Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?

Pós-Doutorado Ciências Biológicas (UNESP, 2013)
Doutorado em Ciências Biológicas (UNESP, 2009)
Graduação em Ciências Biológicas (UNESP, 2005)

Ouça este artigo:

O transporte passivo é o transporte de eletrólitos ou de não-eletrólitos através da membrana plasmática de maneira espontânea sem gasto de energia (ATP) a favor de um gradiente de potenciais eletroquímicos ou de concentrações, sendo que o fluxo de transporte passivo aumenta com a concentração. Ou seja, as substâncias passam livremente de um local com maior concentração para outro com menor concentração até que ambas as soluções se igualem sendo que a velocidade de transporte aumenta com o aumento das diferenças de concentração. O transporte passivo pode ser classificado em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Difusão

Nos processos de difusão simples e difusão facilitada ocorre a passagem de soluto através da membrana a favor de um gradiente de concentração.

Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis / hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular.

Já no processo de difusão facilitada, também conhecido como difusão mediada por carreadores, as moléculas atravessam a membrana com a ajuda de proteínas carreadoras específicas chamadas permeases. Diferente da difusão simples, a velocidade de difusão atinge uma velocidade máxima constante de difusão à medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida. Este limite de velocidade se deve ao fato das substâncias a serem transportadas se ligarem a partes específicas da proteína transportadora, assim, a velocidade máxima de transporte está intimamente associada à quantidade de sítios disponíveis para carrear as moléculas. A velocidade de difusão, neste caso, é aumentada somente quando há um aumento no número de permeases disponíveis, portanto, quanto mais permeases (proteínas transportadoras) existirem, maior será a sua velocidade; mas se a concentração aumentar, a velocidade aumenta até atingir um equilíbrio. As substâncias comumente transportadas através da difusão facilitada são aminoácidos e a glicose.

Osmose

Na osmose ocorre o movimento de moléculas de um solvente através de uma membrana seletivamente permeável, de uma área com alta concentração de moléculas de solvente para uma área de baixa concentração. Nos sistemas vivos o principal solvente é a água. A membrana plasmática é mais permeável à água que a maioria das outras moléculas pequenas, íons e macromoléculas. Essa permeabilidade ocorre devido a difusão simples da água que ocorre através da membrana plasmática e a presença de canais proteicos (aquaporinas) na membrana.

Bibliografia:
Alberts et. al. (2008), Molecular Biology of the cell, 5th. Edition
Alberts et. Al. (2011), Fundamentos da Biologia Celular, 3ª edição
Carvalho HF & Recco-Pimentel (2013), A célula, 3ª. Edição

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/transporte-passivo/

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A osmose é o movimento de água que ocorre dentro das células através de uma membrana semipermeável.

Nesse processo as moléculas de água partem de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.

Portanto, a osmose serve para equilibrar os dois lados da membrana, fazendo com que o meio rico em soluto seja diluído pelo solvente, que é a água.

Como ocorre a osmose?

A osmose é considerada um transporte passivo, pois na passagem através da membrana não ocorre gasto de energia.

No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução. Essa ação é realizada até que a pressão osmótica fique estabilizada.

Por isso, a água passa da região menos concentrada para a mais concentrada, naturalmente.

Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?
Esquema representativo da osmose

A passagem da água de um meio para outro é feita nas células com o auxílio de proteínas transportadoras na membrana, as aquaporinas. Assim, a osmose ocorre sempre que existe diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula.

O resultado da osmose é usado nos processos de troca de nutrientes das células animais e vegetais.

Leia também sobre Transporte Passivo e Transporte Ativo.

Solução hipotônica, isotônica e hipertônica

Como vimos, o processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações das soluções, até que se atinja um equilíbrio. Para isso temos os seguintes tipos de solução:

  • Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto.
  • Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto.
  • Solução isotônica: a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais, atingindo assim o equilíbrio.
Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?

Portanto, a osmose ocorre entre um meio hipertônico (mais concentrado) e hipotônico (menos concentrado) para gerar um equilíbrio.

Exemplos de osmose

Nas células a membrana plasmática é um envoltório formado por uma bicamada lipídica, o que dificulta o movimento de água na célula. Entretanto, existem proteínas especializadas em sua estrutura, as aquaporinas, que funcionam como canais que facilitam a passagem das moléculas de água.

Em um meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água. Já uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula.

Confira a seguir como ocorre a osmose na célula animal e vegetal.

Osmose na célula animal

Quando uma célula animal, como as hemácias, são expostas a meios com concentrações diferentes o movimento de água na célula ocorre da seguinte forma:

Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?

Quando o meio é rico em soluto, uma solução hipertônica em relação ao citoplasma, as células perdem água para o meio e murcham.

Quando o meio é pobre em soluto, uma solução hipotônica, as moléculas de água tendem a entrar na célula e, embora a membrana seja resistente, dependendo da quantidade pode ocorrer o rompimento.

Osmose na célula vegetal

O movimento de água nas células vegetais ocorre entre o vacúolo celular e o meio extracelular.

Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?

A célula vegetal apresenta, além da membrana plasmática, uma parede celular muito resistente, que é formada por celulose.

Portanto, ao contrário da célula animal, a célula vegetal resiste ao rompimento quando está inserida em um meio hipotônico, onde a água tende a entrar na célula. A célula incha, aumentando seu volume, mas a parede celular evita a ruptura.

A perda de água por uma célula vegetal, que está inserida em um meio hipertônico, recebe o nome de plasmólise. Já a entrada de água no vacúolo quando a célula está em um meio hipotônico recebe o nome de turgência, quando há o aumento de volume da célula.

Como a pressão osmótica influencia a osmose?

O soluto é qualquer substância que pode ser diluída em um solvente, como o açúcar dissolvido na água. Enquanto que pressão osmótica é a pressão feita para que a água se movimente.

Como a osmose é um processo que ocorre do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico) em busca do equilíbrio, a pressão osmótica é a pressão exercida sobre um sistema para evitar que a osmose aconteça naturalmente.

Portanto, quanto maior a diferença de concentrações entre os meios hipertônico e hipotônico, maior deverá ser a pressão osmótica aplicada sobre a solução mais concentrada para evitar a osmose.

Saiba mais sobre a pressão osmótica.

O que é e como funciona a osmose reversa

A osmose reversa consiste na passagem de água no sentido inverso ao da osmose. Assim, a água movimenta-se da solução mais concentrada para uma menos concentrada.

A osmose reversa acontece mediante aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural.

Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos.

Um exemplo de osmose reversa é a transformação de água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Saiba mais sobre a osmose reversa.

Diferença entre osmose e difusão

Difusão é a passagem de moléculas muito pequenas de gases e solutos dissolvidos em água, através da membrana plasmática. Neste caso, as moléculas de soluto irão passar do meio mais concentrado para o menos concentrado. Elas movimentam-se a favor de um gradiente de concentração e espalham-se no espaço disponível.

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, com o auxílio de proteínas que permeiam a bicamada lipídica.

Assim como a osmose, a difusão também é considerada um transporte passivo, uma vez que ocorre a favor de um gradiente de concentração.

Curiosidade

A expressão "aprender por osmose" é muito utilizada por estudantes que gostariam de aprender novos conteúdos sem precisar estudar, ou seja, sem fazer esforço.

Leia também:

  • Soluto e solvente
  • Bomba de sódio e potássio
  • Permeabilidade Seletiva

Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Como se denomina o processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática quando não há gasto de energia por parte da célula?

O transporte passivo é a passagem de uma substância, através da membrana, de uma região onde está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia.

Como se chama a passagem de substâncias através da membrana plasmática?

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, ajudadas pelas proteínas que permeiam a bicamada lipídica. Ocorre sem gasto de ATP. Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias.

Como se denomina a passagem de substâncias soluto através da membrana plasmática sem necessidade de proteínas transportadoras?

Difusão Facilitada - Mundo Educação.

Qual o nome do processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática a contra o gradiente de concentração é com gasto de ATP?

Na difusão facilitada, as moléculas difundem-se através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas da membrana, tais como os canais e as proteínas carreadoras. O gradiente de concentração dessas moléculas existe, portanto elas têm o potencial para se difundir para dentro (ou para fora) da célula.