Como podemos verificar o potencial de enchentes em uma bacia hidrográfica?

Como medir bacia hidrográfica?

Consiste em traçar no gráfico uma linha, tal que a área, compreendida entre ela e a abcissa, seja igual à compreendida entre a curva do perfil e a abcissa. Calcula-se a área do triângulo (dividindo-o em áreas menores) e calcula-se a área total.

Como calcular a declividade de uma bacia hidrográfica?

1o) Declividade baseada nos extremos (S1): obtida dividindo-se a diferença total de elevação do leito pela extensão horizontal do curso d'água entre esses dois pontos. Este valor superestima a declividade média do curso d'água e, consequentemente, o pico de cheia.

Como calcular a densidade de drenagem de uma bacia hidrográfica?

Para o cálculo da densidade da drenagem é considerada a seguinte fórmula: Dd = Lt, (6) A na qual Dd significa a densidade de drenagem; L t é o comprimento total dos canais e A é a área da bacia.

Como caracterizar uma bacia hidrográfica?

Uma bacia hidrográfica compreende toda a área de captação natural da água da chuva que proporciona escoamento superficial para o canal principal e seus tributários. O limite superior de uma bacia hidrográfica é o divisor de águas (divisor topográfico), e a delimitação inferior é a saída da bacia (confluência).