Como se constitui a geografia das redes mundiais

1807 palavras 8 páginas

Economia da África
A Economia da África consiste no comércio, na indústria, e nos recursos dos povos da África. A África é o continente mais pobre do mundo. Embora algumas partes do continente tenham conseguido ganhos significativos nos últimos anos, dos 175 países revistos no relatório humano de desenvolvimento de 2003 das Nações Unidas, 25 das 53 nações africanas foram classificadas como tendo o mais baixo nível de vida entre as nações do mundo. Isto é em parte devido a sua história turbulenta. Desde o século XX, com a descolonização da África, a corrupção e o descaso das autoridades contribuíram para empobrecer a economia da África.
Porém algumas nações alcançaram relativa estabilidade política, como é o caso da África do Sul, que possui sozinha 1/5 do PIB de toda a África. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Cerca de 260 dos 783 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial.
A África é o continente mais pobre do mundo, onde estão quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria põem em causa o seu desenvolvimento.
Distinguindo-se pelas elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e pela baixa expectativa de vida e abrigando uma população jovem, a África caracteriza-se pelo subdesenvolvimento. Aparecendo ao mesmo tempo como causa e conseqüência desse panorama, os setores econômicos em que os países africanos apresentam algum destaque constituem herança do seu passado colonial: o extrativismo e a agricultura - setores em que são baixos os investimentos e o custo da mão-de-obra - cuja

Relacionados

  • Geografia das Redes Mundiais

    3071 palavras | 13 páginas

    Introdução Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método geográfico tradicional de agrupar e separar territórios. Fluxos de idéias e informações. No mundo globalizado cada vez mais surge a necessidade de lidar com as informações. As informações são necessárias para….

  • geografia das redes mundiais

    307 palavras | 2 páginas

    sxalnshc\lk. VA geografia das redes mundiais A pesquisa envolve todos os termos da frase buscada, exemplo -> grupo + escolar, por isso escolha somente palavras chaves importantes! O Termo "A Geografia Das Redes Mundiais" foi pesquisado nos titulos, palavras chaves, pelo nome do autor e no corpo do texto. . çksnc sjkol Concluísse que a chuva acida o efeito estufa e a redução da camada de ozônio se resume-se que se se procurarmos usar o transporte coletivo….

  • geografia na redes mundiais

    932 palavras | 4 páginas

    Congresso e estabeleceu os fundamentos da resistncia pacfica, o satyagraha, baseada nos princpios da luta sem violncia e no sofrimento como instrumento para resistir ao adversrio. Voltou ndia (1915), apoiou os britnicos durante a primeira guerra mundial, mas o massacre em Amritsar (1919), no estado do Punjab, onde soldados britnicos mataram cerca de 400 indianos, fez com que iniciasse sua luta pela independncia do pas (1920), o resultou em um perodo na priso (1922-1924). Ao ser libertado teve que….

  • Geografia das redes mundiais

    528 palavras | 3 páginas

    Índice Introdução Conteúdo Conclusão Introdução Neste trabalho iremos falar sobre um assunto que esta muito forte em nosso cotidiano a grande violência e a desigualdade social. A Violência cresceu muito em todos os lugares, principalmente em São Paulo, a desigualdade social entra muito nesse meio, pois muitas pessoas são agredidas por escolhas sexuais, raça, condições financeira entre vários. Reprodução….

  • geografias das redes mundiais

    303 palavras | 2 páginas

    Fluxo de idéias e informações fazem parte de dilema na era da globalização Mirian Prado A globalização permitiu um fluxo maior de troca de idéias e informações. Se antes uma pessoa estava limitada à imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro. Segundo Luiz Felipe Ferreira Stevanim, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - MG), coordenador da oficina “As charges do Profeta: Dilema da liberdade de imprensa na era da globalização”….

  • Geografia das redes mundiais

    290 palavras | 2 páginas

    Neste trabalho iremos falar sobre um assunto que esta muito forte em nosso cotidiano a grande violência e a desigualdade social. A Violência cresceu muito em todos os lugares, principalmente em São Paulo, a desigualdade social entra muito nesse meio, pois muitas pessoas são agredidas por escolhas sexuais, raça, condições financeira entre vários.+ Reprodução da violência e da desigualdade social Aprendemos que a desigualdade social, podendo serchamada também de desigualdade econômica, acontece….

  • geografia redes mundiais

    738 palavras | 3 páginas

    de 7.º ano, obtidas nas disciplinas de Geografia e História no final do ano lectivo, foram as registadas no quadro ao lado: 7.1. Organiza os dados referentes às duas disciplinas através de tabelas de frequências (absolutas e relativas). 7.2. Constrói um gráfico de barras (utilizando as frequências relativas) que represente as classificações obtidas nas duas disciplinas. 7.3. Analisando o gráfico anterior, compara as classificações obtidas em Geografia e em História. 8. Foi feito um inquérito….

  • geografia das redes mundiais e filosoficas

    1012 palavras | 5 páginas

    Geografia humana é uma ciência humana que se consagra ao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço geográfico em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade, isto é, a relação do homem com o espaço, o homem espacializado. A Geografia Física é o estudo das características….

  • fluxos materiais geografia nas redes mundiais

    473 palavras | 2 páginas

    consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Cerca de 260 dos 783 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. A África é o continente mais pobre do mundo, onde estão quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade….

  • geografia das redes mundiais os fluxos materiais

    1131 palavras | 5 páginas

    O Comércio Triangular foi o principal instrumento do tráfico negreiro. Ele envolvia uma teia de interesses e de negociações entre Europa, África e América, com algumas ramificações englobando os produtos asiáticos. O processo era gerido pelas metrópoles européias, principalmente Holanda, Inglaterra, França, Espanha e Portugal. Embora estas últimas nações estivessem já decadentes, ainda dispunham de poder em suas respectivas colônias e, portanto, nesta trajetória de produção e distribuição de mercadorias….

Outros Trabalhos Populares

Como se constitui a geografia de redes mundiais?

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos.

O que são as redes mundiais?

A Rede Mundial de Computadores é composta por uma série de documentos, geralmente em formato HTML, que podem ser acessados através de um navegador como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.

Qual é o conceito de redes geográficas?

107), rede geográfica é “um conjunto de localizações geográficas interconectadas 'entre si' por um certo número de ligações”.

Quais são as principais redes geográficas?

A Rede Geográfica, conjunto de linhas imaginárias, paralelos e meridianos, a importância da rede geográfica, O principal paralelo, o círculo polar ártico (HN) e o antártico (HS), trópico de câncer (HN) e o trópico de capricórnio (HS).