Como a tecnologia da informação se torna um diferencial competitivo nas organizações

Com produtos e preços muito semelhantes, a busca pelo diferencial competitivo se tornou o alvo das empresas para se destacar aos olhos dos clientes. Afinal, o cliente hoje tem pleno poder de compra e se utiliza de todas as ferramentas para se informar sobre o produto que deseja adquirir. Dessa forma, quanto melhor for a informação oferecida, maiores serão as chances de vendas.

A concorrência sempre foi real e até estimulante para os negócios, já que impulsiona a criação de novos produtos, diminuição de preços, reorganização estrutural da empresa e foco na necessidade do cliente. Com a massificação da tecnologia, essa concorrência ficou ainda mais acirrada e cada detalhe pode fazer a diferença.

Os clientes impulsionaram as grandes transformações das empresas

Desde a década de 1980, a estrutura das empresas começaram a mudar e o processo de vendas veio ganhando um novo formato. Tudo porque com o aumento da concorrência, os clientes passaram a pesquisar melhor sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. As vendas diretas, onde o vendedor insiste em empurrar ao consumidor o produto que precisa e não o que ele realmente quer.

Essa falta de interesse em entender o interesse do cliente foi ficando para trás, o que tornou o vendedor uma espécie de consultor de vendas. Isso faz com que ele ofereça ao cliente uma solução para o seu problema, após ouvir suas questões e necessidades. Esse procedimento faz o cliente ficar satisfeito com a compra realizada e poder ser um vendedor espontâneo da marca, por meio da sua indicação aos amigos.

Com a concorrência e o comportamento mais analítico do cliente, as empresas buscam métodos para se destacar positivamente no mercado. Seja por meio de boas negociações com fornecedores para conseguir um preço mais convidativo ou por meio de métodos capazes de passar a mensagem desejada exatamente para o consumidor certo.

O diferencial competitivo e estratégico

Diante de iguais, com produtos ou serviços idênticos, preços semelhantes e oferecidos no mesmo lugar, a única forma de fazer um deles se destacar é encontrar o diferencial competitivo. Entrega mais ágil, atendimento de qualidade e acompanhamento seguinte a venda são algumas das principais escolhas.

A informação qualificada também pode ser um desses diferenciais competitivos e provocar reações bastante positivas. Afinal, se o cliente precisa conhecer mais sobre o produto e a empresa para se decidir, nada mais importante do que oferecer a ele o que deseja, de forma ampla, objetiva e educativa.

Investir numa boa comunicação é crucial. O diálogo entre a empresa e o cliente deve ser amplo e utilizando vários formatos, seja com publicações e impressões, seja com as várias opções oferecidas pela web. O importante é que o cliente tenha a disposição caminhos para chegar a informações.

A informação e o marketing

Quando se fala de informação, o processo é muito mais amplo do que se imagina. Ele vai desde o início de sua produção até o atendimento pós-venda. Mas é quando o produto já está pronto para ser comercializado, o marketing tem papel fundamental para o seu sucesso. A primeira identificação já vem desde o inicio do processo, a partir do público-alvo a ser atingido e o que ele deseja/precisa.

A organização sobre as estratégias de comunicação a ser utilizada é o que poderá abrir vantagens sobre a concorrência. E ela não inclui apenas informação para o público-alvo, mas também para a equipe da empresa. Quanto melhor fluir a informação, os funcionários terão mais conhecimento sobre a empresa e produto que trabalha, o que cada setor é responsável e da sua importância dentro dessa estrutura.

Entender bem sobre o produto e as pessoas que poderão utilizá-lo, permite encontrar novas soluções e corrigir erros. Além disso, torna o marketing muito mais assertivo e impactante, pela força do conhecimento amplo. Sites precisam ter conteúdos ricos e relevantes, capazes de não só ser produtivo para os clientes, mas também informativos e capazes de trazer autoridade para a empresa sobre sua veracidade.

Curta, compartilhe e comente sobre suas experiências sobre a necessidade de mais qualidade da informação ao cliente. Sua história pode ser inspiradora e ajudar outros a seguirem o caminho do sucesso.

Home » Blog » Tecnologia como diferencial no seu negócio

Como a tecnologia da informação se torna um diferencial competitivo nas organizações

Hoje em dia, é praticamente impossível pensar em empresas, independente do seu porte e segmento de mercado, terem sucesso em termos de vendas e administração, sem o uso da tecnologia. Mas afinal, o que ela pode fazer pelo seu empreendimento?

Confira nos tópicos a seguir deste artigo como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo no seu negócio:

  • Maior controle de custos;
  • Fácil adequação contábil e fiscal;
  • Competente gerenciamento de estoque;
  • Aumento da produtividade e vendas;
  • Mais segurança para os dados empresariais;
  • Acesso remoto rápido às informações empresariais.

Maior controle de custos

Em tempos de crise financeira e instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, são as empresas que sabem controlar os seus custos que conseguem se manter firmes mesmo com as adversidades. Fazer planejamento financeiro, saber exatamente quanto dinheiro tem em caixa e quais são as previsões para os próximos meses é fundamental.

Com essas medidas, é possível estar preparado para as possíveis surpresas, ter um plano B e reserva financeira para os momentos de necessidade. No entanto, para conseguir fazer esses cálculos de maneira apropriada, além de funcionários capacitados, é preciso que a sua empresa invista em tecnologia.

Assim, você consegue dispor a sua equipe as ferramentas tecnológicas adequadas para desempenhar as suas tarefas com sucesso. Quando se tem os recursos necessários, o controle de custos é mais exato, bem como as decisões financeiras que devem ser tomadas. Com certeza, esse é um dos principais diferenciais competitivo para o seu negócio.

Fácil adequação contábil e fiscal

Empresas que seguem à risca as exigências do fisco também se diferenciam da concorrência, afinal, com a correta adequação contábil e fiscal é possível se beneficiar dos incentivos fiscais. Dessa forma, a sua empresa pode oferecer maiores benefícios aos seus funcionários, ganhar a confiança dos clientes e evitar que haja prejuízos por falta do pagamento de impostos.

No entanto, o Brasil conta com um sistema bastante burocrático e, para estar em dia com o fisco, é preciso de profissionais competentes e experientes, que consigam acompanhar as mudanças constantes relativas à tributação no país. E mais uma vez, para a sua equipe realizar as suas atividades com eficiência é preciso que tenham as ferramentas adequadas.

A tecnologia também se faz presente nessa hora, com softwares que colaboram com a atualização dos tributos e a realização dos seus pagamentos. Atualmente, a adequação às normas da nota fiscal eletrônica é um dos principais pontos, sendo que existem emissores de NF-e de qualidade para a geração correta desses documentos e seu armazenamento.

Competente gerenciamento de estoque

Outra forma da sua empresa ter um diferencial competitivo com o uso da tecnologia é dispondo das ferramentas de controle de estoque. Esse setor é estratégico na gestão do seu negócio, mesmo que ainda não receba a atenção necessária de muitos administradores.

Porém, quando se conhece a dinâmica das suas movimentações é possível conhecer melhor o seu segmento de mercado, o seu público alvo e fazer previsões mais assertivas, que reduzem o risco de possíveis prejuízos. Além disso, ao saber exatamente o que entra e o que sai do estoque você conhece melhor as necessidades do seu cliente, sendo uma forma muito mais automatizada e eficiente de gerenciamento do que planilha de controle de estoque.

Isso pode evitar a falta de mercadorias que causariam perda de vendas. Você também descobre que alguns itens que comercializa podem apenas pegar pó na prateleira e não valem a pena serem adquiridos ou fabricados para posteriores vendas. Mas para registrar essas informações nem sempre a forma manual é suficiente, havendo a necessidade da tecnologia como um diferencial.

Aumento da produtividade e vendas

Quando a sua equipe está munida com todos os recursos que necessita para desempenhar com eficiência o seu trabalho cotidiano, tudo é feito de maneira mais rápida, sem que haja perda de qualidade. No caso de vendas complexas, pode ser necessário também o ajuste de processos para encurtar o ciclo de vendas. Isso é eficiência e ela permite que mais seja feito em menos tempo e até mesmo com um quadro de funcionários mais enxuto.

A questão é que quando isso é alcançado, é possível produzir mais e, por consequência, vender mais (ou prestar mais serviços, de acordo com o seu setor de mercado), o que é o objetivo final da sua empresa, não é mesmo? Então, com a tecnologia apropriada para ao seu negócio a sua equipe consegue atingir a meta de produção e de vendas com mais sucesso.

Mais segurança para os dados empresariais

Empresas que se diferenciam da concorrência também são aquelas que investem na segurança dos seus dados. Afinal, hoje em dia, mais do que nunca, informação é poder e você deve armazenar com segurança todo o potencial poder do seu negócio. E engana-se quem acha que apenas as grandes corporações podem ser vítimas de terceiros mal intencionados.

Eles podem apenas querer atrapalhar a rotina da sua empresa, com vírus em seus computadores, como também roubar dados. Mas independente dos objetivos o seu empreendimento deve estar seguro. E a forma adequada de proporcionar isso é com a tecnologia, com as ferramentas que evitam que pessoas não autorizadas acessem os seus dados.

Acesso remoto rápido às informações empresariais

Também estão à frente da concorrência, com um grande diferencial competitivo, as empresas que possuem um sistema remoto, ou seja, que possa ser acessado à distância. Os smartphones, atualmente, são usados por grande parte da população para acessarem de qualquer lugar e a qualquer momento uma série de conteúdos.

E isso pode ser feito com os dados da sua empresa, mas com total segurança e apenas pelas pessoas autorizadas. Assim, a sua equipe pode fazer vendas externas mais qualificadas e você pode obter relatórios e demais informações mesmo quando não estiver fisicamente dentro da sua empresa.

O GestãoClick é um sistema ERP online que proporciona todas essas vantagens e muitas outras, permitindo que o seu negócio esteja a frente dos demais. O seu sistema de gestão empresarial é uma ferramenta que permite que você e a sua empresa realizem as suas tarefas com mais dinamismo sem perder qualidade, tempo e dinheiro.


Como a tecnologia da informação se torna um diferencial competitivo nas organizações

Gostou do conteúdo? Leia também: Quanto custa um ERP para pequenas e médias empresas?

Como a tecnologia da informação pode se tornar um diferencial competitivo?

Otimize a comunicação interna A informação é essencial para a empresa apresentar diferenciais competitivos. Essa questão pode ser otimizada por meio da comunicação interna, já que essa medida assegura o funcionamento integral das redes e a proteção dos dados trafegados.

Qual a importância da tecnologia da informação nas organizações e sua influência nos aspectos competitivos?

Os benefícios que a tecnologia da informação traz para as organizações é a melhoria dos relacionamentos com fornecedores e clientes, inovação de produtos e serviços, novos canais de vendas e distribuição, promoção de produtos e serviços, customização e massa, novas oportunidades de negócio, estratégia competitiva, ...

Como uma empresa pode usar a tecnologia como vantagem competitiva?

Com uma tecnologia de informação implantada, a empresa evita desperdícios de toda natureza. Uma das vantagens de um sistema de TI é transformar os processos em ações automatizadas. Assim, perde-se menos tempo com operações manuais e repetitivas.

Qual é o principal diferencial competitivo das organizações?

Uma empresa só pode ter um diferencial competitivo se ela conhecer o perfil de seus consumidores. É necessário identificar a idade, o sexo, os hobbies, os hábitos de consumo e os interesses. Isso vai ajudá-lo a avaliar as necessidades dos consumidores e relacioná-las com os produtos/serviços que a sua empresa oferece.