Comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez e minha menstruação não para de descer

Delavande, A. (2008). Pill, patch, or shot? Subjective expectations and birth control choice. International Economic Review, 49(3), 999-1042.

Hall, K. S., White, K. O. C., Reame, N., & Westhoff, C. (2010). Studying the use of oral contraception: a review of measurement approaches. Journal of Women's Health, 19(12), 2203-2210.

Hillard, P. J. A. (1989). The patient's reaction to side effects of oral contraceptives. American Journal of Obstetrics & Gynecology, 161(5), 1412-1415.

Petitti, D. B., & Sidney, S. (2005). Four decades of research on hormonal contraception. The Permanente Journal, 9(1), 29.

Potts, D. M., & Swyer, G. I. (1970). Effectiveness and risks of birth-control methods. British medical bulletin, 26(1), 26-32.

Rosenberg, M. J., Waugh, M. S., & Meehan, T. E. (1995). Use and misuse of oral contraceptives: risk indicators for poor pill taking and discontinuation. Contraception, 51(5), 283-288.

Westhoff, C. L., Heartwell, S., Edwards, S., Zieman, M., Stuart, G., Cwiak, C., ... & Kalmuss, D. (2007). Oral contraceptive discontinuation: do side effects matter?. American journal of obstetrics and gynecology, 196(4), 412-e1.

Muitas meninas ficam confusas quando iniciam o uso do anticoncepcional e percebem uma diminuição do fluxo na menstruação – mas isso é completamente normal. Explicamos o porquê hoje no Tarja Rosa!

Você começou a usar a pílula anticoncepcional e está com dúvidas sobre o seu fluxo menstrual? É comum que garotas estranhem a diminuição e até mesmo a cor do sangramento da menstruação após o início do medicamento. Vamos te explicar neste texto que isso é completamente normal já que, no geral, quando se faz uso do contraceptivo o fluxo menstrual diminui consideravelmente.

Conversamos com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, que explicou que essa alteração é comum: “Isso ocorre porque os hormônios dos contraceptivos levam a uma atrofia do endométrio, isto é, um achatamento da camada menstrual, em relação às pacientes que não usam pílulas, diminuindo o sangramento”, diz.

Além disso, a cor também é alterada: “Por sangrar menos, algumas meninas deixam de ter fluxo com cor vermelho vivo e passam a ter sangramento marrom”, explica Thalita. Falamos mais sobre a cor da menstruação neste outro post – confira!

Muitas garotas pensam que isso pode fazer mal à saúde, mas não é bem assim. Nossa consultora explicou melhor: “Essa alteração não faz mal para a menina, pelo contrário, pois diminuindo o fluxo podemos curar as anemias por falta de ferro (que algumas mulheres apresentam) e também amenizamos as cólicas menstruais. A pílula também diminui o risco de câncer de ovário, endométrio e colorretal”.

‘Mas, e quando eu parar de usar a pílula?’ Pode ficar tranquila, o fluxo volta ao “normal”. Geralmente dentro de um mês após o encerramento do contraceptivo, a menstruação retorna ao que era anteriormente.

Comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez e minha menstruação não para de descer

A menstruação não desceu no intervalo do anticoncepcional. É preciso se preocupar?

15 de mar de 2022

Saiba o que fazer se a menstruação não veio na pausa da pílula

Quem toma anticoncepcional com pausa já se prepara todos os meses para o sangramento, mas pode acontecer de a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional – e fomos perguntar para a dra. Rebeca Gerhardt o que isso significa.

Comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez e minha menstruação não para de descer

A menstruação não veio na pausa

Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Vale lembrar que esse sangramento no intervalo das cartelas de anticoncepcional não é uma menstruação de verdade. A dra. Rebeca explica que os laboratórios que fabricam as pílulas, inicialmente, colocaram essa pausa para dar a sensação de normalidade para as mulheres.

Mas como a pílula impede a ovulação, não é possível existir menstruação! O que a mulher vivencia na pausa da pílula é um sangramento porque o corpo está sentindo falta do hormônio que é ingerido todos os dias.

Comecei a tomar anticoncepcional pela primeira vez e minha menstruação não para de descer

Muitas mulheres, inclusive, chegam a não sangrar mais – principalmente depois de muitos anos de pílula, quando o endométrio (o tecido que cobre o útero) já está bem fino. O endométrio sempre é reforçado durante a ovulação para o caso de o útero receber um embrião. É por isso que, quando acaba o período fértil, não só o óvulo é descartado, mas o endométrio também descama. Com muito tempo sem ovulação, ele começa a ter pouco material para descartar e daí é normal não sangrar mesmo.

Mas a dra. Rebeca Gerhardt avisa: mesmo não sendo nada para se preocupar, é importante ter o seu acompanhamento ginecológico em dia, especialmente se você toma anticoncepcional, ok? Só assim é possível ter certeza de que está tudo bem. Então percebeu que alguma coisa mudou no seu ciclo, vai na gineco!


Estou tomando anticoncepcional pela primeira vez e minha menstruação não pára de descer?

Isso é normal? é normal nas primeiras 3-4 cartelas uma certa irregularidade menstrual, que pode se manifestar como escapes no meio da cartela, aumento ou diminuição de volume menstrual, ausência de sangramento na pausa,...

Quanto tempo dura a menstruação tomando anticoncepcional pela primeira vez?

Quantos Dias Dura a Menstruação de Quem Toma Anticoncepcional? A menstruação de quem toma anticoncepcional costuma durar menos tempo do que a menstruação verdadeira. Na maioria dos casos, os dias de maior fluxo são entre os 3 e 5, mas para algumas mulheres, só acontece 1 dia de grande fluxo.

Estou tomando anticoncepcional e estou menstruada a 10 dias?

A sua “menstruação" quando você está tomando a pílula anticoncepcional é na verdade o "sangramento de privação", que surge quando os níveis de hormônios das pílulas caem. O sangramento de privação é geralmente mais leve e ligeiramente diferente da menstruação que você tinha antes de tomar a pílula.