Como a inteligência artificial pode aumentar os resultados em diversas áreas de negócios de empresas?

Essa tendência pode ser um grande diferencial nos negócios. Saiba como utilizá-la para conseguir melhores resultados.  

A quantidade de dados gerados em meios digitais não para de crescer. Isso tem feito com que as empresas recebam e precisem lidar com informações a todo o momento, seja de clientes, fornecedores e até mesmo de seu pessoal interno.

Para serem capazes de extrair o que é importante desse grande fluxo de dados e se diferenciar no mercado, elas precisam adotar softwares e máquinas com comportamento inteligentes.

Devido a isso, a Inteligência Artificial tem feito cada vez mais parte da rotina das empresas que querem analisar de forma efetiva essas informações para sair na frente da concorrência e extrair insights realmente significativos para os negócios.

Por isso, elas estão apostando em ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, que conseguem aprender e se adaptar rapidamente para potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo.

As tecnologias baseadas em AI trouxeram diversos benefícios para o dia a dia corporativo, elas permitem que as empresas integrem suas soluções para automatizar processos e conseguir executar tarefas com mais simplicidade.

Nesse contexto, a AI consegue agilizar as atividades corporativas, minimizar erros e garantir maior eficácia às organizações. Além disso, é possível utilizá-la para solucionar problemas, evitar repetições e retrabalhos, conseguir maior precisão e acertos, entre outros benefícios.

Agora que você conhece alguns dos benefícios proporcionados por essa tecnologia, é necessário conhecer quais são as melhores formas de utilizar a AI nas organizações. Pensando nisso, preparamos esse artigo com as 6 principais aplicações da Inteligência Artificial nas empresas. Confira!

6 principais aplicações da AI nas empresas

1. Gestão

A Inteligência Artificial é capaz de conectar todas as informações da empresa e, assim, melhorar a comunicação como um todo. A partir disso, os gestores conseguem tomar melhores decisões baseadas em pontos críticos e na solução de problemas.

2. Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Os algoritmos de PLN podem tornar o dia a dia das empresas mais prática. Por meio deles, é possível encontrar documentos de forma mais rápida, mesmo que eles estejam em ambientes físicos.

Dessa forma, as chances de alguma informação passar despercebida pela empresa diminuem.

3. Chatbots

Os sistemas conversacionais como o chatbot podem conversar com os usuários de forma natural por meio de uma linguagem pré-programada. Eles são capazes de reconhecer informações e reproduzirem o comportamento humano.

As empresas podem utilizá-los integrados a outras ferramentas e a seus bancos de dados. Assim, conseguem liberar a equipe para realizar tarefas mais estratégicas para os negócios, automatizando rotinas simples.

Por meio do chatbot é possível melhorar a experiência dos clientes e deixar diversos serviços mais rápidos.

4. Predições

Ao utilizar a AI em seus processos, as empresas conseguem otimizar suas análises de dados, gerando previsões para o comportamento dos clientes em determinadas situações.

Por meio dessas predições, a empresa terá informações mais precisas para prever cenários e resultados, os quais podem ser usados para determinar quais caminhos a empresa deve seguir e aprimorar as estratégias corporativas.

5. Vendas e marketing

Ligada ao item anterior, a partir dos dados captados pelas análises baseadas em AI, é possível ter à disposição informações mais precisas.

Desse modo, a empresa pode utilizar o resultado dessas análises para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes e criar estratégias de vendas e campanhas de marketing mais personalizadas de acordo com cada tipo de consumidor.

6. Segurança

A Inteligência Artificial pode ser aliada da cibersegurança das organizações para evitar fraudes e ataques digitais. Por meio da AI, a empresa pode desenvolver algoritmos antifraude e que sigam suas políticas de segurança para serem incorporados a sua infraestrutura.

Dessa forma, é possível avaliar o comportamento dos usuários e cruzar múltiplos dados para identificar possíveis ameaças ou fraudes que ainda não tenham sido documentadas.

De modo geral, a tecnologia tem ajudado as empresas a melhorarem seus processos para se tornarem mais competitivas no mercado. A Inteligência Artificial é uma tendência que está conseguindo cada vez mais destaque nessa missão. Aquelas empresas que já a implantaram, são capazes de otimizar com mais eficácia o ambiente corporativo e causar grande impacto nos negócios.

Utilizar a inteligência artificial (IA) nos negócios é cada vez mais comum e necessário para a evolução dos processos. O conceito pode ser explicado como dispositivos eletrônicos e/ou programas que têm a capacidade de funcionar de forma semelhante ao pensamento e maneira de tomar decisões do ser humano.

Como a inteligência artificial pode aumentar os resultados em diversas áreas de negócios de empresas?

Mas não pense que são robôs que vão substituir o trabalho humano. A inteligência artificial é capaz de gerar novos postos de trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores. Confira alguns dados abaixo:

Empregos, novas funções e produtividade a partir da Inteligência Artificial

Cursos de inteligência artificial estão surgindo com frequência em diversas faculdades. A procura por habilidades técnicas ligadas a essa área cresceu e muitas vagas de emprego estão sendo criadas.

A expectativa levantada pelo relatório The Future of Jobs foi a de que, até 2020, 133 milhões de empregos seriam criados, incluindo o surgimento de várias novas funções para atender as demandas de inteligência artificial no mundo. São vagas inovadoras na área de tecnologia, marketing, vendas, finanças, medicina e diversas outras.

No quesito negócios, a mentalidade dos líderes de muitas empresas está mais aberta a adotar a inteligência artificial na gestão de suas empresas. Atualmente, 40% já acredita que usar IA é importantíssimo para o aumento da produtividade.

Ainda que funções mais manuais de uma empresa possam ser realizadas por sistemas automatizados, com a tecnologia, seus colaboradores terão mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas. 

Vem entender o básico do que é Inteligência Artificial, suas vantagens e como isso se aplica no dia a dia logo abaixo!

O que é Inteligência Artificial?

A IA trata-se do uso da tecnologia por meio de um conjunto complexo de algoritmos alimentado por informações (dados), usada para tomar decisões com o foco no atendimento das necessidades de seu negócio e solucionar rapidamente problemas corriqueiros.

A partir desse entendimento, é possível levantar alguns conceitos relacionados, são eles:

Machine Learning

‍A partir do desenvolvimento da IA, as máquinas ganharam a capacidade de aprender e se desenvolver sozinhas, habilidade que chamamos de machine learning. O “aprendizado das máquinas”, em tradução literal, é possível graças à sua capacidade de correlacionar um alto volume de dados e tomar decisões autônomas por meio deles.

É como se a máquina aprendesse com exemplos de decisões que foram tomadas em situações e, a partir daí, descobrisse um padrão de tomada de decisão. Para isso, é preciso alimentar a tecnologia com esses dados.

Essa tecnologia veio facilitar o dia a dia, para tornar diversos tipos de atividades mais eficientes e rápidas. Ainda, ela ganha a capacidade de aprender com erros e passa a evitá-los, principalmente em processos repetitivos. Inclusive, a machine learning evoluiu e pode se adaptar sem novas programações a mudanças naturais do mercado.

Deep Learning e como funciona?

O desenvolvimento do machine learning permitiu o surgimento de um conceito ainda mais avançado.

O deep learning consistem em métodos avançados de redes neurais inspiradas na capacidade do cérebro humano de aprender e generalizar. Nesse sentido, as redes neurais são mais desenvolvidas e têm uma habilidade maior de extrair e representar informações.

Exemplos de deep learning podem ser encontrados em funções como reconhecimento de som e imagem, recomendação de pesquisas em sites de busca, entre outros. 

‍Para entender melhor para que serve a inteligência artificial é necessário ver alguns exemplos práticos de sua aplicação. Confira os que separamos a seguir:

Exemplos de aplicações da inteligência artificial

Veículos autônomos

‍Cada vez mais se ouve falar de carros que não precisam de um motorista para transportar pessoas. Os veículos autônomos funcionam por meio de IA, além de outras tecnologias, que ajudam o carro a identificar onde está a via, se há algum obstáculo e qual caminho seguir.

A ideia é reduzir e talvez até erradicar o número de acidentes com automóveis nas cidades e nas estradas. Mesmo os carros que podem ser conduzidos de forma manual estão recebendo ajuda dessa tecnologia para evitar acidentes, como alerta de proximidade e necessidade de frear antecipadamente.

Processos médicos

Na área médica, a IA é usada para a realização de cirurgias, como por exemplo, usando robôs manuseados à distância por médicos de qualquer lugar do mundo. Isso aumenta a precisão do tratamento, alcançando partes muito pequenas do corpo humano e mais difíceis de serem operadas pela mão do profissional, além de eliminar o fator da distância física entre médico e paciente.

Assistentes de voz dos celulares

Outra aplicação da IA são as assistentes de voz dos celulares e outros dispositivos, que reconhecem a voz de seu proprietário e obedecem comandos sem que a pessoa precise digitar ou procurar manualmente alguma função.

Outros dois usos da Inteligência Artificial são na exploração do oceano e do espaço, onde pesquisas estão sendo realizadas por meio de satélites que usam IA para rápida leitura e interpretação de dados, além do uso na extração de minérios, onde máquinas inteligentes são programadas para extrair minérios e evitar acidentes com a força de trabalho humana.

A Inteligência Artificial nas empresas

Nas empresas, a IA ajuda também a atualizar automaticamente dados de impostos, oscilações do mercado financeiro e e-Social, por exemplo, podendo ainda integrar várias áreas de um negócio para que as informações de RH, finanças, vendas, marketing, patrimônio e estratégias estejam melhor alinhadas.

Alguns exemplos do uso de IA nas empresas são:

  • Gestão financeira - tecnologia pode ser usada para tornar a gestão financeira mais eficiente, por meio da emissão de relatórios detalhados, análise de padrões de gastos e dicas de como fazer uma gestão de custos eficaz.

  • Monitoramento - com a alimentação correta de dados e relatórios bem detalhados, a inteligência artificial permite um melhor monitoramento dos resultados de uma empresa, possibilitando a tomada de decisão de forma mais rápida e eficiente.

  • Atividades repetitivas - a Inteligência Artificial é o mecanismo para diminuir o tempo de atividades repetitivas, minimizar erros e retrabalhos, processar melhor dados e fornecer relatórios mais elaborados.

  • Operações financeiras - a IA também serve para proteger dados bancários confidenciais da empresa, evitar fraudes e realizar um monitoramento de ameaças. Além disso, pode encontrar soluções para resolver operações de alta complexidade, mas que seguem sempre um padrão, como o cálculo de impostos.

  • Atendimento ao cliente - outro exemplo cada vez mais popular são os chatbots, que prestam atendimento ao cliente, tiram dúvidas e servem como um primeiro contato com a empresa. Ao ser alimentado com respostas prontas sobre questões comuns, a tecnologia pode sanar dúvidas de forma mais rápida.

Essa inovação diminui o número de ligações nos casos considerados mais simples de serem resolvidos, reduzindo as filas, melhorando a agilidade e a qualidade de atendimento para os clientes.

  • Área comercial - melhore a performance da sua equipe de vendas, com cadastro rápido de clientes e histórico de negociação por meio de um CRM totalmente online. Assim, sua área comercial vai ter mais argumentos para bater todas as metas.

Vantagens em contar com a Inteligência Artificial

Ao entender melhor o que é inteligência artificial e como ela pode ser aplicada, é possível identificar as vantagens que essa inovação pode proporcionar. Veja a seguir:

Assertividade na tomada de decisão

Com o uso dessa tecnologia para analisar dados e gerar relatórios, é possível ter uma visão geral melhor sobre diversos assuntos, como a situação financeira da empresa, a entrega de resultados, o crescimento do negócio, entre outros. Isso ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas, que serão mais estratégicas para a companhia. 

Agilidade de processos

Em atividades repetitivas, que seguem um padrão quando são realizadas, é possível contar com a IA para que sejam concluídas de forma mais ágil para manter ou até aumentar a sua eficiência. Com processos mais ágeis, é possível ganhar mais produtividade e gerar mais lucros.

Resolução de problemas

Como vimos anteriormente, essa inovação tem a capacidade de aprender com as situações e desenvolver padrões efetivos de tomada de decisão. Com isso, é possível solucionar problemas de forma mais eficiente e, inclusive, evitá-los.

Disponibilidade de atendimento

Outro dos benefícios da inteligência artificial é poder oferecer um atendimento 24 horas para seus clientes. É o exemplo dos chatbots, que respondem de forma automática e evitam que as solicitações se acumulem e que os clientes tenham que esperar para serem atendidos.

Nesse sentido, seus clientes poderão contar com:

  • Segurança das informações pessoais;
  • Previsibilidade do atendimento com maior qualidade;
  • Rápida comunicação com a empresa;
  • Imparcialidade no atendimento de suas necessidades, sem interferência do fator humano.

Inteligência Artificial fiscal

Já imaginou ter um sistema de atualização automática de impostos e tributos para facilitar sua gestão financeira? Com a Inteligência Artificial Fiscal, exclusiva da Omie, isso é possível. A automatização desse processo reduz o risco de erros e multas a quase zero. 

Ela funciona sem interferência humana, com algoritmos de programação que atualizam as atuais e novas normas tributárias incidentes sobre a comercialização de produtos nas esferas federal e estadual.

Entenda como funciona e descubra porque ter esse sistema na sua empresa!:

1. Aprimorar processos fiscais

A Omie usa a tecnologia de inteligência artificial fiscal em seu Sistema Omie ERP para aprimorar os processos fiscais da sua empresa. 

Por meio dela, sua companhia sempre estará atualizada sobre as regras de tributação necessárias para emitir notas fiscais de venda ou de revenda de produtos, antecipar os recebíveis e fazer o controle do estoque, além de oferecer outras funcionalidades imprescindíveis para a gestão do seu negócio.

2. Facilitar a emissão de Nota Fiscal

O Sistema Omie ERP agiliza a emissão de notas fiscais, essencial para o bom funcionamento da sua empresa. Trata-se de uma garantia de qualidade de seus produtos para seus clientes, gerando maior credibilidade para sua empresa. 

Ademais, facilita o trabalho do contador para lançar as informações contábeis e direcionar as estratégias de crescimento de seu negócio.

3. Antecipação dos recebíveis

Com Omie, dá para antecipar os seus recebíveis 100% online, com segurança, de forma simples e sem juros abusivos. Além disso, vem de presente uma análise detalhada do que foi antecipado em relatórios completos para maior controle das movimentações financeiras. 

4.Controle do estoque

Por fim, ainda dá para controlar melhor seu estoque, com um giro mais eficiente de produtos, no período ou data que quiser, com análise da curva ABC. E o melhor, seu estoque fica integrado com o sistema de compras e vendas em tempo real. Mais controle e economia para seu negócio.

Sistemas inteligentes para negócios inteligentes

Viu como a inteligência artificial pode impactar de forma estratégica no seu negócio? Com as constantes inovações e avanços da tecnologia, uma empresa que ainda não aplica sistemas automatizados fica para trás diante da concorrência.

Conhecer os conceitos é o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio, e encontrar uma solução para os desafios do dia a dia é uma etapa muito importante, que deve ser considerada com cuidado.

Pronto para ter essas facilidades na sua empresa? Converse com um consultor Omie e saiba mais sobre como essa tecnologia funciona e quais outras facilidades você pode garantir para seu negócio.

Como a inteligência artificial pode aumentar os resultados de uma organização?

Os gestores podem desempenhar um gerenciamento estratégico nas empresas utilizando a inteligência artificial. Com esta tecnologia é possível ter maior controle das receitas e custos. Sendo assim, os investimentos neste recurso tecnológico é um diferencial na empresa, proporcionando excelentes resultados.

Como a inteligência artificial pode ajudar as empresas?

Especificamente nas empresas, a inteligência artificial é utilizada como forma de potencializar os resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo. Ela pode ser implementada em diversos setores para melhorar o desempenho de tarefas e ajudar os profissionais de gestão a mapear processos.

Quais os impactos da inteligência artificial para o mundo dos negócios?

Como é usada nas empresas?.
Aumento da automação. ... .
Maior produtividade e suporte à tomada de decisões. ... .
Aumento da segurança. ... .
Automação do atendimento ao cliente. ... .
Praticidade aos processos cotidianos. ... .
Agilidade e eficiência com plataformas LXP..

Qual a contribuição da inteligência artificial para o futuro dos negócios?

Segundo estudo da Forrester Research (2018), 57% dos entrevistados citaram que uma das maiores razões para usar Inteligência Artificial é melhorar a experiência do cliente, o que mostra o interesse das empresas em usar a tecnologia com esse objetivo.