Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?
Temática – História – Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses. Disponível em: <>. Acesso em: 28 de Setembro de 2021.

Esta aula procura caracterizar, em seus traços gerais, a vida dos povos indígenas que viviam neste território que viria a ser o Brasil antes de 1500.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses

HISTÓRIA| Eaja | 7ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses

Quando os portugueses chegaram a este território que viria a ser o Brasil, em 1500, encontraram-no povoado. Em torno de 5 milhões de pessoas viviam aqui, sendo que a maioria dessa população estava no litoral. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling caracterizam quatro áreas do atual território brasileiro ocupado pelos indígenas às vésperas da chegada dos portugueses.

1. Litoral

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Aldeia indígena ou taba – Gravura de AF Lemaitre. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Taba_indigena.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

A costa, o litoral, por onde os portugueses chegaram, era ocupada por uma população homogênea. De norte a sul, era habitada pelo povo tupi-guarani, composta de aproximadamente dois milhões de indivíduos. Praticavam a pesca, a caça e a agricultura de coivara; também desfrutavam de recursos fluviais e marítimos. A base alimentar era o milho e a farinha de mandioca. Eram organizados em aldeias de 500 a 2 mil pessoas que se ligavam a outros grupos por laços consanguíneos. A guerra era uma atividade importante desses povos.

2. Campos do cerrado

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Cerrado no ano de 2014. Foto de Fabricio Carrijo. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerrado_-_panoramio_(4).jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

Os campos do cerrado eram ocupados pelos povos Jês, donos de uma sofisticada economia e cosmologia. Praticavam a horticultura a milênios, desenvolviam a cerâmica desde a pré-história. Viviam em assentamentos em forma de anel de 800 a 1500 pessoas, cultivavam milho e batata doce. Os Jês são móveis, têm grandes aldeias, tecnologia de subsistência simples, adornos corporais elaborados, não possuem chefes supremos, mas têm estruturas de prestígio e instituições comunitárias e cerimoniais notáveis.

3. Região do Xingu

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Parque indígena do Xingu no ano de 2007. Foto de Pedro Biondi. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

A região do rio Xingu possuía um sistema multiétnico e multilinguístico, mas culturalmente homogêneo. Eram sedentários, plantavam mandioca e pescavam. Nos séculos XV e XVI, existia uma sociedade populacionalmente numerosa com interação social, longe de ter grupos isolados. Desenvolveu-se nessa região um modelo de chefia e distinção social onde a hierarquia se combinou com autonomia política.

4. Várzea do Amazonas

Como era a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses?

Terra indígena Vale do Javari no ano de 2018. Foto de Bruno Kelly. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/amazoniareal/39786660233/in/photostream/>. Acesso em: 27 de novembro de 2021.

A várzea do Amazonas era marcada pela ocupação descontínua ao longo deste rio. O tamanho das aldeias variava, algumas chegavam a ter sete quilômetros ao longo do rio com estrutura pública e atividades político-cerimoniais. Os povos dessa região praticavam a pesca e a agricultura, milho e mandioca eram os produtos principais. A cerâmica era uma atividade importante. Desenvolveram-se muitos sistemas políticos, mas com predominância do cacicado: sistema político de chefias centralizadas, em que um líder supremo tinha poderes sobre aldeias e distritos hierarquicamente subordinados.

Atividade

Questão 1 – Quais as áreas ocupadas pela população indígena, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, citadas no texto?

Questão 2 – Tendo em vista a ocupação deste território muito antes da chegada dos portugueses em 1500, avalie a atitude deles tomarem posse destas terras como se elas fossem desocupadas.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EAJAHI0628) Analisar as formas das organizações sociais, políticas e religiosas das sociedades indígenas brasileiras nos tempos da conquista.
Referências:  SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Como era a cultura dos índios antes da chegada dos portugueses?

Os índios, antes da colonização, viviam de maneira autônoma, sem a presença de elementos políticos e governamentais e de Estado. A gestão era coletivista, baseada na cooperação entre os membros de uma mesma tribo e em alianças e guerras entre tribos diferentes.

Como é a cultura dos povos indígenas?

As culturas indígenas são, via de regra, baseada na oralidade. Contudo, mesmo na ausência da escrita, uma diversidade de sinais e de outras formas gráficas cumprem o papel comunicativo. As tribos costumam manter entre si laços de parentesco e reciprocidade, em famílias monogâmicas ou poligâmicas.

Qual era os hábitos e costumes dos povos indígenas?

Principais costumes dos índios brasileiros: - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música. Costumam pintar o corpo nestes eventos.