Como devem ser acondicionados os termômetros do tipo vidro líquido por quê?

A temperatura é a medida do grau de vibração das moléculas que compõem um corpo. Se a vibração molecular estiver alta, o corpo estará quente. Caso a vibração molecular seja pouco intensa, o corpo estará frio.

A exata determinação dos valores de temperatura em nosso cotidiano é de extrema importância. Como exemplo disso, podemos citar a determinação da temperatura corporal para o diagnóstico da febre e a manutenção de valores exatos de temperatura para o acondicionamento de remédios.

As sensações corporais não podem ser utilizadas para definir exatamente a temperatura de uma substância, pois o corpo humano não é um bom termômetro. Assim, a temperatura pode ser determinada pelo comportamento de materiais frente a variações dessa grandeza física. Sabemos, por exemplo, que, ao sofrer variações de temperatura, os materiais podem sofrer dilatação ou contração, assim, é possível aproveitar essa propriedade para medir sua temperatura.

Os termômetros mais comuns são os de mercúrio, nos quais esse metal líquido fica armazenado em um bulbo de vidro, com uma determinada escala termométrica. Os valores de temperatura são marcados pela dilatação ou contração desse metal.

Escalas termométricas

O processo de construção de uma escala termométrica é simples e envolve apenas dois passos. Com um bulbo de vidro onde há mercúrio, deve-se fazer o seguinte:

1) Marcação dos pontos fixos da água

Em condições normais de temperatura e pressão, a água sempre sofrerá fusão e ebulição nas mesmas temperaturas. Logo, deve-se unir o bulbo com mercúrio a uma certa quantidade de gelo em processo de fusão. Quando o nível do mercúrio dentro do bulbo for estabilizado, marca-se a posição do ponto de fusão. Em seguida, unindo o bulbo de vidro com água em ebulição, deve-se esperar a estabilização do nível de mercúrio e marcar o ponto de ebulição.

Sempre que o nível de mercúrio atingir um dos pontos marcados, saberemos que a temperatura corresponde ao ponto de fusão ou ao ebulição da água.

2) Atribuição de valores

Após a marcação dos pontos fixos, deve-se atribuir valores a cada um deles. Assim, estará criado um termômetro em uma determinada escala termométrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escalas termométricas

Atualmente, existem três escalas termométricas em uso no mundo:

1) Escala Celsius:Criada em 1742 pelo físico sueco Anders Celsius (1701 – 1744), essa escala atribui o valor 0 °C para o ponto de fusão e 100 °C para o ponto de ebulição da água.

2) Escala Fahrenheit:Criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Fahrenheit (1686 – 1736), essa escala é utilizada principalmente nos países de língua inglesa e possui o valor 32 °F para o ponto de fusão e 212 °F para a ebulição da água.

3) Escala Kelvin: Essa escala foi criada pelo inglês Willian Thompson (1824 – 1907), conhecido como Lord Kelvin. Tendo como referência a temperatura do zero absoluto, temperatura em que a vibração molecular cessa, a escala Kelvin é conhecida como escala absoluta.

Lord Kelvin atribuiu o valor zero à temperatura de – 273,15 °C, que corresponde à temperatura do zero absoluto. Assim, os pontos de fusão e ebulição na escala Kelvin correspondem, respectivamente, a 273 K e 373 K. Essa escala não apresenta a notação grau (°) e é utilizada pela comunidade científica.

Como devem ser acondicionados os termômetros do tipo vidro líquido por quê?

Conversão entre escalas termométricas

A equação a seguir faz a transformação entre as temperaturas das escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Ao aplicá-la, podemos transformar qualquer valor de temperatura e encontrar seu correspondente em outra escala termométrica.

Como devem ser acondicionados os termômetros do tipo vidro líquido por quê?

Nessa equação, TC, TF e TK representam temperaturas quaisquer nas escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, respectivamente.

Exemplo

Vamos utilizar a equação de transformação para encontrar o valor correspondente a 45 °C na escala Fahrenheit.

Como devem ser acondicionados os termômetros do tipo vidro líquido por quê?

A temperatura de 45 °C corresponde a 113 °F.  


Por Joab Silas
Graduado em Física

Como devem ser acondicionados os termômetros do tipo vidro líquido por quê?

Como funciona o termômetro de vidro?

Quanto maior for a temperatura, mais alto no tubo de vidro o mercúrio vai chegar. Depois de alguns minutos, o mercúrio atinge a mesma temperatura do nosso corpo. Então, basta verificar até que marca o líquido subiu no tubo. Cada marcação no vidro indica uma temperatura, como 37, 38, 39 ou 40 graus Celsius.

Como medir febre com termômetro de mercúrio?

Como medir a temperatura do corpo

  1. Termômetro de mercúrio: basta colocar a ponta metálica na axila, em contato direto com a pele e esperar, pelo menos, 3 minutos para verificar se tem febre;
  2. Termômetro digital: Apontar a ponta do termômetro para a testa ou dentro do ouvido, após o bip ele mostrará a temperatura;

Como saber se o termômetro de mercúrio está funcionando?

1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está calibrado.

Como funciona o termômetro?

  • Ele conta com sensores analógicos ou digitais que servem para indicar se há algum tipo de infecção no organismo — e, consequentemente, febre —, dando um norte para médicos e pacientes. Se você estiver com febre, o termômetro vai acusar pelo resultado da aferição.

Como retirar o termômetro do ouvido?

  • Retirar o termômetro do ouvido e limpar a ponta com algodão ou gaze com álcool. O termômetro infravermelho de ouvido é muito rápido e de fácil leitura, porém exige que se compre regularmente cápsulas protetoras de plástico que tornam o uso do termômetro mais caro.

Como usar o termômetro da testa?

  • Para usar este tipo de aparelho da forma correta, deve-se: 1 Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero; 2 Encostar o termômetro na testa na região acima da sobrancelha, no caso de as instruções do termômetro recomendarem o... 3 Ler o valor da temperatura que sai imediatamente e retirar o termômetro da testa. More ...

Como usar o termômetro de ouvido e de testa?

  • Existem termômetros infravermelhos de ouvido e de testa e os dois tipos são muito práticos, rápidos e higiênicos. Para usar o termômetro de ouvido, também conhecido como termômetro timpânico ou auricular, deve-se:

Como funciona o termômetro de vidro?

Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade. O elemento mercúrio é o único metal líquido em baixas temperaturas, é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C.

Qual o princípio de funcionamento do termômetro de dilatação de líquido?

O principio funcional dos termômetros de dilatação volumétrica de líquidos é a expansão ou contração volumétrica do líquido (ou gases), em função da variação de suas temperaturas.

Quais são os tipos de líquidos mais utilizados no termômetros de vidro?

Os líquidos mais usados são:.
Álcool ;.
Pentano;.
Mercúrio, linear e com fator de expansão de 0,005%/ °C. Assim, o volume do bulbo deve ser cerca de 10.000 vezes o volume do capilar entre duas marcações separadas por 0,5 °C..

Como é o funcionamento do termômetro de coluna líquida?

Estes termômetros caracterizam-se por serem constituídos de um reservatório de vidro cheio de líquido, em comunicação com um tubo capilar também de vidro. Uma escala é associada ao tubo, de modo que a temperatura possa ser lida em função da altura atingida pelo líquido no tubo.