Como se chama o tipo de transporte em que as proteínas carreadoras auxilia a passagem?

Algumas substâncias movem-se de regiões onde sua concentração é baixa para outras onde a sua concentração é maior. Por essa razão, afirmamos que elas se movem contra um gradiente de concentração. Para que isso ocorra, é necessária a ação de proteínas carreadoras, denominadas de proteínas de transporte, além de um gasto de energia. Esse transporte através da membrana, que ocorre apenas em células vivas, é denominado de transporte ativo.

As proteínas carreadoras abrem-se e permitem a entrada da substância do lado da membrana onde há a menor concentração. Em seguida, ela se abre na outra face, permitindo a liberação da substância do lado da membrana onde há maior concentração. Nesse processo em que a proteína altera a sua forma para permitir a entrada e saída de substâncias, ocorre o gasto de energia. A energia utilizada é produzida por meio da transferência de um grupo fosfato de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) para a proteína.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bomba de sódio e potássio

O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio. A concentração dos íons sódio (Na+) fora da célula é maior que em seu interior, sendo que os íons potássio (K+) apresentam maior concentração dentro da célula. Assim, a bomba funciona transportando os íons, simultaneamente, no sentido contrário ao seu gradiente de concentração. Para cada três íons sódio que saem da célula, entram dois íons potássio. Surge, então, uma diferença de cargas elétricas entre os dois lados da membrana, que fica positiva no lado extracelular e negativa no lado citoplasmático. Essa diferença é importante, por exemplo, no processo de transmissão dos impulsos nervosos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Helivania Sardinha dos Santos

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, que conta com o auxílio de proteínas.

Ocorre sem gasto de ATP.

As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e constituídas de uma bicamada lipídica. Elas controlam a entrada e saída de substâncias da célula.

Permitem a entrada de água, gás oxigênio, alimento e promovem a saída de gás carbônico e excreções.

Passagem de substâncias através da Membrana

As substâncias podem atravessar a membrana de duas formas:

Transporte Passivo: Sem gasto de ATP.

O fluxo do soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, a favor do gradiente de concentração.

Exemplo: Difusão Simples, Osmose e Difusão Facilitada

Transporte Ativo: Com gasto de ATP.

O fluxo do soluto através da membrana plasmática é contra o gradiente de concentração.

Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

Saiba mais sobre o Transporte Ativo.

O Mecanismo de Difusão Facilitada

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, ajudadas pelas proteínas que permeiam a bicamada lipídica. Ocorre sem gasto de ATP.

Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias.

As permeases capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula. Daí o nome Difusão Facilitada.

Como se chama o tipo de transporte em que as proteínas carreadoras auxilia a passagem?
A membrana celular e a presença de uma permease realizando difusão facilitada

Por difusão simples, as substâncias demorariam muito tempo para atravessar a membrana celular e igualar suas concentrações.

A difusão facilitada é utilizada para transportar substâncias que, apesar de seguirem seu gradiente de concentração, são naturalmente impermeáveis à membrana.

Nas células humanas existe abundância de permeases que transportam glicose.

Saiba mais sobre a Permeabilidade Seletiva da Membrana Plasmática.

Difusão Facilitada e Osmose

A osmose é um tipo particular de difusão, na qual o constituinte da solução que se difunde é a água.

A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia.

Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Difusão simples e Difusão facilitada

A difusão simples ocorre devido a tendência natural das moléculas ou íons de se dispersarem no ambiente disponível. Porém, na difusão simples não há o auxílio das permeases, como ocorre na difusão facilitada.

As duas formas de difusão são consideradas transporte passivo.

Como se chama o tipo de transporte em que as proteínas carreadoras auxilia a passagem?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Como se chama o tipo de transporte em que as proteínas carreadoras auxiliam a passagem?

A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora.

Quais os tipos de transporte realizados pela proteína transportadora?

Proteínas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteínas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.

O que as proteínas carreadoras transportam?

2. Proteínas carreadoras – fixam-se às substâncias que vão ser transportadas e sofrem alterações em sua forma, transportando as substâncias através da membrana (transporte ativo). Osmose: transporte de solvente, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia. 2.

Em que tipo de transporte está envolvida a proteína de canal e a proteína carreadora?

Na difusão facilitada, as moléculas difundem-se através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas da membrana, tais como os canais e as proteínas carreadoras. O gradiente de concentração dessas moléculas existe, portanto elas têm o potencial para se difundir para dentro (ou para fora) da célula.