Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas?

O sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem a produção dos sons e a percepção dos odores.

O nosso sistema respiratório é formado por:

  • cavidade nasal;
  • faringe;
  • laringe;
  • traqueia;
  • brônquios;
  • bronquíolos;
  • alvéolos pulmonares.

Brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares estão localizados no interior dos pulmões, dois órgãos de cor rosada e aparência esponjosa.

Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas?
Veja acima os órgãos que compõem o sistema respiratório humano.

O caminho do ar no nosso corpo

A seguir apresentaremos o trajeto percorrido pelo ar desde sua entrada pelas narinas até chegar aos nossos pulmões:

  • Cavidades nasais: o ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos. Nessa cavidade, além de o ar ser filtrado e umidificado, ele é aquecido, graças à grande quantidade de vasos sanguíneos no local, que permitem que o calor do sangue o aqueça.
  • Faringe: após sair da cavidade nasal, o ar segue para a faringe. Esse órgão faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório. É por essa razão que conseguimos respirar também pela boca, pois os dois sistemas estão interligados.

Agora que você já entendeu a importância de se respirar pelo nariz, consegue responder por que não devemos respirar pela boca? A resposta é bastante simples! Na boca, o ar não é eficientemente aquecido, umidificado e filtrado, como ocorre no nariz.

  • Laringe: após passar pela faringe, o ar segue em direção à laringe. Nesse local estão presentes as pregas vocais, que vibram com a passagem do ar e garantem a produção de sons. Vale destacar que na laringe existe ainda uma estrutura denominada de epiglote. Quando um alimento é engolido, a epiglote impede a passagem do alimento para a traqueia, garantindo que ele siga em direção ao esôfago.
  • Traqueia: a laringe termina na traqueia, um tubo que é formado por anéis de cartilagem. Esses anéis são importantes, pois evitam o seu fechamento, o que poderia impedir a passagem de ar.
  • Brônquios: a traqueia se divide em dois brônquios, os quais penetram os pulmões.
  • Bronquíolos: os bronquíolos são ramificações dos brônquios.
  • Alvéolos pulmonares: na extremidade de cada bronquíolo, temos os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos rodeados por vários capilares sanguíneos. É nos capilares que o oxigênio do ar passa para o sangue e que o gás carbônico presente no sangue passa para o interior dos alvéolos, um processo denominado de hematose. O gás carbônico faz o caminho contrário ao que descrevemos, sendo expulso do corpo no processo de expiração.

Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas?
Nos alvéolos pulmonares, ocorre a hematose, processo que leva o oxigênio aos tecidos do corpo.

Movimentos respiratórios

Os movimentos respiratórios garantem a entrada e a saída de ar dos pulmões. Na inspiração, o ar entra em nossos pulmões; na expiração, sai.

Na inspiração, o diafragma (músculo encontrado logo abaixo dos pulmões) e os músculos intercostais (músculos localizados entre as costelas) contraem-se. O diafragma provoca o alongamento da cavidade torácica e os músculos intercostais promovem o levantamento das costelas. Essas ações levam a um aumento da caixa torácica e à diminuição da pressão no interior dos pulmões, fazendo com que o ar seja inspirado. Já na expiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam-se, provocando uma redução do volume da caixa torácica e aumentando a pressão no interior dos pulmões. Para saber mais, leia: movimentos respiratórios.

Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas?
Existem dois tipos de movimentos respiratórios: a inspiração e a expiração.

Leia também: Respiração celular – como as células obtêm energia?

Caça-palavras do sistema respiratório

Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema respiratório, encontre o nome dos órgãos desse sistema no caça-palavras abaixo. Atenção: as palavras estão escondidas na horizontal e vertical.

Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas?
Encontre no caça-palavras os órgãos que fazem parte do sistema respiratório.

Conseguiu encontrar todas as palavras? Nesse caça-palavras você teria que encontrar as seguintes palavras: cavidade nasal, alvéolos, laringe e pulmão, na horizontal; e faringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, na vertical.

Que sistema é responsável pelas trocas gasosas?

A função do sistema respiratório é mover dois gases: oxigênio e dióxido de carbono. A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem.

Como se chama o sistema do corpo humano que é responsável pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente possibilitando a respiração celular?

O sistema respiratório se constitui no conjunto de órgãos encarregados de realizar as trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo dos animais — ou seja, a hematose pulmonar. É por meio desse processo que ocorre a respiração celular. Todas as células do corpo humano realizam essa respiração.

Fazem trocas gasosas nos órgãos?

As trocas gasosas acontecem nos alvéolos pulmonares. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas, um processo também denominado de hematose. O oxigênio presente no ar que chega até os alvéolos dissolve-se na camada que reveste essa estrutura e difunde-se pelo epitélio para os capilares localizados em torno dos alvéolos.