Como a população pode contribuir de alguma forma para salvar o planeta?

Notícias

É possível mudar muito fazendo atitudes simples em seu cotidiano

Como a população pode contribuir de alguma forma para salvar o planeta?

(FOTO: PIXABAY)

Não é mais nenhum segredo que as mudanças climáticas e agressão ao meio ambiente estão entre as ameaças mais graves à humanidade e, se nada for feito, em poucos séculos a Terra como conhecemos pode deixar de existir. Mas não importa o quanto se fale no assunto, pouca gente parece perceber ou compreender o que podem fazer de fato para mudar a situação. Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

Economize energia
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes — se cada casa nos Estados Unidos fizesse isso, por exemplo, o país reduziria o mesmo nível de poluição que se tirasse 1 milhão de carros das estradas. Em seguida, preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.

Economize papel
Evite impressões desnecessárias: ingressos (quando há a opção de e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, contas que podem ser pagas online… Nada disso precisa ser impresso. Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. E, na hora de dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas criativas de embrulhá-los.

Tenha um dia vegetariano
Você não precisa parar de comer carne, mas experimente deixar de consumir carne por somente um dia. São necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne, e cada hambúrguer que vem de animais que pastam em áreas desmatadas causou a destruição de cinco metros quadrados de floresta.

Desligue a torneira
Só de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na pia na hora de lavá-las para economizar ainda mais.

Reduza o consumo de plástico
Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. Muitas cidades brasileiras já aboliram a sacola plástica no supermercado ou passaram a cobrar por ela para tentar limitar o consumo. Se não for o caso da sua, experimente levar as próprias sacolas ou uma mochila para colocar as compras. Tenha também a própria garrafinha para quando precisar tomar água: cerca de 90% das garrafas de plástico não são recicladas e acabam em aterros. E, se for usar copos plásticos em festas, tente lembrar qual é o seu ou adote a técnica de marcar o nome com uma caneta em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo.

Fonte: Revista Galileu 

Existem muitas coisas que podemos fazer para ajudar a reduzir a nossa pegada ecológica. Confira algumas sugestões simples e que podem ser incluídas na rotina.

Você já parou para pensar que a maneira como levamos a vida, os nossos hábitos e rotinas, podem deixar marcas profundas no meio ambiente. Isso pode ser medido através da Pegada Ecológica que, de acordo com a ONG WWF, “é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais”.

Essa “pegada” é expressa em hectares globais (gha) e permite comparar diferentes padrões de consumo, verificando se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. E para reverter isso só existe um caminho: incluir a sustentabilidade no dia a dia.

Um caminho mais sustentável é possível. Mas, para isso, precisamos mudar hábitos e incentivar que pessoas, governos, empresas e comunidades também adotem essa ideia. Se você se identifica com esse propósito, confira as quatro atitudes que ajudam a salvar o planeta:

1. Economize Água

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença. Toda vez que você fecha a torneira enquanto escova os dentes, ou usa o balde ao invés da mangueira, você está fazendo algo de bom para o planeta e, consequentemente, reduzindo a sua pegada ecológica.

Imagine que uma torneira pingando – além da conta nas alturas – pode desperdiçar até 442 litros de água por dia, dependendo de como está o vazamento.

2. Use menos o carro

Caminhar faz muito bem à saúde (e também ao planeta), por isso, se puder, deixe o carro na garagem dois dias por semana ou mais. Pode parecer pouco, mas esse simples ato ajuda muito a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Um estudo lançado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostrou que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE) em São Paulo e respondem por 88% dos quilômetros rodados por veículos motorizados na capital.

De acordo com a Cetesb, em um ano, os carros da região metropolitana de São Paulo emitem 850 mil toneladas de monóxido de carbono (CO). Portanto, se um único carro for deixado na garagem semanalmente, ele deixa de emitir 20 kg de CO por pessoa a cada ano.

3. Coma alimentos sustentáveis

Atualmente, mais de um terço das emissões de gases de efeito estufa em todo o planeta, causadas pela atividade humana, podem ser atribuídas à maneira como produzimos, processamos e embalamos os alimentos, de acordo com um estudo apoiado pela ONU.

Então, como podemos nos alimentar de forma sustentável?
Existem algumas maneiras que contribuem muito para uma alimentação saudável, como por exemplo: escolher alimentos de produtores locais, optar por alimentos menos processados, dando preferência aos grãos integrais, frutas, verduras. Além disso, também é possível cultivar os seus legumes e verduras! Mesmo quem mora em apartamento, pode ter a sua horta particular.

4. Reduza, reutilize e recicle

Você pode ajudar a reduzir (e muito!) a poluição, apenas separando os recicláveis corretamente. E quanto mais específica for essa separação, melhor será o aproveitamento desse reciclável como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

A reciclagem e a separação não precisam ficar restritas à nossa casa. Nós podemos levar ideias inovadoras e eficientes também para o ambiente corporativo.

Um exemplo disso é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa da Braskem, realizada em parceria com a Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova.

Neste Programa, os copos plásticos descartáveis são coletados separadamente de outros materiais recicláveis e, com isso, a sua reciclabilidade aumenta muito.

Os produtos feitos com o plástico reciclado dos descartáveis recebem o selo I’m Green, que é utilizado para identificar os produtos que utilizam o Plástico Verde em sua composição, além de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

Por isso, se você também deseja contribuir para um planeta melhor, entre em contato agora mesmo com a equipe da Dinâmica Ambiental e peça informações sobre como a sua empresa pode fazer parte do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!

Como a população pode contribuir para salvar o planeta?

Entre as atitudes que podem salvar o planeta, destacam-se a economia de água e energia, o descarte correto de lixo, a reciclagem e o fim do consumismo.

O que o homem pode fazer para melhorar o planeta?

Veja 10 atitudes simples que podem salvar o planeta:.
Diminua o consumo de energia. ... .
Reduza o consumo de água. ... .
Separe corretamente o lixo. ... .
Recicle e reaproveite. ... .
Não compre e venda animais silvestres. ... .
Sempre que possível, deixe seu carro em casa. ... .
Compre apenas o que é necessário..

O que posso fazer para contribuir com o meio ambiente?

Dez dicas para contribuir com o meio ambiente..
Economize água. ... .
Separe seu lixo para reciclagem. ... .
Não jogue óleo de cozinha na pia. ... .
Utilize apenas lâmpadas fluorescentes. ... .
Desligue o monitor do computador. ... .
Use sua própria sacola ao fazer compras. ... .
Use menos descartáveis. ... .
Plante uma árvore..

Qual é o papel do cidadão na preservação do meio ambiente?

Sendo assim, algumas pequenas atitudes podem contribuir para minimizar tais problemas ambientais, dentre as quais se podem destacar: economizar energia; economizar água; reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, evitar desmatamentos, dentre outras.