Como achar a área de figuras planas?

Figuras planas possuem duas dimensões: comprimento e largura. A área mede o tamanho que uma figura ocupa numa superfície e o perímetro mede seu contorno.

Geometria plana é um dos assuntos de Matemática que mais caem no Enem, vestibulares e Encceja. Por isso é importante começar a estudar desde conteúdos básicos, como figuras planas, e ir até conteúdos mais avançados, como relações trigonométricas. Nesta aula você vai aprender o que são e quais são as figuras planas, quais são seus elementos e a calcular seu perímetro e área.

Uma figura plana nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos). Em outras palavras, figuras planas são aquelas que possuem apenas duas dimensões: comprimento e largura.

Além disso, todas as figuras planas com três ou mais lados são chamadas de polígonos. Cada uma dessas formas geométricas  possui fórmulas matemáticas específicas para o cálculo da medida de seus perímetros e de suas superfícies (ou áreas).

Em contrapartida, figuras geométricas espaciais – também conhecidas como sólidos geométricos ou poliedros – são aquelas que possuem 3 dimensões: comprimento, largura e altura.

Quais são as figuras planas

Na geometria, as formas mais conhecidas de figuras planas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, trapézio, hexágono, pentágono, paralelogramo e losango.

Como achar a área de figuras planas?

Leia também

Elementos de um polígono

Existem 5 elementos principais em um polígono ou figura plana: vértices, lados, diagonais, ângulos internos e ângulos externos. O vértice é como se fosse o “canto” ou “esquina” do polígono. Ao ligar dois vértices consecutivos através de uma reta, obtemos um lado.

Enquanto isso, se você fizer a junção de dois vértices que não são consecutivos, você irá obter uma diagonal. Também é possível formar ângulos na parte de dentro do polígono ou figura plana. Esses são chamados de ângulos internos. Se prolongarmos o ângulo para a parte de fora do polígono, ele passa a ser o ângulo externo. Observe a imagem a seguir para entender melhor.

Como achar a área de figuras planas?

É possível que você encontre questões no Enem ou nos vestibulares que exijam que você saiba calcular o número de lados ou de diagonais de uma figura plana, mas sem te dizer qual é. Para que você consiga resolver esse tipo de problema existe uma fórmula simples:

Como achar a área de figuras planas?

Onde:

  • d = número de lados do polígono
  • n = número de diagonais do polígono

Videoaula sobre figuras planas

Para ver exemplos desse cálculo e aprofundar o conteúdo visto até aqui, confira esta aula sobre figuras planas no canal do Curso Enem Gratuito:

Perímetro de uma figura geométrica plana

O perímetro de uma figura geométrica plana é a soma das medidas de todos os lados dessa figura. Portanto, quando você dá a volta num campo de futebol caminhando sobre as quatro linhas que demarcam o gramado, você percorreu a distância do perímetro do campo.

Ou, quando você dá a volta numa praça caminhando sobre a linha do meio-fio que separa a praça da rua, por exemplo, você percorreu o perímetro da praça. O campo de futebol ou a praça estão demarcados por linhas que formam figuras planas.

Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil. Observe a figura abaixo:

Como achar a área de figuras planas?
Ela representa uma figura plana de quatro lados – um quadrilátero – denominada trapézio. Então, como você pode ver, as medidas de seus lados valem 15 cm, 5 cm, 9 cm e 5 cm. Como conhecemos  todas as medidas dos lados da figura, podemos calcular o perímetro através da soma dos lados:

Soma dos lados = 15 + 5 + 9 + 5 = 34 cm.

O perímetro é uma grandeza cuja unidade de medida é a de comprimento e, portanto, pode ser medido em metros ou em seus múltiplos e submúltiplos.

Perímetro de uma circunferência

A circunferência possui infinitos lados e, por isso, o cálculo do perímetro possui uma fórmula especial:

P = 2 . π . r

Como achar a área de figuras planas?

Lembre-se de que r é o raio da circunferência e o valor de π equivale a 3,14.

Área de uma figura geométrica plana

Área é a denominação dada à medida de uma superfície. Cada uma das figuras planas possui uma fórmula específica para o cálculo de sua área. Vamos conhecer cada uma delas em seguida.

Área do quadrado e do retângulo

O cálculo da área (A) de um retângulo, de um quadrado ou de um paralelogramo é feita pela multiplicação entre a medida da base (b) (comprimento) e a medida da altura (h) (largura).

Como achar a área de figuras planas?

Portanto, a fórmula para o cálculo de um retângulo é  A = b . h.

Como o quadrado tem todos os lados (l) iguais, podemos escrever a fórmula de duas maneiras: A = l . l ou A = l².

Área do triângulo

A fim de entender a fórmula do cálculo da área do triângulo, você pode imaginar que um retângulo dividido ao meio forma dois triângulos:

Como achar a área de figuras planas?

É por isso que para calcular a área do triângulo basta multiplicar a base (b) pela altura (h) e dividir o resultado por 2. Assim, a fórmula é a seguinte: A = (b . h) / 2.

Área do círculo

A área de um círculo pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:  A = π . r². Sendo que r é o raio do círculo e π (Pi) tem o valor de 3,141592…

Como achar a área de figuras planas?

Área do losango

O losango é uma das figuras planas em que se utilizam as medidas das diagonais para calcular a área. Dessa forma, para calcular a área de um losango basta multiplicar a diagonal maior (D) pela diagonal menor (d), e dividir por 2, resultando na fórmula: A = (D . d) / 2.

Como achar a área de figuras planas?

Área do trapézio

Por fim, para calcular a área do trapézio é necessário somar o valor das duas bases – base maior (B) e base menor (b) –, multiplicar pela altura (h) e dividir por 2. Assim, temos a fórmula A = [(B + b) . h]/2.

Como achar a área de figuras planas?

Para finalizar seus estudos, assista ao vídeo a seguir em que o prof. Sarkis resolve questões de figuras planas e responda aos exercícios:

Exercícios sobre figuras planas

1 – (Faculdade Santo Agostinho BA/2020)    

Beatriz quer colocar uma fita decorativa ao redor do tampo de uma mesa redonda.

Como achar a área de figuras planas?
SHUTTERSTOCK/Zonda

Para calcular o perímetro da mesa, ela considerou π = 3,1416. Se o raio da mesa é 95 cm, então o valor inteiro, aproximado, do perímetro da mesa, em metros, é

a) 4 m.

b) 5 m.

c) 6 m.

d) 59 m.

e) 60 m.

2 – (IFAL/2019)    

Um terreno tem o formato de um triângulo retângulo cuja dimensão de um dos catetos mede 5 m e a dimensão da sua hipotenusa mede 13 m. Qual é a área desse terreno em metros quadrados?

a) 12,5

b) 25

c) 30

d) 32,5

e) 35

3 – (UNIRG TO/2020)    

No livro intitulado “Elementos”, do matemático grego Euclides de Alexandria (300 a.C), há um quadrado de lado a, a partir do qual Euclides procura encontrar a área de outro quadrado, destacado em cinza, na figura a seguir.

Como achar a área de figuras planas?

Desse modo, a área do quadrado destacado em cinza na figura é obtida pela expressão:

a) a2 = (a – b)2 + 2ab

b) a2 = (a – b)2 – 2ab

c) (a – b)2 = a2 + b2 – 2ab

d) (a + b)2 = a2 + b2 + 2ab

4 – (UECE/2014)    

Se, em um polígono convexo, o número de lados n é um terço do número de diagonais, então o valor de n é

a) 9.

b) 11.

c) 13.

d) 15.

5- (IFBA/2019)    

Um terreno retangular com 100 metros de frente e x metros de lateral foi dividido entre dois amigos A e B de tal forma que a área de A ficou igual a uma vez e meia área de B. Na divisão, os dois mantiveram a medida x nas suas laterais de forma que a divisão se deu por um segmento de reta com uma extremidade na frente do terreno e outra no fundo. Determine o comprimento, em metros, da frente do terreno de B, sabendo que o comprimento do fundo do terreno de A é igual a 30 metros.

a) 12

b) 24

c) 6

d) 36

e) 10

Gabarito: 

  1.  C. Resolução: O perímetro do disco é P = 2, com  = 3,1416 e r = 95 cm. Temos que P = 2 x 3,1415 cm x 95 cm = 596,904 cm  5,97 m, arredondando para um número inteiro, P = 6 m
  2. C
  3. C
  4. A
  5. E

¿Cómo se calcula el área delas figuras planas?

El área de un polígono regular cualquiera es igual al semiproducto del perímetro por la apotema. El área del círculo es igual al producto del número por el radio al cuadrado.

¿Cómo se calcula el área y perímetro de las figuras planas?

Calcular perímetros de figuras geométricas.
Perímetro del cuadrado = 4 x longitud lado. ... .
Perímetro del rectángulo = 2 x (base + altura) ... .
Perímetro del triángulo equilátero = 3 x longitud lado. ... .
Perímetro del rombo = 4 x longitud lado. ... .
Perímetro triángulo isósceles = longitud lado repetido x 2 + longitud lado diferente..