Como usar a argila vermelha no corpo?

A argila vermelha é usada há muito tempo para tratamentos estéticos. Por ter um baixo custo, ser facilmente encontrada e de prática utilização, é uma ótima opção para quem quer realizar cuidados caseiros. Ela é rica em óxido de ferro, cobre e silício, o que faz com que gere diversos benefícios para a pele e cabelo.

É ótima para hidratar, prevenir e tratar o envelhecimento da pele. Além disso, ela também ajuda a reduzir medidas, age como antiestressante, limpa o couro cabeludo e hidrata os fios de cabelo. Como ela acelera o metabolismo local, é capaz de estimular a circulação sanguínea. Por esses motivos, ela é mais indicada para peles sensíveis e mais maduras, mas pode ser usada por qualquer um.

Argila vermelha, para que serve?

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

A argila vermelha é indicada para hidratar a pele, tratar e evitar linhas de expressão, por isso, é ótima opção para peles mais maduras e até mesmo as mais sensíveis. Ela é uma excelente aliada para uma limpeza completa da pele, pois ajuda a eliminar a oleosidade. Além disso, também ajuda na cicatrização, já que age como secativo.

Usada no corpo, ajuda a reduzir medidas, age como antiestressante e ajuda a estimular a circulação sanguínea. Você pode usá-la tanto na pele, como nos cabelos. Já nos cabelos, ela ajuda no brilho e hidratação dos fios, além de limpar o couro cabeludo.

Ação calmante

Para quem tem pele sensível, é muito vantajoso usar a argila vermelha, já que ela ajuda a acalmar a região em que for usada. Além disso, ela ajuda a suavizar e iluminar a pele se for usada com frequência.

Hidratação da pele

Por ser rica em ferro e cobre, ela ajuda à oxigenação das células, o que faz com que a pele fique hidratada. Esses nutrientes são essenciais para que a pele não fique seca e sem elasticidade, o que faz com que ela envelheça mais rapidamente.

Limpeza da pele

Por manter a pele limpa, a argila vermelha também é uma ótima aliada no combate a oleosidade e até mesmo cravos e espinhas, já que também conta com o poder secativo.

Rejuvenescimento da pele

O colágeno é muito importante para quem quer manter uma pele com uma aparência jovem, já que ajuda a reduzir as linhas de expressão, e sua produção é aumentada com o uso da argila vermelha. Ela também intensifica a renovação celular, o que aumenta a elasticidade.

Redução de medidas

Usando a argila vermelha no corpo com o auxílio de uma faixa, você pode reduzir suas medidas e ainda melhorar o aspecto de celulites que não sejam profundas.

Limpeza e hidratação capilar

O uso da argila vermelha no couro cabeludo faz com que a região fique extremamente limpa e ainda contribui para fios mais hidratados e brilhantes.

A argila vermelha pode ser usada para obter diversos resultados. Como é indicada para todos os tipos de pele e cabelos, é uma ótima alternativa para os cuidados caseiros.

Argila vermelha no cabelo

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

No cabelo, a argila vermelha ajuda a limpar o couro cabeludo e a hidratar os fios, o que resulta em uma maior luminosidade.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila vermelha
  • 1 colher de sopa de água

Passo a passo

  1. Misture os ingredientes;
  2. Passe a pasta no couro cabeludo;
  3. Espere agir por 10 minutos;
  4. Mantenha a argila hidratada;
  5. Retire com água;
  6. Higienize o cabelo normalmente.

Com esse passo a passo simples que você viu acima, é possível deixar seu couro cabeludo limpinho e, de quebra, deixar seus fios hidratados e brilhosos.

Argila vermelha no rosto

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

No rosto, a argila vermelha é usada como máscara facial. O modo de preparo e a aplicação são simples, mas você pode ver o resultado assim que retirar o produto da pele.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila vermelha
  • 1 colher de sopa de água

Passo a passo

  1. Limpe a pele do rosto;
  2. Misture os ingredientes até obter uma pasta;
  3. Aplique sobre a pele;
  4. Espere entre 15 e 30 minutos;
  5. Retire o produto com água.

Mesmo sendo uma alternativa prática, a máscara de argila vermelha garante bons resultados para quem quer deixar a pele mais jovem e hidratada.

Argila vermelha no corpo

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

Usada no corpo, a argila vermelha é ideal para o tratamento de gordura localizada e celulite. Porém, é preciso cobrir a área de aplicação com uma faixa e que o ambiente esteja aquecido para um melhor resultado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila vermelha
  • 1 colher de sopa de água

Passo a passo

  1. Higienize a área em que a argila será aplicada;
  2. Misture os ingredientes;
  3. Aplique na região desejada;
  4. Enfaixe a área de aplicação;
  5. Espere agir por 10 minutos;
  6. Mantenha a argila hidratada;
  7. Retire com água;

Melhorar o aspecto visual daquelas celulites e gordurinhas indesejadas pode ser uma tarefa feita em casa e que ainda conta com um baixo custo.

Argila vermelha: onde comprar

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

  • Sephora: com uma imensa variedade de produtos de beleza, a Sephora conta com lojas espalhadas pelo mundo todo e está presente no Brasil desde 2010. É possível fazer a compra online ou em lojas físicas.
  • Natue: a Natue é uma loja que preza em oferecer produtos e serviços que estimulem uma vida saudável e plena. Além disso, ela também quer empoderar os brasileiros através de informação e opções de escolha.
  • É Coisa Bio: a É Coisa Bio promove a beleza consciente ao mesmo tempo que ajuda a preservar a saúde, a vida, a natura e o planeta. Por isso, vende produtos orgânicos, naturais e veganos, que causam o menor impacto ambiental possível.
  • Bela Vida Natural: a Bela Vida Natural é uma loja online que vende diversos produtos naturais, entre eles estão diversos tipos de argila, aromatizadores, alimentos, pedras e cristais, além de outros.
  • Lohas: na Lohas você pode encontrar produtos naturais, orgânicos e sustentáveis com foco na saúde e na beleza. É possível comprar itens para todas as idades, começando pelos bebês.
  • Beleza na Web: com uma grande variedade de produtos e mais de 250 marcas disponíveis, a Beleza na Web é uma loja para quem procura produtos de beleza e cuidados pessoais.
  • Beleza 10: produtos relacionados à estética, cabelo, perfumaria, equipamentos e outros são encontrados na Beleza 10.
  • Flora Fiora: com um acervo de produtos naturais, a Flora Fiora é uma loja ideal para quem busca itens mais naturais, conscientes e menos industrializados.
  • Use Orgânico: com uma valorização pela vida saudável, ética e sustentável, a Use Orgânico vende diversos produtos para quem busca um consumo consciente.
  • Arte dos Aromas: com a natureza como fonte de inspiração, a Arte dos Aromas vende produtos orgânicos, naturais e veganos.

Você pode escolher entre comprar a argila vermelha em lojas físicas ou online, sem precisar sair de casa. Além disso, é possível optar por versões em pó ou até mesmo máscaras que já vêm prontas para o uso.

Outros tipos de argila

Como usar a argila vermelha no corpo?

Foto: iStock

Não é só a argila vermelha que pode ser usada para tratamentos estéticos, outras cores também apresentam ótimos resultados e podem ser usadas para outras finalidades. Confira abaixo as opções e veja qual se encaixa melhor com o seu perfil.

  • Argila preta: essa versão da argila ajuda a controlar a oleosidade e melhorar a circulação sanguínea periférica. Ajuda também a controlar a oleosidade, combater a flacidez e linhas de expressão, controlar a oleosidade, atenuar celulites e estrias, amenizar sintomas da sinusite e rinite, a desintoxicar e ainda tem ação antibacteriana.
  • Argila branca: é suave e, por isso, é recomendada para quem tem a pele sensível. Pode ser usada para revitalizar a pele, suavizar cicatrizes, clarear manchas leves, retirar a oleosidade da pele e como esfoliante.
  • Argila verde: é recomendada para quem tem a pele oleosa e acneica, pois ajuda a absorver o excesso de sebo na pele. Retira também as toxinas, é antiiflamatória, antisséptica, revitalizante e cicatrizante.
  • Argila dourada: por ser rica em silício, a argila dourada é indicada para quem tem a pele mais madura, pois ajuda na produção de colágeno, o que dá uma sensação de pele mais jovem. Além disso, é hidratante e combate a flacidez cutânea.
  • Argila rosa: essa opção é uma combinação das argilas branca e vermelha, o que faz com que ela conte com os benefícios de ambas. Por ser delicada, ela é ideal para quem tem a pele sensível. Ela tem ação cicatrizante e ajuda a repor a luminosidade da pele, além de ajudar na hidratação e circulação. Também é aliada da luta contra celulite e gordura localizada.
  • Argila marrom: difícil de ser encontrada, a argila marrom ajuda no combate à acne e ajuda o rejuvenescimento da pele. Também estimula a circulação.
  • Argila cinza: por ser rica em titânio, a argila cinza é recomendada para quem tem a pele oleosa e com manchas. É uma ótima opção para ser usada como esfoliante, já que ajuda a combater cravos e espinhas. Ela também é um antioxidante natural, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
  • Argila roxa: por ser rica em magnésio, é ótima para dar um aspecto mais jovem e radiante à pele. Além disso, conta com ação iônica, que é nutritiva e ao mesmo tempo estimulante, o que ajuda na eliminação de toxinas e impurezas.

Como você pode ver, os tipos de argila são variados e apresentam resultados diferentes. Alguns se encaixam melhores em determinados tipos de pele. Agora que você já sabe qual é o melhor para você, basta colocar as mãos na massa.

Cuidados e contraindicações

Conhecendo as propriedades da argila vermelha, você pode usufruir de todos os benefícios do seu uso. Ela pode ser aplicada em todos os tipos de pele, no corpo inteiro e também no cabelo. Porém, é preciso ficar atenta à frequência de uso, que deve ter um intervalo de 72 horas entre as aplicações e tempo de uso, que depende do seu objetivo e necessidade. Em alguns casos, 15 minutos de aplicação já são suficientes. Às vezes, é preciso esperar até 30 minutos. Não é preciso se preocupar com que o produto seja tóxico, pois ele não é.

Como usar argila vermelha no corpo?

Como usar a argila vermelha Para aplicar a argila vermelha no rosto, misture uma colher de sopa de argila vermelha em uma tigela contendo uma colher de sopa de água. Se quiser passar em apenas uma área do rosto aposte na redução de medidas. Misture até formar um pasta e aplique uma camada fina sobre a pele facial.

Como usar argila vermelha na barriga?

Usada no corpo, a argila vermelha é ideal para o tratamento de gordura localizada e celulite..
Higienize a área em que a argila será aplicada;.
Misture os ingredientes;.
Aplique na região desejada;.
Enfaixe a área de aplicação;.
Espere agir por 10 minutos;.
Mantenha a argila hidratada;.
Retire com água;.

Como preparar a argila para passar no corpo?

Como preparar a argila verde?.
Separe um recipiente de vidro ou cerâmica (evite plásticos e metais);.
Adicione a argila em pó e água (1 medida de água para 2 de argila);.
Mexa com uma espátula até adquirir consistência pastosa..

Quanto tempo devo ficar com a argila no corpo?

Aplique no rosto limpo (você pode lavá-lo com sabonete suave e depois enxaguá-lo com um pouco de chá de camomila frio) e deixe agir pelo tempo necessário – 15 minutos para uma limpeza suave e até 30 minutos se a intenção é tratar cravos e espinhas.