Como são escolhidos os governantes do país nas esferas federais estaduais municipais e distritais?

Série de vídeos do G1 explica também as principais funções dos cargos de presidente, governador, senador, deputados federal e estadual - e o que fazer para escolher os candidatos.


Como são escolhidos os governantes do país nas esferas federais estaduais municipais e distritais?

Funciona Assim: Eleições 2018 - Como são escolhidos os governadores e o presidente?

Os governadores e o presidente da República são eleitos pelo sistema majoritário, em que vence aquele que tiver a maioria dos votos. No vídeo acima, o G1 explica em detalhes as regras da disputa.

Para que a eleição termine logo no primeiro turno, uma das chapas precisa ter mais de 50% dos votos válidos - ou seja, não são considerados os nulos e os em branco.

Acompanhe também os demais episódios da série Funciona Assim: Eleições 2018.

FUNCIONA ASSIM: ELEIÇÕES 2018

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Como são escolhidos os nossos governantes?

O Brasil, cujo pacto é federativo, o governador é eleito com periodicidade de quatro anos, através do sistema de sufrágio universal ou votação em dois turnos, permitida a reeleição pelo mesmo período. É eleito o candidato que obtiver em primeiro turno 50% mais um dos votos.

Como é feita a escolha do presidente e demais governantes do nosso país?

As eleições em dois turnos foram introduzidas pela Constituição de 1988. Para eleições de presidente, governador e prefeito cidades com mais de 200 mil eleitores, caso o vencedor não tenha atingido a maioria absoluta (excluídos os votos brancos e nulos) dos votos é feito um segundo turno entre os 2 primeiros colocados.

Como funciona o sistema eleitoral brasileiro municipal estadual e federal?

Sistema proporcional. Nas eleições para a Câmara dos Deputados e para os órgãos legislativos estaduais e municipais, a Constituição Federal preconiza o uso de um sistema proporcional. Além disso, na esfera federal, a eleição deve ser realizada, de forma separada, em cada um dos estados e territórios.

Como são escolhidos os membros do Poder Judiciário?

Dessa maneira, assegura a organização das eleições e o exercício dos direitos políticos da população. É composto por no mínimo sete membros: três deles são escolhidos por meio de votação entre os ministros do STF; dois, entre os do STJ; e os outros dois são nomeados pelo presidente da República.