesso à Série A, destaque para a Raposa, que venceu o Tricolor de Aço por 1 a 0 no último sábado (23) e, agora, possui mais de 90% de chances de voltar à elite depois de três temporadas na 'segundona'. Outro destaque fica por conta do Grêmio, que derrotou a Ponte Preta na última rodada pelo placar de 2 a 1 e, com isso, registra chances superiores a 79% para retornar à elite. O Vasco, apesar de acumular 2 derrotas e um empate nas últimas quatro partidas que disputou, ainda tem mais de 61% de chances de retornar à primeira divisão depois de dois anos amargando a divisão inferior do futebol nacional. Confira a situação dos demais times!

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 23, 2022

Chances de acesso e chances de rebaixamento (em %)

1. Cruzeiro – chance de acesso: 99,37% | chance de rebaixamento: 0%
2. Grêmio – chance de acesso: 79,5% | chance de rebaixamento: 0,003%
3. Vasco da Gama – chance de acesso: 61% | chance de rebaixamento: 0,031%
4. Bahia – chance de acesso: 55,7% | chance de rebaixamento: 0,075%
5. Tombense – chance de acesso: 23,9% | chance de rebaixamento: 1,1%
6. Sampaio Corrêa – chance de acesso: 20% | chance de rebaixamento: 2,1%
7. Londrina – chance de acesso: 17,7% | chance de rebaixamento: 2,3%
8. CRB – chance de acesso: 11,9% | chance de rebaixamento: 3,2%
9. Novorizontino – chance de acesso: 8,5% | chance de rebaixamento: 7,8%
10. Sport Recife – chance de acesso: 7,7% | chance de rebaixamento: 5,1%
11. Criciúma – chance de acesso: 4,1% | chance de rebaixamento: 14,7%
12. Brusque – chance de acesso: 3% | chance de rebaixamento: 17,9%
13. Ituano – chance de acesso: 2,5% | chance de rebaixamento: 19%
14. Ponte Preta – chance de acesso: 1,6% | chance de rebaixamento: 26,6%
15. Operário – chance de acesso: 1,3% | chance de rebaixamento: 35,5%
16. Chapecoense – chance de acesso: 0,89% | chance de rebaixamento: 36,1%
17. CSA – chance de acesso: 0,87% | chance de rebaixamento: 35,5%
18. Náutico – chance de acesso: 0,19% | chance de rebaixamento: 63,4%
19. Guarani – chance de acesso: 0,16% | chance de rebaixamento: 59,7%
20. Vila Nova – chance de acesso: 0,091% | chance de rebaixamento: 70%

Chances de rebaixamento serie b
Grêmio e São Paulo ainda luta por permanência na Série A do Brasileirão - Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação

Publicidade

Publicidade

A vitória convincente por 3 a 0 do Grêmio sobre o São Paulo nesta quinta-feira, 3, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, acendeu ainda a esperança de torcedores do clube gaúcho de uma reação heroica pela permanência na Série A. Nas redes sociais, são-paulinos também externaram temor pela má fase da equipe e as chances matemáticas de um rebaixamento. Mas, afinal, quem ainda pode cair na competição? E quais as probabilidades reais dos últimos times que lutam pela permanência?

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Até aqui, somente Chapecoense e Sport têm decretadas suas situações. Os catarinenses foram rebaixados em 10 de novembro, a oito rodadas do fim, enquanto o clube pernambucano viu as chances de permanência ruírem na última terça, 30. Curiosamente, ambos tiveram a definição de que jogariam a Série B em 2022 em derrotas do Red Bull Bragantino para adversários diretos.

Chances de rebaixamento serie b
Geromel e Diego Souza comemoram gol do Grêmio – Silvio Avila/Getty Images

Grêmio (93%)

A situação do Grêmio ainda é complicada. A equipe precisa, primeiramente, vencer as duas próximas partidas que lhe restam na competição – o Corinthians, em São Paulo, e o Atlético Mineiro, em Porto Alegre. Os jogos acontecem nos próximos dias 5 e 9, respectivamente. Depois, ainda necessitará torcer pelo tropeço de rivais diretos na disputa pela permanência.

Atualmente, ocupa a 18ª colocação, com 39 pontos, um atrás do Bahia, o 17º, e a três de distância para o Athletico Paranaense, o 16º, primeiro fora da zona de rebaixamento. Vale mencionar que os paranaenses possuem uma partida a menos na competição e jogam nesta sexta, 3, contra o Cuiabá, em Curitiba.

A equipe mato-grossense está na 15ª colocação, com 43 pontos. Outros adversários diretos como Juventude e Atlético Goianiense, 14º e 13º colocados, possuem 43 e 44 pontos, respectivamente. De acordo com projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de queda ainda é alta: 93%.

Chances de rebaixamento serie b
Bahia sucumbiu para o Atlético em Salvador – Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação

Bahia (77,4%)

Outro que vive momento delicado. Com 36 pontos e apenas mais duas partidas para realizar, precisará vencer os seus jogos e torcer pelo tropeço dos concorrentes diretos para permanecer.

A equipe chegou a abrir 2 a 0 diante do Atlético Mineiro, nesta quinta, 2, mas viu a vitória escapar com uma reação espetacular do time do técnico Cuca. Se tivesse confirmado o triunfo, estaria hoje fora do Z-4, empurrando o Athletico Paranaense temporariamente para a 17ª colocação.

Com 40 pontos, pode chegar no máximo aos 46. Enfrenta o Fluminense neste domingo, 5, em Salvador, e encerra a sua participação diante do Fortaleza, fora de casa. Os confrontos acontecem nos dias 5 e 9, respectivamente. De acordo com a UFMG, o time tem 77,4% de chances de cair.

Chances de rebaixamento serie b
Athletico busca permanência perto da final da Copa do Brasil – Heuler Andrey/AFP

Athletico Paranaense (14,3%)

Campeões da Sul-Americana e finalistas da Copa do Brasil, os paranaenses vivem situação distinta no Brasileiro. A equipe ocupa a 16ª colocação, com 42 pontos, mas está ameaçada por rivais diretos na disputa pela permanência.

Serão mais três partidas, duas delas sequenciais na Arena da Baixada, em Curitiba: Cuiabá e Palmeiras, nos dias 3 e 6, respectivamente. A última, diante do já rebaixado Sport, em Recife, em 9 de dezembro. De acordo com a UFMG, o time tem 14,3% de chances de cair.

Continua após a publicidade

Chances de rebaixamento serie b
Juventude reagiu nas rodadas finais – Fernando Alves/EC Juventude/Divulgação

Juventude (6,2%)

Outro que tem ainda mais três partidas para tentar permanecer. Anima os gaúchos a reação na reta final da competição, a equipe só perdeu uma das oito partidas disputadas tendo vencido quatro e empatado três. A busca pela permanência passará por confrontos com o Fortaleza, nesta sexta, 3, e São Paulo, na segunda, 6, ambas fora de casa. O último jogo será diante do Corinthians, no dia 9, em Caxias do Sul. De acordo com a UFMG, o time tem 6,2% de chances de cair.

Chances de rebaixamento serie b
Cuiabá tem poucas chances de rebaixamento – AssCom Dourado/Divulgação

Cuiabá (6%)

Décimo quinto colocado, com 43 pontos, o Cuiabá ainda está ameaçado pelas sombras de Grêmio e Bahia, principalmente. A equipe joga nesta sexta-feira, 3, diante do Athletico Paranaense, em Curitiba. Depois, enfrenta o Fortaleza em casa, no dia 6, que tenta uma classificação direta na fase de grupos Libertadores.

Finaliza a sua participação contra o Santos, fora de casa, no dia 9, que busca confirmar matematicamente a permanência na Série A. De acordo com a UFMG, o time tem 6% de chances de cair.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Chances de rebaixamento serie b
Atlético Goianiense ocupa a 13º colocação – Bruno Corsino/ACG/Divulgação

Atlético Goianiense (1,9%)

Com 44 pontos e três jogos para realizar são remotas as chances de queda para os goianos. A equipe enfrenta nesta sexta-feira, 3, a já rebaixada Chapecoense, fora de casa, podendo garantir matematicamente a permanência na Série A em caso de vitória. Nas duas rodas restantes jogará com o Inter, no dia 6, fora de casa, e encerrará a participação na competição diante do Flamengo, no dia 9, em Goiânia. A probabilidade de jogar a Série B em 2022 é de apenas 1,9%, segundo a UFMG.

Chances de rebaixamento serie b
Segundo a UFMG, São Paulo tem 1% de chance de cair – Rubens Chiri/saopaulofc.net/Divulgação

São Paulo (1%)

Causou frio na espinha de são-paulinos a derrota para o Grêmio. Apesar disso, com 45 pontos, na 12ª colocação, são remotas as chances de um inédito rebaixamento em sua história. Grêmio ou Bahia, ainda com possibilidades de escapar, precisariam vencer as suas duas partidas combinado com duas derrotas da equipe nas próximas rodadas da competição. Além disso, outros times abaixo na tabela também teriam que pontuar.

A equipe do técnico Rogério Ceni enfrentará nesta segunda, 6, o Juventude, no Morumbi, em um confronto direto pela permanência. Se vencer, elimina qualquer possibilidade de Série B.

Dependendo dos resultados da rodada, um empate também pode ajudar a equipe na permanência na elite do futebol brasileiro. Caso tropece, pode ir para a última rodada em sérias dificuldades. Enfrentará o América Mineiro, no dia 9, em Belo Horizonte. A chance é de apenas 1%, segundo a UFMG.

Chances de rebaixamento serie b
Santos ainda precisa confirmar matematicamente a permanência – Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

Santos (0,1%)

Apesar de, matematicamente, ainda possuir chances de queda, o Santos pode permanecer sem sequer ganhar as suas duas últimas partidas. A equipe ocupa a 11ª colocação, com 46 pontos, e só é ameaçada pela possibilidade do Bahia poder igualar a pontuação.

Um empate nos dois jogos que faltam ou um tropeço da equipe nordestina já garantem matematicamente o Santos na Série A em 2022. A equipe enfrentará o Flamengo, fora de casa, no dia 6, e encerra a temporada diante do Cuiabá, no dia 9, em confronto na Vila Belmiro. A chance é de somente 0,1%, segundo a UFMG.

Continua após a publicidade

  • Athletico PR
  • Atlético GO
  • Brasileiro Série A
  • Campeonato Brasileiro
  • EC Bahia
  • Futebol brasileiro
  • Futebol Nacional
  • Grêmio
  • Juventude
  • Santos FC
  • São Paulo FC