Como entrar na conta bancária de outra pessoa

Bom dia! Quando tinha 16 anos trabalhei na cidade de São Paulo, minha patroa abriu uma conta em meu nome no Bradesco mas como não tinha CPF foi aberto com o dela. Isto aconteceu em 1980 Fui ao banco me disseram que a conta está ativa, mas não posso fazer nada pois o CPF não é meu. Não tenho como localizar a pessoa que fez com o cpf dela. Que devo fazer? Obrigado pela atenção.

Respostas

3

  • Como entrar na conta bancária de outra pessoa

    Olá Suely,

    No seu caso, deve-se fazer uma carta pedindo a atualização dos dados cadastrais junto ao Banco. Caso não dee certo, somente será resolvido pela via judicial.

    Espero ter ajudado.

    Luiz Fernando Pereira
    Advogado
    [email protected]

  • S

    Suely Barbosa Quinta, 27 de março de 2014, 12h41min

    Boa tarde Dr. Luiz Fernando!

    Obrigado pela atenção. Esta conta foi aberta Poá(SP) . Agora moro no estado de Minas Gerais.
    Posso fazer esses procedimentos pelo banco de minha cidade?
    Suely Barbosa

  • T

    Tiago Modolo Bastos Quinta, 27 de março de 2014, 14h20min

    Deixe isso prá lá, pois pode ser alegado, em caso de cobrança, que se trata de homônimo.

    E outra - Banco abrir conta em nome de um com CPF de outro e estar ciente disso - Acredito que isto não poderia ser feito; mas está feito é é problema do Banco e do Titular do CPF.

    Como o banco mesmo te informou - O CPF não é seu, então está resolvido.

    Se porventura existir uma dívida relacionada a esta conta o banco não poderá cobrar de você, pois o nome é igual e o CPF não, logo não se trata da mesma pessoa.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Abrir uma conta em um banco já foi motivo de bastante dor de cabeça: entrega de documentação, entrevistas com gerentes, entre outros motivos que faziam os clientes até desistirem. O avanço da tecnologia, contudo, deixou tudo mais simples, rápido e fácil.

Na era digital, você nem precisa mais sair de casa para se tornar cliente de um banco. Basta escolher uma instituição financeira, enviar fotos do documento tiradas pelo próprio celular e mais alguns cliques depois a conta já está aberta.

Mas, apesar dessa facilidade ser maravilhosa e trazer muitos benefícios tanto para os bancos como para os clientes, ela também pode ser utilizada por golpistas…

Os vazamentos de dados são cada vez mais completos com nome, RG, CPF, endereço, nome dos pais, certo? E você já parou para pensar que com todos esses dados em mãos um golpista poderia simplesmente criar documentos falsos e conseguir abrir uma conta bancária em seu nome?

Realmente isso é bem assustador! Os criminosos poderiam utilizar essa conta bancária para fazer empréstimos, pedir cartões de crédito ou ainda para lavar o dinheiro vindo de golpes aplicados na internet, por exemplo. Imagine a dor de cabeça que isso poderia causar: de repente chega uma cobrança em sua casa de um empréstimo bancário que você nem ao menos sabe do que se trata!

Mas calma, antes de se desesperar e ir de banco em banco atrás dessa informação, saiba que existe uma maneira de consultar em quais instituições financeiras você tem uma conta aberta – e também sem sair de casa.

O Banco Central (Bacen) possui uma ferramenta chamada Registrato, que permite que qualquer um realize essa consulta on-line. Para isso, basta apenas ter uma conta gov.br e acessar o site!

No local, é possível tirar extratos para consultar informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome, a lista de bancos que você possui conta ou algum tipo de relacionamento, suas chaves PIX cadastradas em bancos, dívidas inscritas em seu nome no Cadin Federal, entre outras informações.

Além do Registrato, outra forma de saber se existem transações bancárias sendo realizadas em seu nome é por meio do sistema de proteção do Serasa – você pode baixar ou pedir para receber o alerta por e-mail (esse serviço tem uma taxa mensal). Como quase todas empresas consultam o Serasa, o sistema de proteção vai avisar se alguém tentou fazer um financiamento ou empréstimo em seu nome.

Fez as consultas aí? Espera, quer dizer que tem uma conta aberta em seu nome?

Calma, vou te explicar o que fazer em casos como esses!

  1. O primeiro passo é entrar em contato com o banco ou instituição financeira (pode ser por qualquer canal de atendimento, não necessariamente você precisa ir a uma agência) e informar que não foi você quem abriu aquela conta. Peça o bloqueio imediato!
  2. Faça um Boletim de Ocorrência, afinal criminosos podem estar usando seu nome para lavar dinheiro.
  3. Não deixe de realizar um Boletim de Ocorrência, mesmo que o problema seja rapidamente resolvido. “O Boletim de Ocorrência é importante por conta da finalidade que o criminoso pode estar utilizando aquela conta que foi aberta em nome de outra pessoa. Se o fraudador usou para lavagem de dinheiro, a falta do B.O. pode trazer problemas futuros para aquela pessoa”, explica Fernando Guariento, Head de Professional Services do AllowMe.

Artigo escrito por Felipe Oliveira

Felipe Oliveira é jornalista apaixonado por futebol, mas decidiu levar os esportes apenas como lazer depois trabalhar direto da redação em uma edição de Jogos Olímpicos e uma Copa do Mundo. Formado também em Direito, desde 2019 aceitou o desafio de escrever sobre tecnologia e, em 2021, atuar com marketing no mercado de prevenção à fraude e pagamentos digitais. No tempo livre gosta de assistir a jogos de futebol e matar a saudade da infância com canais de YouTube sobre games antigos.

Como tirar dinheiro de conta de outra pessoa?

Recomenda-se que, caso esteja em uma situação excepcional e precise realizar o saque para outra pessoa, o faça pelos caixas eletrônicos ou portando uma procuração. Porém, é necessário mencionar que todos os bancos e instituições financeiras recomendam que apenas o titular da conta tenha acesso ao seu cartão e senha.

Como acessar contas bancárias de outras pessoas?

É possível consultar a relação de todas as contas bancárias existentes em um CPF, mas esse tipo de consulta só pode ser feito com a autorização do responsável pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou mediante ordem judicial.

Quem pode ter acesso a uma conta bancária?

Desde que nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram a validação da Lei Complementar Nº 105/2001, em 24 de fevereiro deste ano, qualquer contribuinte, pessoa física ou jurídica, pode ter seus dados bancários acessados pela Receita Federal sem autorização judicial.

Como ter acesso a conta bancária pelo CPF?

O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada de REGISTRATO, por meio dela é possível verificar a existência de qualquer conta bancária em seu CPF, o sistema também informa o limite de crédito que possui em cada instituição financeira.