Com a classificação dos seres vivos em três domínios, o reino Monera se tornou obsoleto

Aprenda um pouco mais sobre o Reino Monera, um dos cinco reinos de Whittaker, e entenda por que essa classificação está caindo em desuso.

Com a classificação dos seres vivos em três domínios, o reino Monera se tornou obsoleto

As bactérias são organismos pertencentes, segundo a classificação de Whittaker, ao reino Monera

Um dos sistemas de classificação mais conhecidos e mais utilizados é aquele em que os seres vivos são agrupados em cinco reinos. Esse sistema foi proposto por Whittaker em 1969 e até hoje ainda é muito aceito, apesar de existirem classificações mais recentes.

→ O que é o Reino Monera?

O reino Monera é um dos reinos propostos por Whittaker e inclui as bactérias e cianobactérias. Segundo essa classificação, organismos pertencentes ao reino Morena são os únicos que são procariontes. Isso quer dizer que todos os representantes são formados por células que não possuem um núcleo definido e envolto por membrana (carioteca), estando o material genético disperso no citoplasma.

As células nesses seres vivos também não apresentam organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, possuindo apenas ribossomos. A parede celular é um revestimento externo à membrana que aparece em vários representantes incluídos nesse reino. Em bactérias, a composição da membrana é utilizada para classificá-las em dois grupos: Gram-positivas e Gram-negativas.

Além disso, organismos pertencentes ao reino monera são exclusivamente unicelulares, ou seja, possuem corpo formado por uma única célula. Vale destacar, no entanto, que existem representantes coloniais, como é o caso de algumas bactérias causadoras de doenças.

A respeito da nutrição, esses organismos podem ser autotróficos ou heterotróficosa depender da espécie a ser analisada. Denominamos de organismos autotróficos aqueles que são capazes de sintetizar seu próprio alimento e de heterotróficos aqueles que são incapazes de fabricar alimento, necessitando realizar a ingestão dos componentes necessários.

→ Qual é a importância dos organismos desse reino?

Os organismos do reino Monera são bastante conhecidos por serem responsáveis por várias doenças, como a tuberculose e o tétano. No entanto, os organismos desses reinos também são responsáveis por importantes processos, como a decomposição e o ciclo do nitrogênio. Além disso, muitas bactérias vivem em relação mutualística com outros seres, como as bactérias que vivem em nosso intestino.

As bactérias também possuem uma série de aplicações econômicas. Alguns lactobacilos, por exemplo, são utilizados na produção de iogurte. Outras são utilizadas na fabricação de hormônios, como a insulina. Existem ainda aquelas que são usadas na estética, como é o caso da toxina botulínica, retirada de uma bactéria.

→ Como é a classificação atual?

Atualmente há uma classificação dos seres vivos em domínios proposta por Woese. Segundo essa classificação, teríamos três domínios: Bacterias, Archaea e Eukarya. Bacteria e Archaea são representados por organismos procariotos, ou seja, organismos do reino Monera, que, nessa classificação, deixa de existir. Já o Eukarya inclui todos os organismos eucariontes.

Os procariontes classificados como Archaea são organismos capazes de viver em condições bastante extremas, como fontes termais ou com grande quantidade de sais. Já no domínio Bacteria encontram-se as bactérias mais conhecidas, tais como aquelas que causam doenças ao homem, e as cianobactérias.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

620 palavras 3 páginas

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS: TODOS OS REINOS

REINO MONERA: são as bactérias e algas azuis;

Monera era um reino biológico, que incluía todos os organismos vivos que possuíam uma organização celular procariótica. O termo Monera na classificação atual encontra-se obsoleto, e seus integrantes foram divididos entre os reinos Eubacteria e Archaea, no sistema de três domínios e/ou de seis reinos. Algumas vezes o reino Monera, era chamado de "Prokaryota" ou "Prokaryotae". Na influente classificação de Lynn Margulis, o termo Monera significava o mesmo que Procarionte, e deste modo continua sendo usada em muitos manuais e livros textos.

REINO PROTISTA: são os protozoários e algas protistas;

O Reino Protista ou Protoctista é um dos reinos biológicos comumente reconhecidos e inclui os seres unicelulares eucariontes, como é o caso dos protozoários e das algas unicelulares e pluricelulares que não possuem tecidos verdadeiros, como é o caso das algas multicelulares. Eles são organismos unicelulares, com 0,01 a 0,5 mm de tamanho, muito pequenos para serem vistos sem um microscópio.Protistas são presentes em todos os ambientes aquáticos e terrestres, comumente sobrevivendo a períodos secos na forma de vida latente; alguns são parasitas importantes.

Os protistas apresentam-se nas seguintes formas:

* Formas aquáticas, anteriormente classificadas no Reino Plantae - as algas;
* Organismos amebóides semelhantes aos fungos - os mixomicetes e oomycetes;
* Formas unicelulares - os protozoários, geralmente divididos pela morfologia e locomoção em: o Flagelados (Ex. Euglena); o Sarcodíneos (Ex. Ameba); o Esporozoários (parasitas); e o Ciliados (Ex. Paramécia)

REINO FUNGI: são os fungos;

Os fungos (Fungi) são um vasto grupo de organismos heterotróficos classificados como um reino pertencente ao Domínio Eukaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e


Relacionados

  • Origem da vida

    2205 palavras | 9 páginas

    Sistemática dos seres vivos Índice: Introdução…………………………………………………………………………Pág.3 Porquê classificar os seres vivos?.........................................Pág.4/5 Modificação dos sistemas de classificação…………………………Pág.5/6 Regras básicas de taxonomia e nomenclatura científica……Pág.6/7 Sistema de classificação de Whittaker modificado…………….Pág.7/8/9 Características de cada um dos reinos pertencentes ao sistema de classificação de Whittaker….

  • OS 5 REINOS

    447 palavras | 2 páginas

    Cinco Reinos Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois Reinos : Animal e Vegetal. Agora, temos cinco reinos onde classifica-se todos os seres vivos. Exceto os vírus, que não possuem Reino. Pois são seres tão diferentes- por exemplo não são formados por células- que não estão em nenhum Reino. Vamos, entender melhor esse classificação … Das Categorias Taxionômicas , o Reino é o maior grupo e a Espécie é a unidade de classificação. Hoje em dia, os biólogos agrupam os seres vivos em 5….

  • Seres vivos

    2799 palavras | 12 páginas

    1 TEMA Classificação e Sistemática dos Reinos 2 OBJETIVOS DO TEMA Desenvolver no educando por meio de aulas teóricas e práticas, o estudo da Classificação e Sistemática dos Reinos, buscando, assim, promover a compreensão da importância dos nomes científicos, a classificação e as categorias taxonômicas, bem como, a história da classificação dos seres vivos. 3 CONTEÚDOS DE ENSINO 3.1 Nomes científicos 3.1.1 Como os seres vivos são agrupados 3.1.2 Importância; 3.1.3 Vantagens do seu….

  • Seres vivos

    2527 palavras | 11 páginas

    trabalho baseia-se, essencialmente, na Sistemática e na classificação e divisão dos seres vivos em reinos, que implica a investigação de outras ciências, como a taxonomia, e que por sua vez, implica a definição de critérios de distinção a nível mundial, entre a comunidade científica. 1. Identificar a sistemática como a ciência da classificação e um ciência em evolução Sistemática é a ciência responsável pela classificação dos seres vivos, uma vez que esta estuda as relações entre os organismos….

  • os cinco reinos seres vivos

    688 palavras | 3 páginas

    Os Cinco Reinos 1320 Votos Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois Reinos : Animal e Vegetal. Agora, temos cinco reinos onde classifica-se todos os seres vivos. Exceto os vírus, que não possuem Reino. Pois são seres tão diferentes- por exemplo não são formados por células- que não estão em nenhum Reino. Vamos, entender melhor esse classificação … Das Categorias Taxionômicas , o Reino é o maior grupo e a Espécie é a unidade de classificação. ( Veja também….

  • CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

    1363 palavras | 6 páginas

    CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos ao nosso redor, temos a tendência de reunir em grupos aqueles que consideramos semelhantes, classificando-os. Está é uma característica inerente ao ser humano. O ser humano classifica as coisas porque isso as torna mais fáceis de serem compreendidas. É provável que o homem primitivo distribuísse os seres vivos em grupos: os comestíveis e os não-comestíveis, perigosos e não-perigosos etc.. No nosso dia-a-dia….

  • fixismo

    910 palavras | 4 páginas

    - Atualmente o fixismo não é mais aceito, tendo sido contestado a partir dos trabalhos de Darwin em 1 859. Darwin desenvolveu idéias sobre a evolução dos seres vivos através da seleção natural. A teoria da evolução biológica ou simplesmente teoria da evolução diz que todos os seres vivos, dos mais simples até o homem, estão sujeitos a contínuas modificações ao longo do tempo. Assim, acredita-se que todas as espécies atuais ou as já extintas se originaram a partir de outras, pelo acúmulo de novas….

  • Fatores Evolutivos, Sistematica e Classificacao dos Seres Vivos

    1635 palavras | 7 páginas

    UNIDADE DE ERECHIM CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL Biologia Aplicada FATORES EVOLUTIVOS, SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS Profa. Neusa Andreolla VARIABILIDADE GENÉTICA E FATORES EVOLUTIVOS Bases Genéticas da Evolução Principais fatores genéticos envolvidos no processo de evolução das plantas: 1) Mutação 2) Recombinação genética 3) Hibridação interespecífica 4) Seleção FONTES DE VARIABILIDADE GENÉTICA Variabilidade Genética As principais….

  • SISTEMATICA E TAXONOMIA

    1915 palavras | 8 páginas

    ÍNDICE Introdução: página 1 Sistemática e Evolução das classificações biológicas x Evolução Cientifica: página 2 Sistemas de Classificação: Critérios, Vantagens e Limitações: página 3 Importância da Hierarquia e regras de nomenclatura: página 4 Critérios atualmente usados na classificação dos Seres Vivos e A Classificação de Whittaker: página 5 Conclusão e Bibliografia: página 6 Introdução: Das bactérias às leveduras, aos fetos, às flores, às aves, ao próprio Homem….

  • Seres Vivos

    4890 palavras | 20 páginas

    CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS – PARTE I Tópico nº 2 do CBC de Ciências Habilidades Básicas recomendadas no CBC: • • · Compreender os modos adotados pela ciência para agrupar seres vivos; Idéias gerais sobre os grandes reinos; Organização do texto: ████ Informação ████ Atividade I - INTRODUÇÃO Esse módulo introduz a classificação dos seres vivos, como construção humana que mudou ao longo da história e continua mudando. À medida que a diversidade de seres vivos foi sendo….

Outros Trabalhos Populares

Porque o reino Monera se tornou obsoleto?

O Reino Monera, por exemplo, com a classificação em três domínios, deixou de existir, pois seus representantes estão distribuídos em dois desses domínios.

O que aconteceu com o Reino Monera?

Com a adoção da classificação dos seres vivos em três domínios (categoria taxonômica acima de reino), o reino Monera tornou-se obsoleto. De acordo com a classificação em domínios, os seres vivos estão agrupados nos domínios Bacteria, Archaea e Eukarya.

Quais os 3 domínios do Reino Monera?

Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Qual reino foi extinto em virtude do surgimento dos domínios Arqueas e bactérias?

Qual reino foi extinto em virtude do surgimento dos domínios Archaea e Bacteria? Monera, pois nesse reino estavam todos os organismos procariontes. Com a classificação em domínios, ocorreu a divisão dos procariontes.