Como era a atmosfera primitiva da Terra ela possuía oxigênio ou não por quê?

Como era a atmosfera primitiva da Terra ela possuía oxigênio ou não por quê?

A atmosfera que cerca nosso planeta nem sempre teve a composição atual. Desde o início da formação do nosso planeta o atmosfera primitiva sua composição vem mudando ao longo do tempo, dependendo das características do planeta e das condições ambientais. Sabemos que a atmosfera nada mais é do que a camada de gases que envolve um corpo celeste e que são atraídos por ela pela força da gravidade. Eles nos ajudam a nos proteger da radiação solar ultravioleta, controlar a temperatura e evitar que meteoritos entrem em nosso planeta.

Portanto, vamos dedicar este artigo para contar tudo o que você precisa saber sobre a atmosfera primitiva e como ela foi criada.

Índice

  • 1 Atmosfera primitiva
  • 2 Camadas da atmosfera
  • 3 Criação da atmosfera primitiva
  • 4 Mudanças na composição

Como era a atmosfera primitiva da Terra ela possuía oxigênio ou não por quê?

Estamos falando de um conjunto de gases que é circundado por nosso planeta, pois são atraídos pela ação da gravidade. É uma camada de gás que ela nos protege do sol e que sem ela a vida não se desenvolveria como a conhecemos. Em nosso planeta, a atmosfera é atualmente composta de nitrogênio, dióxido de carbono, oxigênio e argônio. Em menor grau, é constituído por água, que é o que forma as nuvens, e outros compostos como poeira, pólen, resíduos respiratórios e reações de combustão. Sabemos que nossa atmosfera é mais do que gases, poeira e água. Se nesta atmosfera a vida na terra não fosse possível.

A principal missão é nos proteger da radiação solar ultravioleta e controlar sua temperatura. Além disso, ajuda a prevenir a entrada de grandes meteoritos em nosso planeta. Sabemos que nem todas as atmosferas dos planetas que compõem o sistema solar são iguais. Existem alguns que são mais profundos como o de Saturno, que São 30.000 quilômetros da base até a última etapa. Por outro lado, o do nosso planeta é três vezes menor, tendo cerca de 10.000 quilômetros de profundidade.

Camadas da atmosfera

Como era a atmosfera primitiva da Terra ela possuía oxigênio ou não por quê?

A verdade é que a atmosfera define muitas condições de superfície que encontramos. Eles são todos diferentes. Nossa atmosfera possui 4 camadas distintas. Temos a troposfera que é rica em oxigênio, vapor de água. Nele ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos que conhecemos, incluindo chuvas, ventos e neve. Para chegar a essa altitude no final da troposfera, você precisa de uma aeronave especializada, capaz de atingir grandes alturas.

A segunda camada da atmosfera é conhecida como estratosfera. É um local seco onde não ocorrem fenômenos meteorológicos. Os aviões não podem chegar lá porque não há ar suficiente para sustentá-los. No entanto, balões de ar quente podem vir. Eles são seguidos pela mesosfera. É a camada pela qual passam as estrelas cadentes. Quando queremos ver os típicos assombrados, temos que saber que eles passam pela mesosfera. Eles são meteoróides que se desintegraram no penúltimo estágio da atmosfera e passam por aqui.

A termosfera é a penúltima camada da atmosfera da Terra em que ocorre a aurora boreal e a órbita do ônibus espacial. Finalmente, existe a exosfera. É aquela que, junto com as demais camadas, protege a vida terrestre de maneira irregular. Sua função principal o de nos proteger contra os raios gama que vêm do sol.

Criação da atmosfera primitiva

Como era a atmosfera primitiva da Terra ela possuía oxigênio ou não por quê?

A atmosfera primitiva foi criado há aproximadamente 4.500 bilhões de anos. O processo de formação da atmosfera primitiva pode ser dividido em 4 etapas. A primeira coisa a se ter em mente é que nem sempre foi o ambiente ideal para a formação da vida. Nosso planeta não possuía esse ambiente ideal para o desenvolvimento da vida. A Terra, 4.500 atrás, era um planeta muito ativo geologicamente. Havia grandes emanações vulcânicas que se encarregaram de criar a atmosfera primitiva. Essa atmosfera era composta de vapor d'água, dióxido de carbono, enxofre e nitrogênio. Nesse ponto da formação da atmosfera primitiva, o oxigênio mal estava presente e os oceanos não existiam.

No segundo estágio de formação vemos que, à medida que o planeta esfria, o vapor d'água pode se condensar e reportar aos oceanos já que choveu muito tempo. À medida que a água descia, o dióxido de carbono reagia com as rochas da crosta terrestre para criar carbonatos. Esses carbonatos são essenciais para a formação da vida e para que os mares sejam salgados como é o caso hoje.

A terceira etapa ocorre há cerca de 3.500 bilhões de anos. É aqui que as bactérias aparecem, elas são capazes de fotossíntese. Dizendo, essas bactérias são capazes de produzir oxigênio. Essa produção de oxigênio facilitou o desenvolvimento da vida no meio marinho. Assim que a atmosfera teve oxigênio suficiente, um quarto estágio começou. Nesta fase encontramos a atmosfera e um conjunto de muitas variáveis ​​ambientais que são responsáveis ​​por criar as condições necessárias à evolução dos grandes organismos. De toda essa evolução, nascem animais capazes de respirar ar.

Mudanças na composição

Várias composições da atmosfera primitiva ao reinado em nosso planeta, dependendo do período geológico em que nos encontramos. Estamos falando de composições que variam entre uma atmosfera com redução do percentual de oxigênio em proporção ao restante dos gases. O nitrogênio sempre esteve presente, pois é um gás considerado inerte por não reagir ou é muito difícil para ele reagir.

Dessa forma, conseguimos chegar à atmosfera atual que contém os gases gerados em cada uma das etapas anteriores que discutimos. Esses gases são mantidos em movimento contínuo pela ação dos ventos e das chuvas. O principal motor do vento são os raios solares vindos do sol que causam mudanças em suas densidades. Graças a essa dinâmica atmosférica, os humanos e outros organismos vivos podem respirar. Sem esses gases não haveria vida no planeta.

Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre a atmosfera primitiva e sua formação.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Tinha oxigênio na Terra primitiva?

Segundo essa teoria, na atmosfera da Terra primitiva não havia oxigênio (O2) e nitrogênio (N2), sendo o ar composto de gases como metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O).

Porque não havia oxigênio na atmosfera primitiva?

Durante milhões de anos, o interior da Terra manteve uma temperatura elevada atingida durante sua formação, mas o esfriamento progressivo reduziu a quantidade de gases vulcânicos que surgiam em seu interior. Esses gases eram os que, ao reagir com o oxigênio, o retiravam da atmosfera.

Como surgiu o oxigênio na atmosfera primitiva?

Cerca de um quinto de todo ar que você respira é composto por oxigênio. O elemento químico inundou a atmosfera terrestre há mais de dois bilhões de anos e é fundamental à vida. Mas de onde ele veio? Foi o início da inundação de oxigênio, conhecida como “Evento da Grande Oxidação”, que mudou a vida na terra para sempre.

Como era a composição de gases da atmosfera primitiva?

Nessa época, a atmosfera da Terra primitiva apresentava características físico-químicas marcantes (Jardim, 2001): au- sência do gás oxigênio; predomí- nio de gases como metano, gás carbônico, nitrogênio e amônia, além de quantidades significativas de sulfetos e cianetos.