Com relação a prática corporal de aventura assinale a alternativa incorreta

Meditação, ioga, tai-chi-chuan, pilates, dança indiana... Há alguns anos, essas atividades entraram na moda e, ao contrário do que muitas pessoas previam, elas vieram para ficar. O homem moderno é caracterizado por uma vida carregada de intensos afazeres, que os impede de tomar um tempo para si mesmo. Somam-se a isso, doenças e transtornos que podem surgir como consequências desse estilo de vida agitado, como estresse intenso, transtorno de pânico, enxaqueca, asma, depressão, entre outros. Nesse sentido, a promessa de um tipo de atividade física que trabalhasse tanto o corpo como a mente se mostrou perfeita para que esse homem pudesse praticar atividade física cuidando do seu corpo e da sua cabeça.

As práticas corporais alternativas têm origens diferentes, em especial o Oriente próximo e distante: Índia, China e Japão são alguns dos países que desenvolveram essas técnicas que utilizamos hoje. Todas as práticas corporais alternativas apresentam um ponto em comum: o controle da respiração. Entende-se que é por meio do controle respiratório que o homem é capaz de atingir os estados meditativos de consciência. Quem já experienciou o pilates, a ioga ou qualquer tipo de meditação, sabe que a chave para uma prática completa é unir os movimentos corporais a ritmos respiratórios lentos e ordenados. Esse é um elemento tão fundamental que o antropólogo Marcel Mauss, em seu artigo “As técnicas do corpo” assume a possibilidade de que essas práticas corporais, de outras culturas, permitiriam ao homem a alterar seu estado de consciência, o que ele chama de “entrar em contato com Deus”. Em suas palavras:

“No meu entender, no fundo de todos os nossos estados místicos há técnicas do corpo que não foram estudadas por nós, e que foram perfeitamente estudadas pela China e pela Índia desde épocas muito remotas. Penso que há necessariamente meios biológicos de entrar em ‘comunicação com Deus’. E, embora a técnica da respiração seja o ponto fundamental na Índia e na China, creio que ela é bem mais difundida de um modo geral.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora com raízes bastante antigas, essas técnicas ganharam o estilo de vida moderno da sociedade ocidental. Aliás, pessoas famosas não apenas aderiram a essas práticas, como também ajudaram na sua divulgação. Um exemplo expressivo é a cantora Madonna que declarou mais de uma vez a sua adesão ao pilates e a ioga.

Como já foi dito, essas práticas vieram para ficar. Tanto que alguns cursos universitários de Educação Física incluíram as práticas corporais alternativas no seu currículo, como é o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No que se refere ao ensino fundamental e médio, essas práticas também devem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física, segundo orientações do Ministério da Educação e da Cultura, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

O problema que se coloca em relação a esse tipo de prática corporal é a falta de preparo dos profissionais. Ora, se por um lado as universidades vêm aderindo a esse tipo de atividade, por outro, a inclusão dessas disciplinas no currículo universitário ainda é muito recente para que a oferta de profissionais qualificados responda significativamente à demanda que há na sociedade hoje. Portanto, os professores que estão atuando hoje nas escolas, ou se prepararam para esse conteúdo de modo individual – procurando cursos particulares – ou não estão preparados. Por isso, embora essas práticas sejam um ótimo conteúdo para a Educação Física escolar, ela é muito pouco trabalhada. Quem sabe isso ainda poderá mudar um dia.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Upper","resource":{"id":18179687,"author_id":7442945,"title":"Avaliação - Práticas corporais de aventura","created_at":"2019-05-20T16:38:39Z","updated_at":"2019-06-18T10:50:47Z","sample":false,"description":null,"alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"educação física, esportes de aventura, práticas corporais de aventura na escola, atividades de aventura","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":null,"demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":122,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":true,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["educação física","esportes de aventura","práticas corporais de aventura na escola","atividades de aventura"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"Quiz","show_path":"/quizzes/18179687","folder_id":21384041,"public_author":{"id":7442945,"profile":{"name":"Rodrigo Da Rosa 3929","about":null,"avatar_service":"facebook","locale":"pt-BR","google_author_link":null,"user_type_id":190,"escaped_name":"Rodrigo da Rosa Madeira","full_name":"Rodrigo da Rosa Madeira","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"Quiz","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"Artes"},{"key":"rlevel","value":"7º ano"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"Quiz"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"pt"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}

{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Lower","resource":{"id":18179687,"author_id":7442945,"title":"Avaliação - Práticas corporais de aventura","created_at":"2019-05-20T16:38:39Z","updated_at":"2019-06-18T10:50:47Z","sample":false,"description":null,"alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"educação física, esportes de aventura, práticas corporais de aventura na escola, atividades de aventura","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":null,"demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":122,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":true,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["educação física","esportes de aventura","práticas corporais de aventura na escola","atividades de aventura"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"Quiz","show_path":"/quizzes/18179687","folder_id":21384041,"public_author":{"id":7442945,"profile":{"name":"Rodrigo Da Rosa 3929","about":null,"avatar_service":"facebook","locale":"pt-BR","google_author_link":null,"user_type_id":190,"escaped_name":"Rodrigo da Rosa Madeira","full_name":"Rodrigo da Rosa Madeira","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"Quiz","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"Artes"},{"key":"rlevel","value":"7º ano"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"Quiz"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"pt"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}

Qual das alternativas abaixo corresponde a prática corporais de aventura?

Resposta. Resposta: paraquedismo ou slackline!!!!

Como se define a prática corporal de aventura?

O que são ? Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.

Quais são as principais características da prática corporal de aventura?

As práticas corporais de aventura na natureza têm como principal característica a conexão com os espaços naturais em sua imprevisibilidade, valendo-se das incertezas para conseguir as sensações de movimento e aventura.

Quais são as atividades das práticas corporais de aventura?

Quais são os esportes de aventura na natureza?.
Rafting. Se você procura um esporte para testar suas capacidades de força e concentração mesmo em momentos difíceis, então o rafting é a opção certa. ... .
Surfe. ... .
Hiking e trekking. ... .
Escalada e montanhismo. ... .
Balonismo. ... .
Paraquedismo. ... .
Asa delta e parapente..