Ciencias contabeis o que é

O que faz a área de Ciências Contábeis está muito ligado à inteligência das organizações, do ponto de vista patrimonial. O profissional da área é responsável por diagnosticar e explicar a situação da organização em relação aos direitosbens e obrigações.

Engana-se quem associa a Contabilidade apenas a atividades burocráticas e cálculos empresariais. Assim como o Recursos Humanos (RH) cuida das pessoas; o comercial, das vendas, e o marketing, da geração de demanda, os contadores exercem uma função essencial na engrenagem do empreendimento, contribuindo com informações relevantes para tomada de decisões. 

Para conhecer o que faz as Ciências Contábeis mais a fundo e saber se essa é a área ideal para você, prossiga com a leitura deste conteúdo. Ao longo do texto, explicamos um pouco das tarefas e dos desafios dos profissionais da área. Vamos lá?

O que são as Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis estudam a situação patrimonial das empresas, ou seja, como as organizações estão em relação ao que têm atualmente (bens), ao que têm a receber (direitos) e ao que têm a pagar (obrigações). É, portanto, uma área que presta serviços de apoio a entidades públicas e privadas, bem como para pessoas físicas.

O contador é o profissional dotado com o conhecimento para ajudar os administradores, o que é comprovado pelo diploma de nível superior em curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e pela inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Assim, ele tem funções e tarefas que o técnico e o auxiliar de contabilidade não podem exercer, seja pela complexidade, seja por proibições previstas em lei.

Em suas atividades, o contador segue métodos e normas técnicas para que os documentos sejam uniformizados. Por exemplo, para demonstrar os bens do ponto de vista de dinheiro disponível, o profissional usa o demonstrativo de fluxo de caixa; para fazer o diagnóstico completo, elabora o balanço patrimonial e, para levantar as obrigações com os funcionários, emite a folha de pagamentos.

Os documentos contábeis, nesse sentido, podem ser destinados a diferentes stakeholders — termo usado para definir as partes interessadas no empreendimento, como órgãos públicos, colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e afins.

Outra característica é que, com a Contabilidade Digital e a automação de processos, cada vez mais prevalece o trabalho voltado para ajudar a estratégia de negócio e buscar por resultados financeiros concretos, como reduzir custos, aumentar receitas e melhorar a lucratividade.

O que faz um contador?

O profissional exerce uma série de serviços de apoio às organizações públicas e privadas, baseados na análise da situação patrimonial atual e passada e do futuro do empreendimento. Além disso, também exerce atividades consultivas, como perícias e auditorias. Veja exemplos de o que faz a área de Ciências Contábeis:

  • efetua o balanço patrimonial;
  • soluciona problemas com a Receita Federal;
  • calcula impostos;
  • faz declarações de renda;
  • controla contas e emissões de notas;
  • elabora planos de seguros e previdência;
  • faz perícia contábil;
  • previne ações trabalhistas.

https://www.youtube.com/watch?v=vC54ZINHkyI&;t=2s

Veja, a seguir, detalhes dessas atividades.

Efetua o balanço patrimonial

A primeira dessas atividades é a elaboração do balanço patrimonial (BP). Esse documento consiste na descrição atualizada da situação patrimonial e financeira de uma organização. É um relatório divulgado anualmente, mostrando as mudanças ocorridas entre a situação anterior e a consolidada após o desempenho da empresa no período.

O balanço patrimonial, vale ressaltar, não se confunde com a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Nesse caso, a parte interessada no negócio recebe a avaliação da performance no ano fiscal (que, no Brasil, geralmente coincide com o calendário comum), enquanto o balanço mostra como esse desempenho afetou a condição da organização como um todo.

Soluciona problemas com a Receita Federal

Outra característica é que, apoiado pelos advogados da empresa, o contador é o profissional que toma a frente para atender às exigências da Receita Federal e das secretarias estaduais e municipais da área fiscal. Facilitar a fiscalização, entregar documentos, comprovar operações e fazer pagamentos são exemplos de solicitações comuns desses órgãos.

Calcula impostos

A Contabilidade é o setor responsável por apurar quanto a empresa deve a cada parte interessada no negócio. Entre os exemplos mais importantes, estão os impostos, como IR (Imposto de Renda), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto Sobre Serviços), e uma série de outras obrigações previstas em lei.

Faz declarações de renda

O profissional encarrega-se, ainda, das obrigações tributárias acessórias, que são os deveres relacionados aos impostos, às taxas e às contribuições que não consistem em pagamentos. É o caso, por exemplo, de entregar a Declaração de Imposto de Renda — que, inclusive, é um serviço que os escritórios de contabilidade também prestam a pessoas físicas.

Controla contas e emissões de notas

O cálculo das obrigações abrange também o endividamento com fornecedores, colaboradores, instituições financeiras e afins. Assim como acontece com os impostos, a Contabilidade precisa contar com documentos para comprovar as operações e as mudanças no patrimônio da empresa, bem como controlar as notas fiscais emitidas.

Elabora planos de seguros e previdência

Saber o que faz a área de Ciências Contábeis é importante ainda para estruturar planos de seguro e previdência saudáveis. No primeiro caso, o projeto consiste em permitir o pagamento das indenizações, equilibrando o valor pago pelos contratantes com o necessário para fazer jus às obrigações. No segundo, é preciso que haja recursos suficientes para permitir os resgates nas datas contratadas pelo poupador.

Faz perícia contábil

A perícia contábil, por sua vez, serve para comprovar fatos relacionados ao patrimônio da empresa, geralmente a prova de que houve fraude ou a defesa contra acusações. Essa investigação pode ser uma demanda externa, como processo judicial, ou interna, como mecanismo de controle adotado pelo administrador.

Previne ações trabalhistas

Um último exemplo é o trabalho realizado junto ao RH da empresa. Geralmente, a Gestão de RH e a Contabilidade atuam juntas para levantar as obrigações e fazer o pagamento do que efetivamente é devido. A importância do trabalho é que o descumprimento da lei gera processos, multas, juros e gastos com advogados, influenciando os custos da organização.

Perceba, portanto, que o trabalho do contador está muito além dos cálculos, exigindo um entendimento profundo das questões tributárias, empresariais e financeiras. Por isso, esse profissional diferencia-se bastante do técnico, que realiza tarefas rotineiras e auxilia os cálculos. Veja atividades reservadas por lei para o contador diplomado, conforme o Decreto-lei nº 9295/95, art. 25, alínea C:

perícias judiciais ou extrajudiciais;

revisão de balanços e de contas em geral;

verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas;

regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns;

assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas

e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Não por acaso, o salário médio do contador é de R$ 5.533,09, enquanto o técnico em contabilidade ganha cerca de R$ 2.139,47, na data de publicação deste conteúdo, segundo a pesquisa salarial da Catho. Ademais, o profissional formado é o único que pode fazer os concursos de nível superior para Contabilidade Pública.

Como funciona o curso de Ciências Contábeis?

O curso superior em Ciências Contábeis da Anhanguera é um programa de formação completo para desenvolver competências profissionais. Além disso, é um curso preparado para atender mesmo as pessoas que têm alguma defasagem de aprendizado vinda do ensino médio.

Isso ocorre porque o Bacharelado está dividido em dois ciclos. No primeiro, o estudante recebe a base teórica mais geral para se inserir no contexto profissional e ter condições de entender os assuntos específicos da disciplina. Já no segundo, são vistas cada uma das áreas das Ciências Contábeis, como práticas atuariais, perícias, auditorias e ciclo contábil.

Além disso, por meio do Canal Conecta, plataforma exclusiva aos estudantes da Anhanguera, você encontra vagas de emprego e estágio. É preciso elaborar e enviar o currículo para as oportunidades abertas em instituições parceiras. Logo, se for contratado, pode aliar teoria e prática, vivenciando o cotidiano da profissão.

Aqui na Anhanguera, a graduação é oferecida em diferentes opções para atender à sua realidade. O curso pode ser feito presencialmente ou na modalidade de ensino 100% online. Além disso, existe a alternativa do semipresencial, em que a frequência em sala de aula ocorre de 1 a 2 vezes por semana, combinando as duas opções anteriores.

Ciencias contabeis o que é

Sendo assim, caso tenha se identificado com o faz a área de Ciências Contábeis, a graduação aqui da Anhanguera é a melhor formação para preparar ótimos profissionais, que entendem os problemas da área a fundo e agregam valor às empresas.

Então, que tal dar o primeiro passo? Acesse a página de vestibulares Anhanguera e tire as suas dúvidas sobre a matrícula no curso de Contabilidade!

O que se faz em Ciências Contábeis?

Ciências Contábeis é uma área do conhecimento que tem como objetivo analisar os fatos e atos de natureza econômico-financeira de uma instituição. Ou seja, é a profissão especializada nas demandas financeiras de uma organização ou pessoa física. Os profissionais formados em Ciências Contábeis são chamados de contadores.

Qual o salário médio de um contador?

Profissão Contador: salário e carreira na área de CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Qual é a área de Ciências Contábeis?

Qual a área das Ciência Contábeis? Apesar de conter disciplinas mais relacionadas ao eixo das Ciências Exatas e outras matérias presentes em cursos da área de Humanas, a graduação em Ciências Contábeis é da área das Ciências Sociais Aplicadas.

Qual a diferença em Contabilidade e Ciências Contábeis?

O contador é o indivíduo que se torna bacharel em Ciências Contábeis ou que possui diploma de curso superior na área. Desde junho de 2015, por regulamentação específica da profissão, somente os bacharéis em Ciências Contábeis podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).