Como podemos dizer que um corpo está em movimento ou repouso em relação a um referencial?

Como podemos afirmar que um corpo está em movimento?

Posição: movimento ou repouso Para conhecer a posição de um objeto, precisamos de um ponto ou sistema de referência. Quando a posição de um objeto varia em relação ao ponto ou sistema de referência, diz-se que esse objeto está em movimento. Ao contrário, quando a posição não varia, diz-se que ele está em repouso.

Quando podemos dizer que um corpo está em movimento exemplo?

Resposta. Quando um corpo NÃO estiver parado em relação ao referencial adotado, ou seja, quando um corpo possuir velocidade diferente de zero em relação à referência.

O que é repouso em movimento?

Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo; Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.

Quando um corpo está em repouso nenhuma força?

Quando um corpo está em repouso, as forças que estão indo de encontro a ele se anulam, logo, nenhuma das forças é capaz de remover o corpo da inercia. ... O universo, por mais vazio que seja, ainda é rico em muita matéria, radiação, outras formas de energia e anti-matéria, logo, sempre existem forças sobre todos os corpos.

Quando um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme podemos dizer que ele *?

4) Quando um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, podemos dizer que ele: * Possui velocidade constante e aceleração nula.

A noção de movimento é relativa, pois só é possível dizer que um corpo está em movimento se for especificado um outro corpo como referencial. Um corpo está em movimento quando a sua posição é alterada no decorrer do tempo em relação ao corpo adotado como referencial. Caso a posição do corpo permaneça constante em relação ao referencial, diz-se que ele está em repouso em relação a este referencial. Observe que um mesmo corpo pode estar em movimento em relação a um referencial e em repouso em relação a outro referencial.

Considere a seguinte situação: um carro com o velocímetro marcando 90 km/h, passa por você, no mesmo sentido. Para você, este carro estaria se afastando com velocidade de 10 km/h (90 km/h – 80 km/h).

Se você eliminasse referenciais externos (a paisagem, o ar que passa pelo carro, as irregularidades da estrada, o barulho do motor) e considerasse somente os dois carros, não teria como determinar qual dos carros estaria se movendo. O carro que passa poderia estar em repouso e você poderia estar se movendo para trás a 10 km/h;

Como podemos dizer que um corpo está em movimento ou repouso em relação a um referencial?

ou você estaria em repouso e o carro que passa estaria a 10 km/h e mesmo assim o efeito observado seria o mesmo, pois em cada caso os referenciais  adotados foram diferentes para a mesma situação.

O movimento de um corpo é sempre relativo a um dado referencial.

Física
Como podemos dizer que um corpo está em movimento ou repouso em relação a um referencial?

Imagine que você esteja sentado(a) dentro de um ônibus. Já imaginou ???

Será que você está em repouso ou em movimento? Pense bem antes de responder !!!

Vou fazer a pergunta de maneira diferente. Em relação ao passageiro sentado ao seu lado você está em repouso ou em movimento ? É claro que sua resposta será: “…estou em repouso.”

Mas e em relação aos postes de iluminação pública, na calçada, você está em repouso ou em movimento? É claro que agora sua resposta certamente será: “…estou em movimento”.

Ora, afinal de contas você está em repouso ou em movimento ???

Pois é, sempre que você ouvir falar que algo está em movimento ou em repouso, este movimento ou repouso será em relação a algum outro corpo, adotado como referencia. Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .

No seu caso, sentado no ônibus, se o referencial for o poste da rua você estará em movimento , mas se o referencial for a pessoa sentada ao seu lado, você estará em repouso .

Lembre-se: todo movimento é relativo, ou seja, depende de um referencial !!!

Na grande maioria dos casos, para facilitar as coisas, adotaremos o planeta Terra como referencial, o que sempre acabamos fazendo inconscientemente, mas tome muito cuidado pois nem sempre isso ocorre.

Trajetórias (Tipos de movimentos)

Existem dois tipos de trajetórias, ou movimentos. A trajetória curva e a trajetória reta. Chamamos estas trajetórias de movimento curvilíneo e movimento retilíneo .

Como já vimos que o movimento depende do referencial, a trajetória também dependerá. Portanto um corpo poderá realizar movimento retilíneo em um referencial e curvilíneo em outro. Daí a importância de sabermos qual o referencial está sendo adotado.

Veja o esquema:

Como podemos dizer que um corpo está em movimento ou repouso em relação a um referencial?

Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes

uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo;

acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo;

retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo.

Assim, podemos melhorar o esquema acima da seguinte forma:

Como podemos dizer que um corpo está em movimento ou repouso em relação a um referencial?

O que significa cada movimento…

  • Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda.
  • Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo.
  • Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo
  • Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda.
  • Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo.
  • Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.

    Por: Enaol Pesquisas Educacionais

  • Qual a definição de movimento em relação a um referencial?

    Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial. Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo.

    Quando um corpo se movimenta em relação a certo referencial?

    Quando um corpo se movimenta em relação a certo referencial, ele ocupa diferentes pontos à medida que o tempo passa, descrevendo, assim, uma linha, que pode ser reta ou curva. A trajetória é a linha determinada pelas sucessivas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo.

    É impossível que um corpo esteja em movimento em relação a um referencial e em repouso em relação a outro?

    é possível que um móvel esteja em movimento em relação a um referencial e em repouso em relação a outro. o Sol está em movimento em relação à Terra. se um móvel está em movimento em relação a um sistema de referência, então ele estará em movimento em relação a qualquer outro referencial.

    Quando um corpo se encontra em movimento em relação a um dado referencial podemos concluir que estará sempre em movimento em relação a qualquer referencial?

    Não, porque um corpo estando em movimento em relação a um referencial, pode estar em repouso com outro determinado referencial, por exeplo: em relação a um carro A em movimento e um carro B que se encontra parado, ou seja, não tem velocidade nem aceleração.