Como saber se a aliança é de ouro

2 de setembro de 2020

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo, e justamente por essa razão, compra uma joia de ouro exige cuidado e atenção. Inúmeros compradores e vendedores buscam preço mais baixo, mas não se atentam quanto à origem e certificação da joia, por exemplo. Isso coloca em risco todo o investimento que você está fazendo na sua joia. Mas como saber se é ouro?

Obviamente que, para você ter uma resposta confiável e precisa, a melhor coisa é entrar em contato com um joalheiro de confiança. No entanto, pode ser que você não tenha tempo necessário para obter ajuda de um especialista.

Então, para que você possa avaliar a joia que está comprando e saber se ela é mesmo de ouro, trouxemos algumas dicas relevantes. Acompanhe e boa leitura!

Busque a certificação

A primeira dica é saber se suas joias são certificadas. Na Mave, por exemplo, todas as joias possuem certificação da Amagold, que verifica a integridade e a qualidade de todas as peças que são comercializadas.

Porém, não confunda certificado e garantia de joias, pois são documentos completamente diferentes. A garantia é um serviço importante, um termo de proteção que oferece cobertura e assistência, caso haja alguma avaria na peça. Cada joalheria possui sua política quanto a isso.

Como saber se a aliança é de ouro

A certificação do ouro, por sua vez, assegura a autenticidade, a pureza do metal e sua procedência. Assim, a certificação do ouro que foi utilizado na sua joia, além de confirmar a qualidade do que você está comprando, atesta a confiança da joalheria onde ela foi adquirida.

Procure por marcas

Atualmente, é comum que os fabricantes coloquem pequenas marcas na parte interna ou no fecho (caso seja corrente ou pulseira) das peças que produzem, para que você reconheça a grife e também esteja ciente de sua pureza. Em brincos, por exemplo, muitas vezes você encontra o timbre no pino que entra na orelha e também na tarraxa. Além disso, em casos de joias maiores, o timbre é inserido na própria peça.

Logo, se você não as encontrar em sua joia de ouro, é provável que elas não sejam genuínas como acreditava. Apesar disso, mantenha a atenção para um fato: as peças mais antigas são uma exceção para esta regra, então não se desespere se não encontrar estes detalhes.

Atente-se ao preço do ouro

O ouro é uma moeda forte, assim como o dólar, libras e euro. Isso significa que ele tem seu preço mínimo. Existem empresas que vendem o grama a um valor bem inferior do que ele realmente custa - isso é um motivo para desconfiar.

Portanto, é preciso ter atenção a isso e avaliar bem o preço do produto, pois "o barato pode sair caro no final".

Teste do ácido nítrico

O ouro 750 não reage ao ácido nítrico. Então, se você quer um teste mais preciso do que o exame físico, basta raspar a peça em uma pedra e jogar o ácido nítrico por cima. Se não houver nenhuma mudança na cor, significa que a joia é de 750. Caso o ouro fique verde, a joia é banhada a ouro e, por fim, se ficar leitoso e esbranquiçado, trata-se de prata folheada com ouro.

Vale lembrar que esse teste existe em qualquer joalheria - até mesmo em fornituras ou lojas virtuais. É conhecido como teste do toque ou ácido de toque.

Encontre a sua joia de ouro verdadeira

Como já dissemos, é importante consultar especialistas em avaliações, mas, com as nossas soluções, certamente não haverá erros e você vai ter a garantia de uma compra de qualidade.

E agora que você já conhece as principais dicas para identificar a originalidade da sua joia de ouro, fica mais fácil realizar as compras das suas peças, não é mesmo? Então aproveite! Na Mave você pode fazer isso de olhos fechados! Clique aqui para navegar pela loja e conhecer as novidades.

Está em dúvida sobre o material utilizado na confecção da sua joia? Confira quais são as 4 melhores maneiras de identificar ouro em casa!

Como saber se a aliança é de ouro

A classificação das joias de ouro

Antes que se analise se uma joia é feita em ouro ou não, é necessário que se compreenda quais são os tipos de ouro mais utilizados na joalheria.

A maioria das joalherias não utiliza ouro 24k na confecção das joias, isso acontece porque o ouro é um metal muito maleável. Assim sendo, uma joia confeccionada em ouro 24k sofreria deformações com muita facilidade.

Para solucionar este problema, é comum que se utilize da mistura de outros tipos de metal na confecção das joias, tornando-as mais rígidas e menos suscetíveis à deformações.

Quando dizemos que uma joia tem 18 quilates, por exemplo, significa que a cada 24 partes da joia, 18 delas são feitas em ouro. Isso equivale a 75% do material total utilizado na confecção da joia. 

Ademais, existem joias que podem conter 14 partes ou até 10 partes em ouro, sendo que esta última já não pode ser considerada uma peça de ouro.

Examine!

A melhor maneira de identificar uma peça de ouro é procurando pelo timbre

Peças em ouro costumam carregar um timbre que descreve qual o teor de ouro utilizado na confecção da peça.

Observar características como estrutura da peça, qualidade da confecção e de acabamento, também é importante, afinal, não é comum encontrar defeitos graves de fabricação numa joia feita em um metal tão nobre, concorda?

Como saber se a aliança é de ouro
Um modo muito simples é analisar a joia com atenção e procurar sinais de autenticidade. / Reprodução: WikiHow

O teste do ímã

Outro teste bastante utilizado é o teste do ímã.

Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.

É importante ressaltar que esse teste não é feito com qualquer tipo de ímã. É necessário um ímã mais forte para que seja possível realizar o teste.

Ácido Nítrico

Comumente usado para testar ouro, o ácido nítrico é um reagente poderoso na hora de definir se sua joia é feita em ouro ou não.

Vale salientar que esse teste utiliza de um líquido altamente corrosivo, portanto deve ser realizado com cautela e com auxílio de luvas de proteção.

Para realizar o teste, basta pingar algumas gotas do ácido sob a peça e notar se acontece alguma variação de cor.

Peças feitas em ouro não sofrerão nenhum tipo de alteração.

Como saber se a aliança é de ouro
Exemplo de teste com reagente ácido.

Testando ouro com vinagre

Sim, você leu certo. É possível testar se uma joia é feita em ouro utilizando vinagre.

Entretanto, assim como o teste do ácido nítrico, as chances de você danificar sua peça são grandes, então, se você não está afim de causar danos à peça, não utilize esses dois métodos.

De qualquer forma, vamos lá:

  • Limpe bem a joia com uma flanela
  • Aplique duas ou três gotas de vinagre
  • Observe a cor da peça
  • Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida
  • Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro.

Leve-a a um joalheiro profissional

Como você viu nos tópicos acima, as chances de danificar sua peça testando-a em casa são grandes.

Mas, para evitar que isso aconteça, você pode pedir ajuda de um profissional qualificado.

Um joalheiro experiente será capaz de te dizer com precisão qual o teor de ouro utilizado na confecção da sua peça.

Se você precisar de ajuda com isso, nosso time de especialistas está pronto para atendê-lo! Você pode agendar uma avaliação gratuita clicando no botão abaixo

Como identificar se uma aliança é de ouro?

então, vamos lá ao passo à passo:.
Limpe bem a joia com uma flanela..
Aplique duas ou três gotas de vinagre..
Observe a cor da peça..
Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida..
Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro..

É normal aliança de ouro arranha?

Ao contrário do que muita gente pensa, o ouro é um metal macio e, por isso, risca com facilidade. Por isso, é completamente normal que surjam micro riscos na superfície da sua aliança.

Como saber se é ouro ou banhado a ouro?

De qualquer forma, vamos lá:.
Limpe bem a joia com uma flanela..
Aplique duas ou três gotas de vinagre..
Observe a cor da peça..
Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida..
Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro..

Como reconhecer ouro 18K?

Como o ouro 750 não reage ao ácido nítrico, basta raspar a peça em uma pedra e em seguida jogar um pouco de ácido nítrico por cima, com a peça posta em um recipiente de aço inoxidável. Se não houver qualquer mudança na cor, significa que a joia é de fato ouro 18K, pois o ouro não oxida.