Como é bom que os irmãos vivam em união

Salmos 133:1-3 ARC

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

ARC: Almeida Revista e Corrigida

Planos de Leitura e Devocionais Gratuitos relacionados com Salmos 133:1-3

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre." Salmos 133:1-3

Pensamento: Viver em comunhão no lar, no trabalho, na igreja e na sociedade deve ser nossa motivação diária. Precisamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor, ajudando uns aos outros, vivendo sempre em união, pois é na unidade que o Espirito Santo de Deus derrama seu óleo sobre nós. E ainda mais, é na unidade e na comunhão que o Senhor ordena Sua benção e a vida para sempre.

Oração: Pai querido, eu peço que o Senhor ajude a me relacionar bem com a minha família, meus colegas e com meu próximo. Ajuda-me a entender que não há ninguém perfeito, e as pessoas cometem erros, e caso alguém falhe, e me cause alguma ofensa ou algum dano, que eu possa estar pronto para perdoar. Ajuda-me a não me deixar envolver em intrigas, discussões e confusão que causam inimizades e desunião. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Quão bom e quão suave é
que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça,
que desce sobre a barba, a barba de Arão,
e que desce sobre a gola de suas vestes.
É como o orvalho de Hermon,
que desce sobre os Montes de Sião,
porque ali o Senhor ordena a benção
e a vida para sempre."
Salmo 133.

Esse Salmo resume a vida da igreja, a necessidade de união entre os fiéis. União parece algo óbvio, mas na verdade é algo que hoje está em falta na prateleira de muitas igrejas. Eu já sofri muito com isto e sei o que é sofrer devido a falta de união na igreja Dizem que a igreja é uma família e realmente é. A família, em geral, é desunida e nesse aspecto a igreja realmente é uma família. Às vezes até no púlpito da igreja não existe união. Já vi casos em que havia obreiros que nem se falavam. Terminava o culto e alguns obreiros não se cumprimentavam. Já vi casos de brigas dentro da igreja, no recinto sagrado. Discussões e até empurrões que exigiam a presença do bloco do "deixa disto, para com isto" e só assim era possível adiar aquela discussão seguida de empurrões.

O Salmo 133 fala da necessidade da união na igreja e em todo lugar. Esse Salmo é um dos menores, mais lidos e mais conhecidos da Bíblia. O salmista, fazendo uso de uma metáfora, evoca o orvalho do monte Hermon que desce sobre os montes de Sião. Antes, porém, ele se refere, ou compara a união como um óleo precioso o qual desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce sobre a gola de suas vestes. O óleo santo e precioso nos fala do Espírito Santo, a unção, o perfume, a sua importância no contexto da vida do sacerdote. Essas palavras são tocantes e reverberam na mente e no coração de todo leitor da Bíblia. A ação do Espírito Santo é algo maravilhoso na vida do crente. Temos o nosso Pentecoste particular, podemos sentir e fruir esse gozo espiritual e real. A união é fundamental, sem ela não existe igreja, não existe poder, nem ação espiritual. Se a união é importante nas camadas sociais, ela é mais importante ainda nos meios espirituais. Em todo relacionamento, em toda ação que demanda produção, crescimento e ação tem que haver união. Para fazer força tem que contar até 3 e todos se esforçarem ao mesmo tempo: 1,2,3 e já! Se um se desencontrar do grupo dificilmente haverá êxito. Quando eu via a igreja orar junto eu não entendia, pois fui criado numa igreja tradicional em que uma pessoa orava e as demais ficavam caladas e me acostumei com aquele modelo. Enquanto uma pessoa orava as demais simplesmente escutavam . Não era uma oração coletiva, unânime e participativa. Quando, na minha adolescência, comecei a frequentar uma igreja pentecostal em que as pessoas oravam juntas num verdadeiro clamor eu estranhei muito, mas logo entendi e vi o efeito daquela oração. Isto fala de união na oração e está relacionado com vários textos bíblicos como em Atos 2, na descida do Espírito Santo. Portanto, a união é fundamental porque é um conjunto de forças. "Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união". Qualquer equipe, fundamentalmente deve estar unida para obter êxito. Seja na guerra ou na paz deve-se ter o mesmo espírito, o mesmo objetivo para que se alcance o resultado. Se na vida cotidiana é assim, imagina na vida espiritual.

Paulo dá exemplo do corpo, em que todos os órgãos precisam um do outro, nenhum pode dizer: eu não preciso de ti. Uma equipe trabalha consciente da necessidade de ser unida. Isto é válido para todos os esportes, para todas as atividades e não seria diferente na vida espiritual, na vida da igreja. Infelizmente, como já foi dito acima, isto hoje raramente acontece e esta é a razão de haver tantas igrejas fragmentadas, dividias e até perdidas no seu propósito básico.

Precisamos ler mais, meditar mais e aplicar mais o Salmo 133 às nossa vidas.

Os artigos e coment�rios publicados na se��o Palavra do Leitor s�o de �nica e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e n�o representam a opini�o da Editora ULTIMATO.

Qual e o significado do Salmo 133?

Interpretação do Salmo 133 O salmo 133 em estudo começa pelo versículo 1 e 2 e que se refere à união com grande satisfação e amor. A expressão ” … quão bom e quão suave” passa o sentido de um significado que expressa o agradável prazer e sensação recompensadora.

Como e bom viver em comunhão com os irmãos?

1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! 2 É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até à gola das suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião.

Como e bom viver em união versículo?

Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união / É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce sobre a gola de suas vestes / Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os Montes de Sião, porque ali o senhor ordena a benção e a vida para sempre." É o Salmo da ...

O que diz o Salmo 133 versículo 1?

1 Oh, quão bom e quão agradável é que os airmãos habitem em bunião!