Como explicar o verdadeiro sentido da Páscoa para educação infantil?

Como explicar o verdadeiro sentido da Páscoa para educação infantil?

Prezados pais,

Amanhã é a Páscoa, que é uma festa cristã que celebra a ressureição de Jesus. Saiba como fugir do exagero consumista e resgatar o verdadeiro sentido da Páscoa. Veja algumas atividades que separamos para que os significados da data não sejam deixados de lado:

Gincana

Faça perguntas sobre a história da Páscoa e premie com pequenos ovos de chocolate para quem acertar as respostas. A brincadeira é divertida e rica ao mesmo, assim as crianças entendem melhor o que significa a data.

Amigo ovo

A brincadeira é igual o amigo secreto de fim de ano. Faça um sorteio com as crianças e os amiguinhos para elas fazerem troca de ovos de chocolate e aprenderem a compartilhar.

Corrida dos ovos

O ideal é que a brincadeira seja feita em um local amplo como o quintal. Para evitar sujeira cozinhe os ovos antes da brincadeira começar. As crianças devem correr até um determinado ponto segurando a colher com o ovo na boca. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair ganha um ovo de Páscoa.

Pintar ovos

Reuna as crianças para pintarem ovos de galinha. Uma dica é cozinhar os ovos antes da atividade. Os ovos devem ser pintados para estimular a imaginação das crianças e depois serem presenteados para pessoas que elas gostem.

Caça ovos

Esta é a brincadeira mais popular entre todas e nunca sai de moda. Logo pela manhã, conte para as crianças que o coelhinho escondeu ovos pela casa toda. Uma dica é fazer placas caseiras com pistas e espalhar pela casa. Você pode espalhar adesivos de patas também, como se fossem as pegadas do coelho.

Que essa Páscoa seja muito divertida, que as crianças consigam entender o seu verdadeiro significado e que a família fique ainda mais unida.

Desejamos uma Feliz Páscoa para todos os pais e alunos  🐰🐇

INDAIAL - "Pedro é um menino alegre e esperto. Ele mora lá na Inglaterra, onde agora está terminando o Inverno e começando a Primavera. A neve está derretendo, os ramos verdes e as flores começam a renascer. Pedro, sua mãe e seu pai foram passar o final de semana de Páscoa no sítio do vô John e da vó Ana. Quanta alegria, abraços e beijos na chegada! Vovó Ana havia feito chocolate quente para aquecer a todos. Para o almoço, vovó pediu ao vovô John buscar alguns ovos no galinheiro. Pedro logo foi dizendo: "- Eu vou junto!" Enquanto vovô catava os ovos, Pedro ficou observando uma galinha chocando meia dúzia de ovos. E, surpresa, naquele instante os ovos começaram a rachar e os pintinhos a nascer. "- Olha vovô!" - gritou Pedro. John, homem de muita fé, aproveitou para explicar ao neto que os ovos são um símbolo da Páscoa porque, assim como os pintinhos saem da casca do ovo, lembram Jesus Cristo que saiu do túmulo. Ele ressuscitou e vive eternamente! Em seguida, Pedro e vovô estavam à caminho de casa quando avistaram um coelho saindo da toca, pois a neve havia derretido quase por completo. O neto exclama eufórico: "- Olha vovô!" O velho John novamente aproveita para explicar que o coelho também é um símbolo da Páscoa porque, assim como ele sai da toca, lembra Jesus que saiu do túmulo. O Filho de Deus ressuscitou e vive eternamente!"

A pequena história foi contada a nossa redação pelo pastor Edson Pilz, como um exemplo da maneira mais propícia para ensinar às crianças qual o verdadeiro significado de uma data tão emblemática para os cristãos. Através da utilização de símbolos que estão diante dos olhos das crianças o tempo todo.

"O que fica bem visível para as crianças nesta época, sobretudo para as menores, são as decorações que invadem as cidades, como os coelhos e ovos de Páscoa. O que podemos fazer é aproveitar estes artigos, que em um primeiro momento não remetem a Jesus Cristo, para fazer a conexão com o verdadeiro significado da Páscoa", orienta também o padre Marcelo Martendal. Ele complementa que estes ensinamentos devem ser passados em etapas, respeitando a idade da criança. "É importante que os pais levem os filhos para participar das celebrações, pois aos poucos eles irão absorver as informações, assim também é fundamental o diálogo em casa. Mais tarde, as crianças ingressarão na catequese, que também irá trabalhar este tema de forma direta e mais completa".

Para concluir, pastor Pilz deixa uma reflexão: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (João 15.13). A Páscoa é a festa da ressurreição, é a festa da vida! Vida que Deus quer para todas as pessoas e para a criação. E ter vida significa dizer não às drogas e à violência; significa ter alimento, saúde, lar, proteção, trabalho, educação, respeito, justiça, amor... para todos".

Como explicar para a criança o verdadeiro sentido da Páscoa?

Essa festa relembra todo o processo de crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da visão dos cristãos, a Páscoa é uma celebração que evidencia o caráter divino de Cristo, pois, após seu sacrifício (a crucificação), a humanidade foi redimida de seus pecados.

Como explicar o verdadeiro sentido da Páscoa?

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

O que ensinar sobre a Páscoa para educação infantil?

Confira 8 atividades para a Semana da Páscoa na escola:.
Coelhinho da Páscoa mandou… ... .
Caça aos ovos de Páscoa na escola. ... .
Coelhinho sai da toca. ... .
Mímica de Páscoa. ... .
Mural de Páscoa na escola. ... .
Páscoa na escola com a mão na massa. ... .
O pulo do coelho. ... .
O rabo do coelho..

Como abordar o tema Páscoa na educação infantil?

Fale sobre as tradições, os símbolos, os ovos de páscoa e etc. E então busque ir além. Apresente a data como uma oportunidade de estimular as crianças a criar uma celebração significativa e que nela há valores muito importantes de serem explorados. Mostre que a Páscoa é um ótimo momento para adotar novas atitudes.