Como fazer o teste do

Como fazer um teste rápido de antígeno (autoteste) nasal

Primeiro, lave bem suas mãos.

Abra a caixa do teste rápido de antígeno (autoteste).

Leia as instruções fornecidas cuidadosamente

e certifique-se de que o teste não esteja vencido.

Insira a ponta macia do cotonete até o final de uma narina.

Gire o cotonete na narina por 15 segundos.

Repita esse passo na outra narina.

Insira a ponta macia do cotonete no tubo fornecido e mexa 10 vezes.

Aperte o tubo enquanto retira o cotonete.

Tampe o tubo.

Adicione de 3 a 4 gotas da amostra ao dispositivo de teste.

Aguarde 10–20 minutos e leia o resultado.

Positivo

Você está com COVID-19.

Negativo

Você não está com COVID-19.

Inválido

O teste não funcionou.

Você deve fazer outro.

Descarte o teste e lave suas mãos novamente.

Para mais informações, acesse www.health.gov.au ou ligue para a linha direta National Coronavirus Helpline em 1800 020 080. Selecione 8 para serviços gratuitos de interpretação.

English transcript:

Start by washing your hands thoroughly. 

Open the rapid antigen test box. 

Check the instructions for your test 

and make sure it has not passed its expiry date. 

Insert the soft end of the stick into one nostril all the way. 

Move the stick around in the nostril for 15 seconds. 

Repeat for your other nostril. 

Put the soft end of the stick in the tube and stir 10 times. 

Squeeze the tube as you remove the stick. 

Put the cap on the tube. 

Squeeze 3 to 4 drops into the well on the test. 

Wait 10 to 20 minutes and read the result. 

Positive: You have COVID-19. 

Negative: You do not have COVID-19. 

Invalid: The test did not work. You need to do another. 

Put the test in the bin and wash your hands again. 

For more information, go to www.health.gov.au or call the National Coronavirus Helpline on 1800 020 080. Select 8 for free interpreting services. 

Como fazer o teste do

Downloads

Como fazer um teste rápido de antígeno (autoteste) nasal

We aim to provide documents in an accessible format. If you're having problems using a document with your accessibility tools, please contact us for help.

Publication date: 

5 April 2022

Intended audience: 

General public

Language: 

Portuguese - Português

O teste de gravidez que se compra na farmácia e que dá para fazer em casa é bastante confiável, desde que seja feito corretamente, ou seja, após o primeiro dia do atraso menstrual. 

Este tipo de teste mede a presença de hormônio beta hCG na urina, que só é produzido quando a mulher está grávida, e que vai aumentando ao longo das primeiras semanas de gestação. Por isso, um teste positivo significa que a mulher está produzindo beta hCG e, dessa forma, as chances e estar grávida são muito elevadas.

É importante que a mulher não faça este teste antes do atraso, porque pode dar um falso negativo, já que a quantidade de hormônio na urina ainda é muito pequena e pode não ser detectada pelo teste.

Qual o melhor dia para fazer o teste de gravidez

O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, se o resultado desse primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada, ou se existirem sintomas sugestivos de gravidez, como leve corrimento vaginal cor de rosa ou mamas doloridas, o teste deve ser repetido dentro de 3 a 5 dias, já que os níveis do hormônio beta HCG podem estar mais elevados, sendo facilmente detectados.

Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Atualmente, já existem alguns testes de gravidez, chamados de "antecipados", que podem detectar uma possível gravidez até 6 dias antes do atraso. No entanto, caso o resultado seja negativo, o teste deve ser repetido no dia do atraso.

Como fazer o teste de gravidez em casa

O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade de hormônio hCG No entanto, o resultado do teste também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de se aguardar pelo menos 4 horas sem urinar.

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Urinar em um recipiente limpo;
  2. Tirar a tampa do teste e mergulhar a ponta absorvente na urina;
  3. Esperar 5 segundos (ou o tempo indicado na embalagem) e retirar;
  4. Colocar o teste em uma superfície plana, como uma mesa.

Por fim, deve-se aguardar entre 1 a 5 minutos (ou de acordo com a embalagem), pois é o tempo que pode demorar a aparecer o resultado do teste.

É importante lembrar que a forma de utilização de alguns testes pode variar e, por isso, é sempre importante ler as instruções do produto.

Como saber se o teste está funcionando

O teste está funcionando corretamente sempre que surge pelo menos uma risca em até 10 minutos depois de iniciado o teste. Essa risca aparece na janela de "controle", que fica do lado da janela de resultado e que pode estar identificada com a letra "C".

No caso dos testes digitais, a janela de controle não está visível e, por isso, o aparelho indicará caso o teste não esteja funcionando, podendo mostrar um erro na tela ou mantendo a tela em branco.

Sempre que o teste não estiver funcionado corretamente, indiferente do tipo, é recomendado repetir o processo, utilizando um novo teste.

Como saber se deu positivo ou negativo

Os resultados do teste de gravidez podem ser:

  • Duas riscas: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez. Mesmo que uma das linhas pareça mais "apagada";
  • Uma risca: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada;
  • "+": resultado positivo, indicando uma gravidez. Mesmo que o símbolo "+" pareça estar um pouco "apagado";
  • "-": resultado negativo, indicando que não é gravidez ou que ainda é muito cedo para que seja detectada.

Geralmente, após 10 minutos, o resultado pode ser alterado por fatores externos, por isso, não se deve levar em consideração caso o resultado altere após esse tempo.

Resultado falso negativo

O teste de gravidez pode dar um resultado "falso negativo" quando o teste é feito muito cedo e ainda não existe quantidade de beta hCG suficiente na urina. Isso acontece especialmente quando o teste é feito antes do atraso da menstruação. Veja as principais razões para o teste de gravidez dar negativo.

Resultado falso positivo

O resultado "falso positivo" acontece quando a mulher apresenta um resultado positivo, repete o teste e apresenta um resultado negativo. Isso geralmente acontece devido a um aborto espontâneo, que é um acontecimento relativamente comum nas primeiras semanas de gestação. Caso isso aconteça, é aconselhado consultar um ginecologista, especialmente se for frequente, já que pode indicar algum problema de fertilidade que precise de tratamento. Confira as 7 principais causas de infertilidade na mulher.

Teste online para saber se está grávida

Em caso de suspeita de gravidez, é importante observar o surgimento de sintomas característicos, como aumento da sensibilidade das mamas e leve cólica abdominal. Faça nosso teste online e veja se pode estar grávida:

Os testes populares caseiros funcionam?

Testes caseiros de gravidez conhecidos popularmente, em que se utiliza uma agulha, pasta de dente, cloro ou água sanitária, não devem ser feitos porque não são confiáveis. Veja os principais testes populares e porque não funcionam.

Para garantir o resultado, a melhor escolha para confirmar a gravidez é fazer o teste da farmácia ou o exame de sangue feito em laboratório, porque permitem avaliar a quantidade de beta hCG no sangue ou na urina, possibilitando a confirmação da gravidez.

E se o homem fizer o teste de gravidez? 

Se o homem fizer o teste de gravidez, usando sua própria urina, existe a possibilidade de se observar um resultado 'positivo', o que indica a presença do hormônio beta hCG em sua urina, que não está relacionado com a gravidez, mas sim com uma grave alteração de saúde, que pode ser câncer. Nesse caso, deve ir ao médico o quanto antes para realizar exames que possam indicar o seu estado de saúde e iniciar o tratamento prontamente.