Como a escola poderia ajudar para que você permaneça um aluno frequente?

A evasão não é um problema recente da educação e, infelizmente, pouco se faz para reverter essa situação.

Pesquisas promovidas pelo Ministério da Educação apontam índices ruins de frequência escolar. E ainda: a situação vai piorando conforme os alunos avançam nas séries.

Além de um enorme prejuízo no aprendizado do aluno que falta muito e que dificilmente conseguirá acompanhar o rendimento dos demais alunos, a escola também e prejudicada. Muitas vezes, existe a cobrança dos pais desses alunos de um aproveitamento escolar mais adequado ou mesmo de uma escola mais atrativa.

Para a resolução do problema da frequência escolar, devem ser pensadas atitudes coletivas. Estas ações devem compreender não só os alunos e professores, mas também seus pais e familiares. E para saber como lidar melhor nessas situações de ausência excessiva dos alunos nas aulas, fizemos este post com algumas dicas que certamente ajudarão nessa conduta. Acompanhe!

Esteja atento ao comportamento de seus alunos

Fundamental para todo professor e gestor escolar é estar sempre atento ao comportamento de seus alunos. A simples observância dos mesmos pode surtir efeitos vantajosos e prever certos tipos de conduta.

Observe como o aluno que falta muito se porta em sala, se é mais tímido e pouco interage. Ou se é desordeiro e não consegue obedecer as normas escolares, como é a interação dele com os outros colegas e funcionários da escola. Observar e analisar o comportamento do aluno pode trazer respostas sobre suas constantes faltas.

Muitas vezes, o professor poderá notar que ele está desestimulado ou com dificuldades de aprendizado, chegando à raiz do problema é mais fácil resolvendo-o. Esse processo de observância comportamental pode — e deve — ser mesclado com o trabalho de psicólogos e terapeutas da escola.

Promova conversas e escute o que os alunos têm a dizer

É comum que professores, gestores e até mesmo os pais dos alunos não os escutem ou os envolvam nos processos de decisões referentes à própria vida escolar. Entretanto, integrá-los ao que está acontecendo é fundamental.

O próprio aluno terá a capacidade de informar as razões de sua ausência nas aulas. Muitas vezes, tendemos a associar essa prática a problemas de aprendizagem ou emocionais, mas não podemos excluir também as faltas podem ser motivadas por questões práticas, como transporte escolar, organização do tempo no ambiente familiar, entre outros.

Dessa forma, uma simples conversa pode trazer o aluno de volta a assiduidade escolar. Caso não seja uma questão de ordem prática, medidas pedagógicas, novas estratégias ou ate mesmo um acompanhamento psicológico pode corroborar para a solução desse problema.

Mantenha contato com a família do aluno

A comunicação entre família e escola pode ser a grande solução do problema da frequência escolar. Em contato com a família, professores e gestores poderão compreender os motivos das ausências nas aulas.O engajamento da família na vida escolar do aluno é fundamental. Essa aproximação da família ajuda na resolução de questões de ordem práticas de maneira muito efetiva.

Existem diversas maneiras de aproximar as famílias do ambiente escolar. A comunicação mais dinâmica por meio de aplicativos como o da Escola em Movimento, por exemplo, constitui-se em um aliado importante. Você ainda tem dúvidas ou questionamentos acerca do tema? Então deixe seu comentário e venha participar da conversa.

Como a escola poderia ajudar para que você permaneça um aluno frequente?
Loading...

Melhorar o desempenho dos alunos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, toda escola que deseja manter o seu nível de qualidade e aumentar o interesse dos estudantes precisa tomar algumas atitudes nessa direção.

Um bom desempenho não significa apenas boas notas no final do ano, contudo está diretamente ligado ao conhecimento.

Isto é o que leva os estudantes a estarem motivados e mais bem preparados para o próximo ano letivo.

Afinal, garantir um bom aprendizado é a chave para o sucesso do aluno não só na escola, mas na vida.

Portanto, preparamos este artigo com algumas dicas para elevar o desempenho dos alunos na sala de aula. Então, confira aí!

1. Conscientize os alunos

O primeiro passo é mostrar para os alunos a importância das aulas e de todos os conteúdos apresentados diariamente.

Ademais, é fundamental que todos compreendam que o tempo passado na escola deve ser aproveitado da melhor forma possível.

Por isso, estimule reflexões e debates que permitam aos jovens estabelecer seus objetivos de vida, tirar suas próprias conclusões.

Além disso, ajude-os a pensar no que gostariam de aproveitar e aprender dentro do universo escolar.

2. Aplique o conteúdo na prática

Aulas completamente expositivas não são a única possibilidade de ensinar dentro da sala de aula.

Portanto, é muito importante que os professores consigam trabalhar com novas estratégias para deixar as aulas mais atraentes e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos.

Uma opção, então, é fornecer exemplos práticos para a teoria e contextualizá-los de acordo com a realidade dos estudantes.

Pois isso faz com que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico, permitindo que o aluno crie conexões com tudo que já conhece e facilitando o entendimento das disciplinas.

3. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia já está muito presente no dia a dia dos alunos. Por isso, em vez de competir com as inovações tecnológicas, a escola deve transformá-las em aliadas na sala de aula.

Ademais, já existem diversos recursos à disposição dos professores, como os que trabalham com realidade virtual e aumentada, gamificação e outras estratégias.

Essas ferramentas abrem caminhos para novas possibilidades didáticas e são úteis para diversificar as metodologias de ensino, além de aumentar a atenção e o engajamento dos estudantes.

4. Dê feedbacks

Fornecer feedbacks para os alunos sobre o que eles estão melhorando é muito interessante e produtivo para que todos se sintam confiantes.

Além disso, é possível aproveitar a oportunidade para corrigir os erros que eles estejam cometendo.

Para um parecer mais efetivo, seja claro e mostre empatia. Saiba reconhecer as limitações e competências de cada um, sempre sugerindo formas de melhorar os pontos que precisam ser aperfeiçoados.

5. Deixe as aulas mais dinâmicas

Tornar as aulas mais divertidas é muito interessante, pois mantêm os alunos mais interessados e participativos, o que se reflete no desempenho da turma.

Para isso, os professores podem usar a criatividade e desenvolver jogos, brincadeiras e gincanas que permitam que os conteúdos sejam trabalhados de forma dinâmica e lúdica.

Diferentes espaços da escola podem ser explorados durante as atividades, como o pátio, a biblioteca e a sala de informática. Isso torna a rotina mais leve e o ambiente escolar mais produtivo.

Por meio de avaliações frequentes, os professores conseguem coletar informações para analisar e entender se as estratégias estão funcionando.

Além disso, é possível compreender como podem ajudar cada estudante a superar suas próprias dificuldades e, dessa forma, aumentar o desempenho dos alunos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para receber novas informações diretamente no seu feed. Estamos no LinkedIn e no Facebook!

Quais as ações que a escola tem desenvolvido para garantir a permanência do aluno?

Quais são as melhores iniciativas para garantir a permanência de alunos?.
Conhecer os alunos. ... .
Apostar na presença on-line. ... .
Observar as tendências. ... .
Ter uma cultura sólida. ... .
Trabalhar com um sistema de gestão educacional. ... .
Ter uma visão empática do aluno. ... .
Criar condições para o engajamento..

O que a escola pode fazer para ajudar os alunos?

Além disso, a escola pode utilizar diversas metodologias de ensino-aprendizagem, com objetivo de ajudar na retenção do conteúdo e melhoria no desempenho. Um exemplo são os debates realizados em classe, que podem ajudar estudantes a rever o conteúdo e aprender mais sobre os temas.

Como a escola pode nos ajudar?

Além da importante função no ensino formal das crianças e adolescentes, a escola de Educação Básica também costuma ser um espaço de socialização e de desenvolvimento comunitário para seus alunos. Por isso, geralmente, é no ambiente escolar que eles costumam dar os principais sinais de problemas de saúde mental.

O que precisa ser feito para que a escola seja mais participativa?

O aluno precisa ter voz ativa na gestão participativa. Por isso, a escola precisa conhecer a fundo os desejos, gostos e interesses dos alunos. Esse processo pode ser feito por meio de avaliações ou questionários. A partir disso, a escola pode traçar estratégias de gestão e de ensino adequadas ao perfil do aluno.