Como tirar o comprovante do título de eleitor?

Termos de uso e Política de privacidade

O Portal do TRE-BA coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossos Termos de uso e Política de  privacidade .

Como tirar o comprovante do título de eleitor?

Sobre o título

De acordo com a legislação, o registro do eleitorado é encerrado 150 dias antes do pleito para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação em todo o país. Após a eleição, será possível voltar a pedir os serviços.

Você pode utilizar a versão digital do seu título. Baixe o aplicativo e-Título em seu celular (disponível para Android e iOS) ou tire gratuitamente uma nova via impressa no cartório eleitoral.

Os documentos necessários são:

  • documento oficial de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade);
  • comprovante de residência recente (últimos 3 meses);
  • para as pessoas do sexo masculino, documento que comprove a quitação com o serviço militar (exigência de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

No site do TSE, você poderá fazer essa consulta por meio do link: Título e local de votação. Preencha com seu número de CPF ou nome e dados pessoais.

Essas informações também ficam disponíveis no aplicativo e-Título.

Para consultar o seu local de votação, acesse Título e local de votação.

  • Preencha seus dados em todos os campos.
  • Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título de eleitor.

Vale ressaltar que é necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro eleitoral, ou seja, de acordo com os dados fornecidos na emissão do seu título de eleitor.

Você também pode baixar o e-Título e encontrar essas informações e muito mais!

O prazo para emissão do título para votar em 2022 irá encerrar em 4 de maio.

Todas as pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar. Mas quem não tirar o título até maio, só poderá pedir a emissão depois da eleição e votar em 2026.

Quem tiver o título, mas não completar 18 anos até a eleição, não é obrigado a votar, porém isso não deixa de ser um direito.

Todas as pessoas que estiverem com 18 anos até outubro de 2022 precisavam ter tirado o título até 4 de maio. Quem não fez o requerimento, só pode regularizar a situação após a eleição.

Em regra, para que sua situação eleitoral esteja regularizada, você não deve ter incorrido em nenhuma causa de cancelamento (faltar à revisão de eleitorado, por exemplo).

Agora, para ter quitação eleitoral, você deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.

Caso tenha deixado de votar e tenha multas eleitorais, você deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço "Consulta de débitos do Eleitor", no seguinte link: Quitação de multas.

Para quitação de multas perante a Justiça Eleitoral por meio deste serviço, é necessário:

  • Obter o boleto emitido pelo serviço on-line.
  • Efetuar o pagamento do boleto.

Após quitar a Guia GRU no Banco do Brasil, é necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito, que, a partir daí, ficará regular quanto ao débito pago.

Caso haja urgência para a regularização da situação eleitoral, entre em contato com a sua zona eleitoral para orientações sobre a baixa da multa no sistema.

Todo o atendimento para regularização, transferência, alteração de dados e a própria emissão do título de eleitor e cadastro biométrico é feito no cartório eleitoral do seu estado. Em razão da pandemia, o atendimento presencial foi suspenso e as unidades da Justiça Eleitoral realizam alguns serviços a distância. É preciso estar residindo há, pelo menos, três meses no novo município e que já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência de título.

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação.

Baixe agora o e-Título (disponível em Android e iOS).

Como votar

Antes de votar

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Se preferir, baixe e instale o e-Título. Disponível na Google Play Store e  Apple Store .
As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Todo pessoa brasileira alfabetizada, maior de 18 anos e legalmente capaz é  obrigada a votar.

O voto é facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Sim. Quem souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Para consultar o seu local de votação, acesse Título de eleitor.

Você também pode baixar o e-Título, encontrar informações e muito mais!

O horário de votação será das 8h às 17h, sempre tendo como referência o horário de Brasília/DF. 

O primeiro turno das Eleições 2022 acontecerá no dia 2 de outubro de 2022 e, nas cidades onde houver segundo turno, no dia 30 de outubro do mesmo ano. De acordo com a legislação, o segundo turno somente pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Para consultar o seu local de votação, acesse Título de eleitor. Preencha seus dados em todos os campos. Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título de eleitor.

Vale ressaltar que é necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro eleitoral, ou seja, de acordo com os dados fornecidos na emissão do seu título de eleitor.

Você também pode baixar o e-Título, encontrar essas informações e muito mais!

Na hora de votar

As medidas relacionadas a cuidados sanitários, saúde pública e qualquer outro assunto ligado ao protocolo de votação para as Eleições 2022 ainda não foram definidas pela Justiça Eleitoral. As normas que futuramente forem oficializadas serão amplamente divulgadas para a população.

Digite, no teclado da urna, o número da candidata ou do candidato de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem abaixo.

Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde "Confirma". Confira a ordem:

  • Vereadora ou vereador (cinco dígitos)
  • Prefeita ou prefeito (dois dígitos)

O comprovante de votação só será entregue para quem solicitar à mesária ou ao mesário. Não é possível conseguir o comprovante pela internet, nem existe segunda via. Se você perdeu o seu comprovante e precisar provar que está em dia com as obrigações eleitorais, pode pedir a certidão de quitação em um cartório eleitoral ou pela internet.

Sim, somente se estiver fora do domicílio eleitoral. A justificativa será por georreferenciamento e feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título, evitando comparecer presencialmente a um local de votação por conta da pandemia. A funcionalidade no app estará disponível mais perto da eleição. Excepcionalmente, quem não tiver acesso a smartphone poderá justificar em qualquer local de votação.

Depois de votar

No prazo de 60 (sessenta) dias após cada turno, é possível justificar comprovando o motivo da ausência, com atestado médico e bilhete de viagem, por exemplo. Há três possibilidades: presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pela internet no Sistema Justifica – o site só funcionará após a eleição. Em todos os casos, é preciso apresentar ou enviar os documentos pessoais e os comprobatórios

Para as pessoas que possuem domicílio eleitoral no exterior (Zona Eleitoral – ZZ), o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidência e vice-presidência da República.

Porém, quem mora no exterior, mas ainda tem o seu título de eleitor vinculado a uma zona eleitoral no Brasil, precisará justificar a sua ausência nas eleições, caso falte a qualquer um dos turnos de votação.

e-Título Beta

Testar o e-Título para Android antes do lançamento oficial

Para receber feedback dos usuários, o TSE disponibiliza novos recursos antes do lançamento oficial. Teste esses recursos ao participar do programa Beta do e-Título.

e-Título Beta

O e-Título Beta pode ser menos estável do que as versões públicas. Por exemplo, talvez o app falhe ou alguns recursos não funcionem corretamente.

Limitamos o número de usuários que podem participar do programa Beta do e-Título. Talvez sejam abertas mais vagas depois, se alguns testadores atuais saírem ou se os desenvolvedores permitirem que mais usuários participem.

Como tirar o comprovante do título de eleitor?

Importante: para conseguir a versão em programa Beta do e-Título, ele precisa já estar instalado no seu dispositivo.

  1. Abra a Play Store
    Como tirar o comprovante do título de eleitor?
  2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil.
  3. Toque em Gerenciar apps e dispositivos Instalados.
  4. Toque no app para abrir a página de detalhes.
  5. Em "Participar do programa Beta", toque em Participar Participar.

Importante: talvez você perca seu progresso e todas as personalizações feitas no app ao sair e desinstalar o e-Título em programa Beta.

  1. Abra a Play Store
    Como tirar o comprovante do título de eleitor?
    .
  2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil.
  3. Toque em Gerenciar apps e dispositivos Beta.
  4. Encontre o app em questão.
  5. Toque no app para abrir a página de detalhes.
  6. Em "Você é um beta tester", toque em Sair Sair.

Dica: se você sair do programa Beta, sua vaga será oferecida a outras pessoas. Não há garantia de que você conseguirá sua vaga nesses programas de volta mais tarde.

Para continuar usando o app depois de sair do programa Beta, faça o seguinte:

  1. Desinstale o app.
  2. Reinstale a versão pública do app.

  1. Abra a Play Store
    Como tirar o comprovante do título de eleitor?
    .
  2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil.
  3. Toque em Gerenciar apps e dispositivos Beta.
  4. Encontre o e-Título.
  5. Toque no app para abrir a página de detalhes.
  6. Em "Feedback privado para o desenvolvedor", toque em Escrever feedback.
  7. Toque nas estrelas para dar uma nota ao app e use a caixa para descrever sua experiência ao desenvolvedor.
    • Para enviar feedback, é necessária uma nota e uma resposta por escrito.
  8. Toque em Postar.

Dica: quando você avalia o e-Título no programa Beta, somente o desenvolvedor pode ver seu feedback.

Alguns dados relacionados ao seu uso do app (como informações do dispositivo, de uso e eventos acionados pelo usuário) serão coletados e compartilhados com os desenvolvedores para ajudar a melhorar o título.

Para instalar o TestFlight e testar o e-Titulo em programa beta, basta acessar o link público do app ( https://testflight.apple.com/join/e6yLI7uO) para instalá-lo em seu dispositivo. Você pode baixar o aplicativo em até 30 aparelhos diferentes. Veja, abaixo, como instalar em cada plataforma.

  • Baixe o TestFlight na App Store;
  • No iPhone, toque no link público (https://testflight.apple.com/join/e6yLI7uO);
  • Após acessá-lo, toque em “Exibir no TestFlight” ou em “Iniciar teste”;
  • Encontre o e-Título e toque em “Instalar” ou em “Atualizar”.

Enquanto você testa o e-Título pelo TestFlight, é importante enviar feedback do desempenho, de preferência logo que uma falha ocorrer, e suas considerações aos desenvolvedores. Você pode optar por não compartilhar seu e-mail ou outros dados pessoais. A Apple recebe todos os feedbacks enviados e pode associá-lo ao seu ID Apple.

Veja abaixo como enviar um feedback pelo TestFlight pelo iPhone.

  • Abra o TestFlight. Em seguida, toque no e-Título em programa beta;
  • Toque em "Enviar feedback beta". Na caixa de texto, você pode optar por enviar capturas de tela aos desenvolvedores;
  • Adicione comentários (até 4.000 caracteres), insira seus dados, se desejar, e toque em "Enviar".

Para isso, basta entrar no TestFlight e, depois, abrir a página de informações do e-Título. Por fim, escolha a opção "Parar o Teste" e o app será desinstalado do seu dispositivo. Note que essa ação não pode ser desfeita e você só poderá participar novamente do programa ao clicar no link público e ainda houver vagas de testadores.

Sobre o e-título

Disponível para download nas plataformas:

Serviços ao eleitor

Consulta ao número do título

Permite verificação de informações facilmente

Acessar

Validação de documentos

Permite a validação de documentos como: e-Título, título impresso e certidões de quitação e de crimes eleitorais

Acessar

Situação eleitoral

Consulte sua situação eleitoral

Acessar

Mesário voluntário

Cadastre-se em três cliques

Acessar

Certidões

Página contendo todas as certidões eleitorais e partidárias

Acessar

Justificativa Eleitoral

Obtenha todas as informações referentes à justificativa eleitoral

Acessar

Consulta ao local de votação

Saiba qual o seu local de votação

Acessar

Quitação de multas

Possibilita a emissão de boletos pela internet (GRU) para quitação de multas eleitorais

Acessar

Certidão de Quitação eleitoral

Permite a emissão da certidão de quitação eleitoral

Acessar

História do Título de Eleitor

Conheça versões antigas do Título de Eleitor


  1. 1881

  2. 1890

  3. 1904

  4. 1916

  5. 1932

  6. 1945

  7. 1951

  8. 1957

  9. 1986

  10. 2017

  11. 2018

Como tirar a segunda via do comprovante de votação MG?

O requerente deve comparecer com a documentação necessária, devidamente discriminada abaixo..
Documento original de identificação civil (ex: carteira de identidade, carteira profissional (exceto Carteira de Trabalho - CTPS), certidão de nascimento ou de casamento).
Título de Eleitor (se possuir).
Comprovante de endereço..

O que é certidão de quitação eleitoral São Paulo SP?

A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que comprova que o cidadão não tem pendências na Justiça Eleitoral. A certidão pode ser obtida pela internet, ou ainda em postos de atendimento denominados Cartórios Eleitorais.

Qual foi o último ano de eleição no Brasil?

As eleições municipais de 2020 foram as primeiras após a ascensão do bolsonarismo, que levou Jair Bolsonaro a ser eleito presidente da República em 2018.