Como aumentar a memoria ram do notebook

Limpar a memória RAM pode ser uma solução para melhorar o desempenho de PCs lentos. A memória RAM é um espaço de armazenamento de informações, que atua junto com o processador para acessar mais rapidamente arquivos temporários.

Quanto mais memória tiver, mais programas e arquivos podem ser abertos ao mesmo tempo. Assim como é possível rodar aplicativos pesados com outros itens em execução. Para ajudá-lo, o AppGeek reúne dicas para liberar a memória e melhorar o desempenho do seu PC com Windows.

1. Reinicie o PC

Como aumentar a memoria ram do notebook

Esta parece uma dica antiquada, mas é recomendada até mesmo pela Microsoft. A fabricante explica que quanto mais programas usados ao mesmo tempo e mais abas abertas em seu navegador, maiores as chances de deixar a máquina mais lenta.

Se isso ocorrer, feche as guias do browser e aplicativos e veja se há melhora. Caso contrário, reinicie o aparelho. A ação limpa a memória temporária automaticamente.

O site do serviço de suporte de tecnologia Bleuwire recomenda reiniciar o computador regularmente. A dica vale principalmente para pessoas que usam o dispositivo durante muito tempo ao longo do dia.

2. Use o Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas do Windows é uma ferramenta que permite conferir se os programas estão consumindo muito de RAM. Use o atalho de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o recurso. Se parte do conteúdo estiver minimizado, clique em Mais detalhes para visualizar tudo.

Na aba Processos, é possível checar quais programas estão abertos no momento e quanto de memória cada um deles está consumindo. No nosso caso, o Chrome está exigindo bastante da RAM e fechá-lo ajudaria a tornar o aparelho menos lento.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Se usar o navegador for imprescindível, tente encerrar somente as abas desnecessárias para otimizar o funcionamento. Caso verifique o comportamento anormal de um app, o ideal é que feche e depois exclua o programa do computador.

3. Apps em segundo plano: encerre e desabilite

Aplicativos que rodam em segundo plano são aqueles que não estão sendo efetivamente usados por você no momento, mas, ainda assim, continuam em execução. É o que acontece com softwares como antivírus e drivers, que trabalham sem que o usuário os note.

Se, ao checar os processos no Gerenciador de Tarefas, perceber que um dos apps em segundo plano está comprometendo a RAM, encerre-o. Também é possível gerenciar esses programas nas Configurações do sistema.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Para tal, clique sobre o ícone do Windows na barra de tarefas e, em seguida, em Configurações (⚙️). No Windows 10, vá em Privacidade, role o menu lateral até a opção Permissões de aplicativo e clique em Aplicativos em segundo plano.

No Windows 11, deverá clicar em Aplicativos Aplicativos e Recursos. Será exibida a lista de todos os programas abertos, incluindo aqueles em segundo plano. Para fechar, basta clicar sobre o ícone de três pontinhos ao lado do nome do software e optar por Opções avançadas.

Role a tela e clique sobre o botão Terminar. Se não quiser mais que o programa seja aberto em segundo plano, vá, em seguida, em Permissões de aplicativos em segundo plano e marque Nunca.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Você provavelmente ficará surpreso com a quantidade de programas autorizados a rodar sem que sequer saiba.

4. Aproveite para deletar os programas que não usa

Encontrou algum programa que consuma assustadoramente a RAM do PC e não o quer mais? Aproveite então para dar uma conferida na lista de programas instalados. É bastante provável que encontre alguns que nunca use.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Para isso, mais uma vez, acesse as Configurações do sistema (ícone do Windows → ícone de engrenagem (⚙️) e vá em Aplicativos. No Windows 10, role a tela, clique sobre o programa e vá em Desinstalar. Confirme a decisão em Desinstalar novamente.

Já no Windows 11, terá que clicar em Aplicativos e Recursos e, em seguida, sobre o ícone de três pontinhos ao lado dos nomes dos programas para visualizar a opção Desinstalar.

5. Exclua arquivos temporários

Arquivos temporários são aquelas informações acessadas recentemente ou com certa frequência e são guardadas em cache. O objetivo é tornar seu acesso mais rápido no futuro. A realidade é que muitos desses dados sequer serão utilizados novamente.

Caso precise usá-los, basta fazer o download de novo. O único inconveniente é que, quando isso for feito, levará mais tempo do que se já estivesse armazenado no HD.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Mas se o seu foco é resolver a lentidão do PC, limpar os arquivos temporários pode funcionar como medida paliativa. Para isso, acesse a página de Configurações, opte por Sistema e, depois, por Armazenamento.

Então, clique sobre Arquivos temporários e aguarde a verificação. Mantenha marcados os itens que deseja apagar e vá em Remover arquivos.

Se quiser, ative o Sensor de armazenamento, na seção de Armazenamento. A ferramenta pode eliminar arquivos temporários e itens da lixeira após determinado tempo. Para escolher o intervalo, clique em Configurar Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora, no Windows 10, e sobre Sensor de armazenamento, no Windows 11.

Como aumentar a memoria ram do notebook

6. Desabilite a inicialização automática de programas

Há uma série de programas configurados para abrirem assim que o computador é ligado. O recurso pode ser interessante no caso de aplicativos usados com frequência. Caso contrário, serve apenas para consumir a memória RAM e tornar o processo de inicialização do sistema mais lento.

Para impedir que esses softwares abram automaticamente, abra o Gerenciador de Tarefas através do atalho Ctrl + Shift + Esc. Clique então na aba Inicializar.

Como aumentar a memoria ram do notebook

Os programas que são iniciados com o computador aparecem listados como Habilitados ou Ativados. Para desativar, clique sobre o software na lista e, depois, em Desabilitar ou Desativar, no canto inferior direito da janela.

A Microsoft alerta que, se cancelar a inicialização automática de um programa e ela continuar ocorrendo, é possível que sua máquina esteja infectada com algum vírus ou malware. O que nos leva à próxima dica.

7. Faça uma varredura contra vírus e malwares

Mesmo que nenhum programa tenha se comportado mal após cancelar a sua inicialização automática, faça a varredura com o antivírus de sua preferência. Softwares maliciosos costumam drenar recursos da máquina, entre eles, espaço na memória RAM.

8. Menos efeitos visuais, mais desempenho

A própria Microsoft recomenda ajustar os efeitos visuais do Windows. Principalmente se seu computador tiver pouca memória RAM disponível. O sistema conta com uma série de animações e efeitos que podem “usar recursos adicionais do sistema e diminuir o desempenho do computador”.

Como essas firulas não são imprescindíveis, desativá-las é uma boa opção para ganhar em performance. Na caixa de pesquisa da barra de tarefas, digite Aparência e clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.

Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter melhor desempenho. Confirme sua escolha em Aplicar.

Como aumentar a memoria ram do notebook

9. Recorra ao ReadyBoost

O ReadyBoost é um recurso do Windows que promete acelerar o PC ao transformar um pen drive ou cartão SD em um "cache" do HD. Vale destacar que a funcionalidade é indicada apenas se o PC estiver sem RAM o suficiente. Afinal, a resposta da memória é mais rápida do que a do acessório.

Para obter um melhor desempenho é recomendável formatar o pen drive, apagando todos os dados. Além disso, se o seu computador for muito rápido e o ReadyBoost não for gerar nenhum benefício, o Windows não permitirá que realize o procedimento.

1. Insira o pen drive ou o cartão SD no PC;

2. Aperte as teclas Windows (com o logo do sistema) e E ao mesmo tempo, para abrir o Explorador de arquivos;

3. Então, clique em Meu Computador ou Este Computador;

Como aumentar a memoria ram do notebook

4. Agora, com o botão direito do mouse, clique sobre Unidade USB. No menu que surgir, vá em Formatar…;

5. Em Sistema de arquivos, escolhe a opção FAT32 (Padrão);

Como aumentar a memoria ram do notebook

6. Desmarque a caixa ao lado da opção Formatação Rápida;

7. Conclua em Iniciar e, na caixa de confirmação que abrir, vá em OK;

8. Aguarde o processo ser concluído. Isso deve levar alguns minutos;

9. Quando terminar, vá novamente à janela do Explorador de arquivos, clique novamente com o botão direito do mouse sobre a Unidade USB. No menu que abrir, clique em Propriedade;

10. Na janela Propriedades de Unidade USB, selecione a aba ReadyBoost;

Como aumentar a memoria ram do notebook

11. Clique em Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost e conclua em OK.

Por fim, reinicie o PC e mantenha o pendrive ou cartão USB conectado ao dispositivo.

10. Use um programa de gerenciamento

Esse também é um recurso que só deve ser útil em computadores antigos e com pouca memória RAM disponível. O RAMBooster é um dos otimizadores mais conhecidos do gênero, capaz de gerenciar e liberar RAM em apenas um clique.

Como aumentar a memoria ram do notebook

É só baixar, instalar e clicar em Optimize. Se quiser, pode personalizar o nível de otimização em Edit → Options.

AppGeek recomenda:

  • Melhores atualizadores de drivers grátis
  • Melhores e mais leves emuladores Android para jogar em PC fraco
  • Melhores programas para formatar pen drive facilmente

Tem como aumentar memória RAM do meu notebook?

Cada computador tem um número específico de slots de memória na placa de sistema. Muitas vezes, os notebooks têm 2 slots de memória, e os desktops podem ter mais de 2. Por exemplo, se o notebook com 2 slots de memória suportar um máximo de 16 GB de memória, você poderá instalar 2 módulos de memória de 8 GB.

É possível aumentar a memória RAM?

Aumentar a memória RAM de um computador é uma tarefa bastante simples e rápida, que pode ser feita, também em casa, pelo próprio usuário. Essa tarefa é tão básica que praticamente qualquer pessoa pode realizá-la, até mesmo quem não possui muita habilidade com computadores ou componentes eletrônicos.

Quanto custa para aumentar a memória RAM do notebook?

Caso você já tenha todos os slots ocupados, vale verificar se é possível substituir os módeulos instalados por opções melhores. Um modelo com 8 GB, padrão DDR4, mais atual, e clock de 2.666 MHz, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 250.

Como saber se posso colocar mais memória RAM no notebook?

Como verificar o Sistema Operacional.
Acesse o Painel de Controle. Vá em “Painel de Controle” -> “Sistema” -> “Propriedades do Sistema”;.
Veja o tamanho da memória. Anote o número mostrado, por exemplo: 512 MB ou 3 GB..
Confira se o seu Windows é 32- ou 64-bit. 32-bit pode suportar até 4 GB de RAM..