Como foi a participação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio no handebol?

A seleção brasileira feminina de handebol está fora das Olimpíadas de 2020. A equipe perdeu para a França por 29 a 22 na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília) pela última rodada da primeira fase e não conseguiu uma vaga nas quartas de final. 

O Brasil terminou a fase de grupos com três derrotas, uma vitória e um empate em cinco partidas. A chave do time brasileiro era chamada de “grupo da morte” em razão do alto nível das equipes. Das seis seleções, somente as quatro primeiras avançavam. 

A seleção brasileira começou bem a campanha olímpica, com um empate com as russas, atuais campeãs, e uma vitória sobre a Hungria. Depois, se complicou com derrotas para Espanha e Suécia, além da França.

As brasileiras não ficavam fora das quartas de final das Olimpíadas desde os Jogos de Pequim, em 2008. Nas últimas edições, terminaram em sexto lugar em Londres-2012 e em quinto no Rio-2016. Em 2013, o Brasil foi campeão mundial, porém jamais subiu no pódio olímpico.

‘Deixamos nosso coração na quadra’, diz goleira

Na partida contra as francesas, as brasileiras entraram na quadra com chances de se classificar mesmo com um empate. Porém, a equipe apresentou seu pior desempenho no torneio olímpico.

As adversárias saíram na frente e foram abrindo vantagem. Ao final da primeira etapa, ganhavam por 17 a 11. O Brasil esboçou uma reação no começo do segundo tempo e diminuiu a diferença, mas a França retomou o ritmo e voltou a ampliar o placar. 

Campeã mundial com a seleção em 2013, a goleira Babi se emocionou ao final da partida. “Meu sentimento mais forte é de tristeza, mas estou orgulhosa desse time por elevar o nível do handebol brasileiro. Deixamos nosso coração na quadra. É difícil perder. Isso dói. A França foi melhor que a gente”, afirmou ao canal SporTV. 

Como foi a participação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio no handebol?
Goleira Babi reconheceu a superioridade das francesas no jogo decisivoFoto: Gaspar Nóbrega/COB

Campeã mundial se despede das Olimpíadas

A ponta Alê, de 39 anos, jogadora mais experiente da seleção, confirmou que encerrou sua participação em Olimpíadas depois de disputar sua quinta edição dos Jogos. “Minha caminhada se encerra por aqui”, disse a atleta, que também foi campeã mundial em 2013.

“O trabalho que fizemos fui muito bom, mas não foi suficiente. Sabíamos que se cometêssemos erros de ataque, não daria tempo de voltar e tomaríamos os contra-ataques. Pecamos pelo excesso de vontade. Não conseguimos continuar nossa caminhada”, comentou Alê à TV.

Seleção masculina também está fora

No handebol masculino, o Brasil também não passou da primeira fase. Foram quatro derrotas e somente uma vitória em cinco jogos. Na manhã de domingo (1º), os brasileiros se despediram das Olimpíadas ao perder da Alemanha.

O Brasil conheceu a quarta derrota no handebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Neste domingo (1), diante da Alemanha, os brasileiros não conseguiram impor seu jogo, pararam na boa atuação do goleiro Bitter e perderam por 29 a 24. Com esse resultado a seleção brasileira está eliminada dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O início da partida foi muito equilibrado, com as duas equipes se igualando no placar. Na defesa, o time brasileiro contou com uma ótima atuação do goleiro Ferrugem, mas aos 16 minutos ele sentiu o joelho e foi retirado da quadra de maca.

Relacionadas

Foi nos últimos dez minutos que a Alemanha começou a gostar do jogo e impor um jogo mais físico, virando o placar. O Brasil ainda teve tempo de responder e desperdiçou algumas chances de terminar o primeiro tempo na frente.

A segunda etapa começou com os alemães impondo mais seu jogo e convertendo seus ataques. Por outro lado, o Brasil errou muito e parou no goleiro Bitter - que fez uma ótima partida.

Depois dos primeiros dez minutos, o Brasil buscou o jogo para tentar diminuir a vantagem alemã, sem sucesso. Os alemães contaram com um ataque certeiro e uma defesa inspirada.

Apesar das tentativas brasileiras, a Alemanha contou com uma atuação impecável de Bitter. Enquanto isso, o ataque dos europeus encaixou, e o Brasil se viu em desvantagem. Com a vitória alemã encaminhada, o time brasileiro ainda perdeu mais gols e não conseguiu diminuir a distância no placar.

Após a eliminação, o técnico Marcus Tata afirmou que a seleção brasileira fez uma ótima competição e conseguiu competir contra todos os adversários.

"Eu acho que temos que nos despedir de cabeça erguida. Sabíamos da dificuldade do grupo e que do nosso grupo podia sair o campeão, o vice e um semifinalista. Fizemos excelentes jogos. Hoje, mais uma vez, erramos nas finalizações em momento importante do jogo. Eles fizeram um belíssimo trabalho. Remontamos, tivemos problemas físicos, mas jogaram um excelente handebol mais uma vez. Estão de parabéns", disse o comandante ao SporTV.

O ponta Fábio Chiuffa seguiu a linha de Tata, ressaltou a boa olimpíada que seus companheiro fizeram e falou que está muito feliz com o desempenho da equipe.

"No final do primeiro tempo erramos umas bolas que deu a diferença de quatro gols, mas estou orgulhoso do nosso time, lutamos de igual para igual todo o momento, mas o time deles foi melhor, cometeram menos erros e eles ficaram com a vitória. Mas tô muito feliz com todos os meus companheiros", afirmou ao SporTV.

"Eu acho que passamos por um momento difícil, a gente ainda passa por isso porque handebol no Braisl é delicado, todos do nosso time jogam fora do Brasil, porque a liga nacional deixa a desejar. Espero que o time continue crescendo, nós estamos crescendo. Fizemos uma boa Olimpíadas, nosso grupo era dificilíssimo e conseguimos batalhar sempre até o final. Vida que segue, mas estou muito feliz com os meus companheiros e com o trabalho que foi feito aqui", acrescentou.

Como foi a participação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio no handebol masculino?

O Brasil conheceu a quarta derrota no handebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Neste domingo (1), diante da Alemanha, os brasileiros não conseguiram impor seu jogo, pararam na boa atuação do goleiro Bitter e perderam por 29 a 24. Com esse resultado a seleção brasileira está eliminada dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Qual foi a participação do Brasil no handebol em Olimpíadas?

As brasileiras não ficavam fora das quartas de final das Olimpíadas desde os Jogos de Pequim, em 2008. Nas últimas edições, terminaram em sexto lugar em Londres-2012 e em quinto no Rio-2016. Em 2013, o Brasil foi campeão mundial, porém jamais subiu no pódio olímpico.

Como foi a participação do handebol nas Olimpíadas?

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal, Canadá.

Quantas participações Olimpicas o Brasil teve no handebol?

Seleção Brasileira de Handebol Masculino.