Cite algumas das características da água imprópria para consumo

A água potável é aquela própria para o consumo, ou seja, que não apresenta cor, odor, sabor e substâncias e micro-organismos causadores de doenças.

O planeta Terra é conhecido pela grande quantidade de água existente, entretanto, apenas uma parcela pequena desse total está disponível para consumo humano. Estima-se que 97,5% de toda água existente no planeta seja salgada e que apenas 2,5% sejam de água doce, aquela que pode ser consumida por nós. Do total de água doce, apenas 0,77% está disponível para o consumo, uma vez que a outra parte está presa em geleiras e calotas polares. Do total de água doce disponível, grande parte encontra-se imprópria para o consumo humano em razão, principalmente, da poluição e contaminação das águas.

Denominamos de água potável aquela que pode ser consumida pelos humanos. Ela não possui cheiro, cor, sabor e nenhuma substância ou micro-organismo que cause danos à saúde. A água potável deve obedecer a padrões de potabilidade preestabelecidos pela legislação, que levam em consideração a contaminação por fezes, a presença de Escherichia coli, a turbidez, a presença de cianotoxinas, valores de radioatividade, gosto, ph, odor e outras características.

Em grande parte dos casos, a água de lençóis artesianos obedece a essas características de potabilidade, mas a de rios e lagos necessita de tratamento. Nas estações de tratamento, a água passa por processos que retiram todas as substâncias que podem causar danos e, periodicamente, são feitas análises físico-químicas e bacteriológicas para garantir que a água atenda aos padrões de potabilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de o tratamento de água ser uma questão de saúde pública, muitos lugares do país e do mundo não possuem esse tipo de instalação e apresentam saneamento precário. Isso acarreta diversos problemas para a população, que fica exposta a substâncias tóxicas e a organismos patogênicos que podem desencadear problemas graves de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 748 milhões de pessoas que não possuem acesso à água potável no mundo e aproximadamente 1,8 bilhão que faz uso de água contaminada. Ao fazer uso de água imprópria, diversas doenças podem surgir, como a diarreia, que é responsável por um grande número de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade. Além desse problema, a água pode transmitir doenças como a cólera, febre tifoide e leptospirose.

ATENÇÃO: Analisar a coloração da água e seu odor não é suficiente para garantir que ela é ou não potável. Uma água cristalina, por exemplo, pode possuir micro-organismos patogênicos e substâncias tóxicas que não podem ser visualizadas a olho nu.

Características dos diversos tipos de água encontrados na natureza, exemplos, água potável e mineral.


Cite algumas das características da água imprópria para consumo

Àgua passando por processo de tratamento visando o consumo humano

Os diversos tipos de água

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas um tipo de água na natureza. Podemos encontrar na natureza águas de todo tipo: próprias e impróprias para o consumo, contaminadas, com propriedades terapêuticas, etc.

Principais tipos e suas características:

- Água potável: destinada ao consumo humano por apresentar as condições ideais para a saúde. Pode ser tratada ou retirada de fontes naturais, desde que seja pura.

- Água salobra: é uma água de aparência turva. Possui grandes quantidades de sal ou outra substância dissolvida. Não pode ser consumida pelo ser humano. É muito encontrada em regiões de mangue (áreas alagadas próximas ao litoral). Enquanto na água doce a salinidade é inferior a 0,5 partes por mil, na água salobra a salinidade fica entre 0,5 e 30 partes por mil. Portanto, a água salobra tem gosto levemente salgado e não é adequada para o consumo. Além de cloreto de sódio, estão presentes também íons potássio, magnésio e cálcio. A maior concentração de sal e íons é eliminado pelos animais que frequentam ambientes com água salobra através de glândulas e órgãos especializados. Mas naqueles sem essas adaptações, o excedente de sal sobrecarregaria os rins se a água fosse consumida.

Cite algumas das características da água imprópria para consumo

Água salobra: muito comum em áreas de mangues.

- Água doce: é a água que encontramos em rios, lagos, riachos, etc. Possui baixa quantidade de minerais e algumas impurezas (caso esteja contaminada). É uma água de cor marrom, pois possui também grande quantidade de terra dissolvida. Para ser consumida precisa passar por processo de tratamento específico. Quando está limpa, costuma abrigar grandes quantidades de peixes. O Brasil é um país rico em água doce graças a grande quantidade de rios.

- Água salgada: é a conhecida água do mar. Possui grande quantidade de sais, principalmente o famoso sal de cozinha (cloreto de sódio). Não pode ser consumida pelo ser humano.

- Água contaminada: geralmente presente em rios e lagos que recebem esgotos ou resíduos industriais. Não pode ser consumida, pois apresenta microrganismos que transmitem doenças ou produtos químicos que prejudicam a saúde humana. Geralmente encontramos baixa existência de vida animal neste tipo de água.

- Água destilada: água com altas concentrações de hidrogênio e oxigênio. É produzida de forma artificial em indústrias pelo processo de destilação. Na natureza, ela se forma durante o processo de chuva. É uma água muito usada em baterias de automóveis ou como reagente industrial. Não pode ser consumida.

- Água mineral: água que possui grande quantidade de minerais oriundos da natureza. Algumas destas águas possuem propriedades terapêuticas. Alguns tipos de águas minerais são próprias para o consumo, tanto que são envasadas e vendidas por empresas.

- Água poluída: é um tipo de água misturada com algum poluente. Neste caso, a água perde seu cheiro e cor natural, ficando imprópria para o consumo.  

- Água bruta: água sem nenhum tipo de tratamento que é destinada para qualquer finalidade.

- Água dura: tipo de água com presença considerável de sais, magnésio, cálcio e ferro.

Cite algumas das características da água imprópria para consumo
Água mineral: adequada para o consumo humano.

Cite algumas das características da água imprópria para consumo

Água Poluída: problema ambiental e imprópria para o consumo humano.

Você sabia?

- 2003 foi o Ano Internacional da Água Potável. Esse importante tema foi escolhido, pela ONU, para que todos possamos dar a devida importância a esse rico bem natural.



Última revisão em 15/10/2021.




Você também pode gostar de:

Tipos de Água Temas Relacionados
  • • Água
  • • Água Doce
  • • Ciclo da Água
  • • Curiosidades sobre a Água
  • • Distribuição da água no planeta Terra
  • • Economia da Água: dicas e importância
Bibliografia Indicada

Água - origem, uso e preservação

Autor: Branco, Samuel Murgel

Editora: Moderna