Como podemos diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

O Estado de São Paulo ainda não conta com um programa eficiente para solucionar esse problema

 26/11/2019 - Publicado há 3 anos

Por

Como podemos diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

Anualmente, quase 30 mil toneladas de medicamentos são jogados fora pelos consumidores por estarem vencidos, não serem mais utilizados, porque o tratamento acabou ou não deu certo. O fato é que grande parte desses remédios acaba sendo descartada da maneira errada. Muitas pessoas simplesmente os jogam na descarga ou na lata do lixo. Isso traz um risco imenso para quem faz a coleta, catadores que vasculham os lixões. Além disso, o meio ambiente também é afetado, uma vez que essas medicações vão se diluir e serem absorvidas pelo solo, contaminando o lençol freático.

Para evitar que isso ocorra, o ideal é descartar esse material em Unidades Básicas de Saúde ou em farmácias que tenham postos de coleta. Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, cita que o material coletado corretamente é incinerado. Um cuidado maior é necessário quando os medicamentos são controlados por serem drogas psicoativas. “No processo de fazer essa entrega nas Unidades Básicas de Saúde ou nos postos de recolhimento, existe toda uma conduta específica para o tipo de medicamento que está sendo devolvido para a coleta. Então, o profissional da saúde vai fazer essa seleção e vai agrupar esses medicamentos em categorias diferenciadas para o manejo, para a incineração.”

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.


Como podemos diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


Como podemos diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

Como podemos contribuir para evitar a contaminação do ambiente pelos medicamentos?

Formas de evitar contaminação ambiental de medicamentos Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

Quais os problemas ambientais que podem ser ocasionados pelo descarte incorreto de medicamentos no lixo comum e como podemos fazer o descarte correto?

O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.

Como ocorre a contaminação ambiental pelos medicamentos?

As principais vias de contaminação de fármacos ao meio ambiente ocorrem do seu uso intencional, em que são eliminados por excreção após o consumo oral, injeção ou infusão; da remoção de medicação de uso tópico durante o banho; e o descarte de medicamentos vencidos ou não mais desejados no esgoto ou no lixo (CARVALHO et ...

Por que os medicamentos mais Soluveis em água são os que mais podem contaminar o ambiente?

Medicamento na água é problema Por sua vez, esse aumento de consumo aumenta a geração de resíduos. Uma vez no ambiente, estes resíduos se comportam como contaminantes e podem ser tóxicos a diversos organismos, inclusive a espécie humana.

Como podemos diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de medicamentos?

Descarte inadequado dos medicamentos por falta de informação Existem algumas tendências básicas quanto às tentativas de minimização desses resíduos: reciclagem, incineração completa e aterros sanitários.

Como devemos fazer o descarte correto dos medicamentos?

O correto é encontrar um local adequado de descarte, como farmácias que têm posto de coleta. Não são, porém, todas as farmácias ou unidades básicas de saúde que fazem a coleta. Pelo site Programa Descarte Consciente é possível encontrar locais que cuidam da coleta e destinação adequada ao remédio.

Que problemas ambientais podem ser ocasionados pelo descarte incorreto de medicamentos no lixo comum 10 pontos sua resposta?

O descarte incorreto de medicamentos traz como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais.

Como deve ser feito o descarte do medicamento?

Geralmente os resíduos de medicamentos, as embalagens e os objetos usados para ministrá-los têm como destino final a incineração ou são levados para aterros industriais, dependendo do procedimento adotado em cada município.

Como se evitar a contaminação dos alimentos?

  • Os cuidados para se evitar a contaminação dos alimentos são imprescindíveis para qualquer empresa no ramo, uma vez que problemas de contaminação podem trazer diversos graus de malefícios ao consumidor. De forma geral, existem 3 tipos de contaminação dos alimentos: física, química e microbiológica. Física

Quais são as principais formas de contaminação?

  • Tendo em vista as principais formas de contaminação, algumas medidas gerais de controle e prevenção podem ser estabelecidas, porém cada empresa ou manipulador de alimentos deve adaptar para seu produto e cuidar de pontos críticos específicos para cada tipo de alimento. Dentre as medidas, podemos citar 3 dicas principais:

Como proteger o meio ambiente?

  • Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a um ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem. Para proteger o meio ambiente, não é necessário ter muito dinheiro ou participar de alguma organização que luta pelo planeta, basta querer e fazer sua parte.

Como cuidar do Meio Ambiente?

  • Proteger o meio ambiente é tarefa para todos nós, independentemente de nossa idade. Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a um ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem.

Como evitar a contaminação do meio ambiente pelos medicamentos?

Formas de evitar contaminação ambiental de medicamentos Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

O que posso fazer para reduzir a quantidade de medicamentos a serem descartados?

Acumular muitos medicamentos em casa não é um bom hábito. Quando há sobras, o melhor a fazer é descartá-las nos postos de coleta, evitando guardá-las para uso posterior, principalmente no caso de líquidos cuja embalagem já foi violada.

Que medidas deveriam ser tomadas pela população para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de materiais?

A reciclagem pode ajudar de varias maneiras a reduz o volume do lixo nos aterros e lixões, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, que é muito importante para estabelecer o equilíbrio do meio, assim como economiza os materiais e a energia usada para ...

Quais são os impactos ambientais causados pelos medicamentos?

Segundo os dados levantados em 2010 pela companhia Brasil Health Service (BHS), as estatísticas mostram que 1kg de medicamento descartado via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Uma vez liberados no lixo comum, esses resíduos medicamentosos seguem para o aterro comprometendo a qualidade do solo.