Como viver bem consigo mesmo

Como viver bem consigo mesmo
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Sentir-se realmente bem consigo mesmo significa amar a pessoa que você é, por dentro e por fora. Para aprender a se aceitar e a resolver a infelicidade com a vida, é preciso muito esforço e alguns ajustes importantes. Se você quiser sentir-se bem consigo mesma, deverá começar identificando os pensamentos, emoções e comportamentos que a impedem de sentir-se assim. Depois disso, você deverá esforçar-se para criar um estilo de vida que a faça sentir-se importante, amada e completa. Se você quiser aprender a sentir-se bem consigo mesma, siga estes passos simples para começar no caminho certo.

  1. Como viver bem consigo mesmo

    1

    Aproveite a individualidade. Evite comparar-se aos outros e aceite sua individualidade. Comparar-se aos outros não fará com que você se sinta bem consigo mesma, porque você é diferente de qualquer outra pessoa. Não há ninguém igual a você no mundo, que tenha crescido com as mesmas experiências e possua os mesmos talentos.

    • Se você se comparar com os outros, afetará a autoestima de forma negativa, porque nós sempre poderemos encontrar alguém mais forte, mais inteligente ou mais bonito do que a gente. Em vez disso, concentre-se em ser a pessoa que você quer ser, não alguém igual ao seu vizinho, às meninas populares da escola ou à sua irmã mais velha. Após definir sua própria versão de sucesso, você será capaz de alcançá-lo.
    • Talvez você sinta que todo mundo ao seu redor é melhor do que você. No entanto, você provavelmente está esquecendo-se de todas as suas qualidades surpreendentes. Talvez você não perceba todas as características positivas que possui e nem se dê conta de que outras pessoas querem ser como você.[1]

  2. Como viver bem consigo mesmo

    2

    Desenvolva a autoconfiança. A confiança é a chave para sentir-se bem consigo mesma e amar a pessoa que você é agora e que será no futuro. Faça um esforço para confiar em quem você é e no que pode alcançar, mesmo que isso leve algum tempo. Você precisa lembrar de que é uma pessoa incrível e que merece confiar em si mesma. Se você acreditar que é importante, realmente será.[2]

    • Para parecer mais confiante, dê mais ânimo à linguagem corporal. Permaneça ereta, com uma postura adequada, e olhe para frente em vez de olhar para o chão. Tente sentar-se ou ficar em pé com uma postura receptiva, para passar uma imagem mais positiva e acessível.
    • Encontre alguma coisa em que você seja muito boa, ou esforce-se para tornar-se excelente em algo que já ame. Se você já for ótima em alguma coisa, pense em como você é incrível por ser capaz de dominar essa habilidade. Tente concentrar-se nas coisas que faz bem e em como você é capaz. Você se sentirá melhor em relação a si mesma quando for muito boa em algo que ame.
    • Quando você se encontrar em uma situação desconhecida, concentre-se na melhor coisa que pode acontecer, em vez de pensar em tudo o que pode dar errado.[3]

  3. Como viver bem consigo mesmo

    3

    Tenha orgulho das suas qualidades. Cada pessoa tem alguma coisa da qual pode se orgulhar. Reserve um tempo para sentar-se e criar uma lista com tudo o que você ama em si mesma. Obrigue-se a sentar-se lá até ter preenchido uma página inteira. Realize uma análise profunda para encontrar as coisas que realmente fazem de você uma pessoa incrível. Pense em qualidades como a compaixão, o senso de humor, ser digna de confiança ou ter uma boa ética de trabalho. Quanto mais longa e sincera for a lista, melhor.

    • Entre as qualidades que podem descrevê-la estão: amorosa, estudiosa, trabalhadora, amigável, forte, inteligente, perspicaz, descontraída e divertida. Você também pode adicionar pontos que admire em sua aparência física, contanto que eles realmente sejam importantes para você. Você deve cobrir todos os seus aspectos positivos nessa lista e deve adicionar novos itens sempre que pensar em outra coisa que a deixe orgulhosa.
    • Mantenha a lista por perto e consulte-a com frequência para continuar sentindo-se bem. Você pode até mesmo dobrá-la e colocá-la na carteira.[4]
    • Se você tiver dificuldades para criar essa lista sozinha, consulte pessoas que a conheçam bem. Peça aos amigos ou colegas de trabalho para descreverem seus pontos fortes, alguns deles poderão surpreendê-la!

  4. Como viver bem consigo mesmo

    4

    Esteja preparada para os dias ruins. Às vezes, nós simplesmente precisamos conviver com os sentimentos ruins e entender que eles vão embora. As pessoas pensam que, para estarem bem consigo mesmas, elas precisam sentir-se incríveis 100% do tempo. Se você estiver tendo um dia ruim, evite ficar para baixo e tenha em mente que ele também vai passar, especialmente se ocorrer após vários dias muito bons.

    • Se você se sentir extremamente triste, converse com alguém que se preocupe com você e que possa ouvir seus problemas. Se você estiver se sentindo muito triste por, pelo menos, metade de um ano, consulte um profissional médico.
    • Nosso corpo percebe quando estamos de mau humor. Pense em qual parte do seu corpo deixa de funcionar direito quando você está chateada ou de mau humor. Se você aprender a reconhecer os sinais do corpo, poderá descobrir o que a está incomodando e tomar uma atitude para sentir-se melhor.[5]

  5. Como viver bem consigo mesmo

    5

    Esforce-se para desenvolver uma atitude positiva. Conseguir ser positiva o tempo todo pode ser difícil e levar algum tempo, mas é possível fazer dessa atitude uma parte da vida. O desenvolvimento de uma atitude positiva é uma decisão que você deve tomar e manter todos os dias. Adotando uma atitude mais positiva, você passará a sentir-se melhor consigo mesma, com as perspectivas do futuro e com tudo o que pode realizar.

    • Você pode trabalhar para reconhecer os pensamentos excessivamente negativos e transformá-los em positivos, guiando-se em direção a uma mentalidade mais saudável. Combata cada pensamento negativo que vier à mente com pelo menos dois ou três pensamentos positivos. Por exemplo, se você pensar, "Eu pareço tão cansada hoje", pode dizer: "Mas meu cabelo está ótimo e continuo tendo um sorriso incrível".
    • Em um nível mais profundo, se você pensar algo como, "Eu sou horrível nas situações sociais", deverá dizer: "Mas costumo fazer as pessoas rirem e elas parecem muito confortáveis ao meu redor".
    • Pratique isso todos os dias. Mesmo que ela passe despercebida, pratique uma atitude positiva. Você nunca sabe o tamanho da diferença que poderá fazer, e a prática fará com que seja cada vez mais fácil.
    • Pratique falar bem de si mesma para os amigos. Fale sobre algo que realizou ou sobre o qual esteja animada. Você perceberá que o otimismo é contagioso, e que se sentirá melhor consigo mesma apenas por falar sobre isso em voz alta. [6][7] Se seus amigos não gostarem de conversar sobre as partes boas da sua vida, considere se eles realmente fazem com que você se sinta feliz e bem consigo mesma, como todo amigo deveria fazer.
    • Determine a importância das coisas antes de decidir ficar chateada. Por exemplo, muitas pessoas ficam chateadas com um trânsito inesperado. No entanto, algumas vezes, o trânsito nos atrasa por apenas alguns minutos e não deveria ser um motivo para ficarmos de mau humor.

  6. Como viver bem consigo mesmo

    6

    Compreenda que você tem muito a oferecer. Mesmo se você sentir que ninguém precisa de você ou que você não é útil, isso raramente é verdade. Converse com entes queridos para enxergar o quanto você é necessária e o quanto as pessoas a apreciam. Permita que os familiares ou amigos saibam como você se sente e eles fornecerão uma lista com todas as qualidades incríveis que você possui. Converse com os amigos sobre seus problemas e eles dirão que você se subestima e que eles precisam de você em suas vidas.

    • Quanto mais você se lembrar de que é uma pessoa importante e que qualquer um teria a sorte de a conhecer, mais cedo perceberá que tem muito a oferecer. Além disso, se você se sentir valorizada, estará no caminho certo para sentir-se melhor consigo mesma.[8]
    • Mesmo que você esteja atravessando uma fase difícil da vida, ainda tem o potencial de expandir alguns interesses e tornar-se realmente apaixonada ou talentosa em alguma coisa. Você poderá até mesmo ter a oportunidade de compartilhar uma paixão com os outros. Essas são razões válidas para sentir-se bem consigo mesma.

  7. Como viver bem consigo mesmo

    7

    Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você é grata. Talvez você se sinta mal consigo mesma porque sente que não tem absolutamente nenhum motivo para ser feliz. Sentir-se mal com você mesma está relacionado à percepção de quem você é e à forma como se sente em relação ao seu ambiente. Comece criando uma lista de gratidão e anote todas as coisas pelas quais se sente grata, desde a sua saúde, até seus irmãos e o dia bonito lá fora. Isso vai ajudá-la a perceber que você pode sentir-se bem, porque há muita alegria, sorte e esperança ao seu redor.

    • Trate essa lista como a lista das qualidades que ama em si mesma. Preencha uma página inteira e leia-a frequentemente, adicionando itens sempre que pensar em outra coisa.[9]
    • Se for difícil encontrar coisas pelas quais ser grata, transforme isso em um exercício de positividade. Pense no que a deixa irritada e esforce-se para encontrar duas coisas boas a respeito de cada situação ruim. Por exemplo, você poderia compensar, "Estou irritada porque hoje o cachorro latiu e acordou a mim e ao bebê às 5h00" com: "Passei algum tempo com o meu filho nessa manhã, acalmando-o. Cada momento que passo com meu filho é especial" e "Eu pude ouvir os pássaros cantando quando o sol nasceu".
    • Se ainda tiver dificuldades, pergunte a outras pessoas pelo que elas são gratas. Talvez vocês tenham algo em comum.

  8. Como viver bem consigo mesmo

    8

    Concentre-se menos na aparência. Todo mundo é bonito à sua própria maneira. Não tem problema nenhum em querer acompanhar suas mudanças e sonhar com quem você vai se tornar um dia. Mas a autoestima deve basear-se principalmente nas qualidades pessoais e no caráter, não na aparência física. Se você quiser sentir-se bem consigo mesma, a prioridade principal deve ser sua personalidade e então, se houver alguma relação, a sua aparência.

    • Limite o tempo que passa se arrumando. Se você passar o tempo todo desejando parecer perfeita, acabará concentrando-se em áreas menos positivas e construtivas da vida. Determine quanto tempo você quer gastar arrumando o cabelo, maquiando-se e olhando-se no espelho antes de sair. Encontre uma rotina que se encaixe nesse período de tempo. Se você passar tempo demais se arrumando, acabará encontrando defeitos que não existem.
    • O seu valor vai muito além da aparência. Você deve retirar força e confiança das suas ações e realizações, não da aparência. Por exemplo, você teve um dia incrível, em que foi elogiada por um projeto no qual passou semanas trabalhando. Quando chega em casa, finalmente tem a chance de olhar no espelho e perceber que seu rímel estava borrado. Embora você tenha uma mancha de rímel no rosto, realizou algo importante hoje e deve sentir-se segura das suas habilidades.
    • Se as pessoas a elogiarem baseando-se na sua aparência, sinta-se livre para aceitar o elogio. No entanto, ignore comentários negativos e reconheça que os elogios à sua personalidade são mais importantes.

  9. Como viver bem consigo mesmo

    9

    Ligue menos para o que os outros pensam. Preocupe-se mais com o que você pensa sobre si mesma, não no que os outros pensam de você. Concentre-se nos seus próprios pensamentos motivadores e positivos sobre si mesma, não na opinião dos outros. Afinal, você é a única pessoa que precisa conviver consigo mesma 24 horas por dia, portanto, a sua opinião deveria ser a mais importante de todas.

    • As pessoas que ofendem as outras costumam agir assim para sentirem-se mais poderosas. Isso significa que elas provavelmente são tão inseguras quanto você. Elas não têm autoconfiança, portanto, tente esquivar-se desse tipo de comentário e evite revidar com outro insulto. A melhor coisa que você pode fazer é viver a vida exatamente como quer vivê-la, sem olhar para trás.
    • Pode ser mais fácil falar do que fazer isso. Em vez de fingir para si mesma que não se importa com a opinião alheia, pergunte-se por que você quer agradar os outros. Pergunte-se se vale a pena tentar agradar essas pessoas que a magoam. Logo, você perceberá que elas são apenas um obstáculo no caminho para a felicidade, não um meio para atingi-la.[10]
    • Saiba em quem confiar, e quando. Por exemplo, a maioria das pessoas dirá que confia na própria mãe mais do que em qualquer outra pessoa. No entanto, poucas pessoas confiam cegamente na mãe para, por exemplo, pilotar um avião ou fraudar a loteria. Se você quiser dar atenção ao que os outros pensam, escolha cuidadosamente um conselheiro confiável.

    Publicidade

  1. Como viver bem consigo mesmo

    1

    Compreenda de onde vem a insegurança. Algumas inseguranças estão enraizadas na gente desde a mais tenra idade. Algumas crianças são duramente criticadas ou ignoradas e tendem a desenvolver baixa autoestima. Outras pessoas desenvolvem sentimentos de insegurança quando falham pela primeira vez em alguma coisa, ou quando se encontram em uma nova situação. Entenda como as inseguranças se desenvolvem e o que as torna piores, para saber como lidar melhor com elas.[11]

  2. 2

    Aprenda sobre a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Existem formas de mudar a perspectiva sobre si mesma para começar a sentir-se bem com quem você é. No entanto, esse processo pode ser demorado. O cérebro pode crescer e mudar muito depois dos nossos corpos terem atingido o tamanho permanente, um fenômeno chamado de plasticidade cerebral. Esse fenômeno permite que você aprenda novos padrões de pensamento ou transforme-os, em qualquer idade.[12]

    • Mudando os pensamentos, você pode mudar o comportamento.
    • Você pode praticar a TCC por conta própria ou com um terapeuta. Tenha em mente que, se você achar qualquer um desses passos muito difícil, deve consultar um terapeuta com experiência nesse tipo de terapia para pedir ajuda.[13]

  3. Como viver bem consigo mesmo

    3

    Identifique os padrões de pensamento. O primeiro passo da TCC é identificar os padrões de pensamento. Muitas pessoas com pensamentos negativos sobre si mesmas acreditam que não têm valor e que não podem fazer muito para mudar essa situação. Para começar a mudar a forma como pensa sobre si mesma, você deverá primeiro reconhecer como se sente.

    • No início, adquirir consciência sobre si mesma pode ser difícil. Amigos bem intencionados que só querem ajudar podem falar para você "superar isso" e focar nos seus pontos fortes. Você precisará fazer muito mais do que simplesmente tomar a decisão de mudar.[14]

  4. Como viver bem consigo mesmo

    4

    Comece um diário. Você deve começar um diário com todos os pensamentos que tem em um dia, tanto positivos quanto negativos. Escreva sobre as situações que causaram o evento, quais foram seus sentimentos e como você lidou com a situação. Isso a ajudará a examinar os padrões de pensamento ao longo do tempo para poder começar a transformar os pensamentos negativos.

    • Nesse diário, seja honesta consigo mesma. Para ter uma imagem completa, você deverá entender todos os pensamentos diferentes que tem. Quanto mais honesta você for, mais poderá mudar seu comportamento.[15]
    • Seja consistente. Escreva sobre tudo o que acha importante, tudo o que aconteceu no trabalho, ou todas as coisas que você teme que aconteçam com seu parceiro quando você viajar.

  5. Como viver bem consigo mesmo

    5

    Aceite todos os pensamentos como válidos. Depois de manter o diário por certo tempo, releia o que escreveu. Dessa forma, você poderá obter mais objetividade em relação aos pensamentos para poder aceitá-los e ficar em paz consigo mesma.

    • Tente lembrar como você se sentiu ao escrevê-los e, em vez de sentir-se mal ou envergonhada em relação aos pensamentos negativos, aceite-os. Todo mundo tem pensamentos negativos e, se você aceitá-los, poderá começar a transformá-los.
    • Ao permitir-se ter pensamentos negativos, você poderá controlá-los e começar a fazer mudanças. Após reconhecer o padrão de pensamento que está causando a baixa autoestima, você poderá começar a mudar essa mentalidade.[16]

  6. Como viver bem consigo mesmo

    6

    Transforme os pensamentos. Depois de escrever todos os pensamentos e sentimentos por algumas semanas e aceitá-los como válidos, você precisará examinar os pensamentos e começar a mudar sua forma de pensar. Leia o diário, procurando padrões comuns de pensamento. Encontre uma linha de raciocínio comum em alguns dos pensamentos ou escolha um sentimento particularmente desagradável. Pegue esse pensamento negativo e tente transformá-lo em algo positivo.

    • Por exemplo, digamos que você esteja sentindo-se mal porque não está apresentando um bom desempenho em um projeto do trabalho. Em vez de concentrar-se nos seus defeitos, pense em todas as vezes em que realizou um ótimo trabalho ou finalizou um projeto difícil. Pense consigo mesma: "Eu posso virar esse jogo porque tenho um histórico de ótimos projetos no trabalho. Eu só preciso me concentrar e farei algo incrível, assim como nos meus projetos anteriores".
    • Você deve transformar os sentimentos negativos em situações positivas. Entenda que não tem problema nenhum em senti-los, mas reconheça que existem formas mais produtivas de enxergar a si mesma, e que elas a ajudarão a sentir-se melhor com quem você é.[17]
    • Perdoe-se por erros ou eventos passados. Não há nenhuma forma de mudar o passado e você precisa propiciar-se a oportunidade de melhorar. Você conhece aquela frase, "Vista-se para o trabalho que você quer, não para o trabalho que você tem"? Trate-se da forma como trataria a pessoa que você quer ser, não a pessoa que você é. Assim, será mais fácil transformar-se nessa pessoa.[18]

  7. Como viver bem consigo mesmo

    7

    Aprenda a lidar com os problemas. Após analisar suas atividades, você poderá perceber que deixou de aproveitar algumas situações por causa da baixa autoestima. Se você notar um padrão de comportamentos negativos, como recusar-se a participar de certas situações sociais devido à ansiedade e o negativismo, deverá começar a deixar esses comportamentos para trás. Após transformar os processos de pensamento relacionados a esses eventos, você poderá esforçar-se para participar deles sem se preocupar com possíveis consequências negativas.

    • Por exemplo, digamos que muitas vezes você deixe de sair com os colegas de trabalho porque tem medo que eles o achem chata e de fazer papel de boba. Em vez de pensar assim, pense em coisas positivas sobre si mesma e em como elas poderiam afetar a situação positivamente. Você tem outros amigos que gostam de você e acham sua companhia prazerosa, portanto, você é uma pessoa interessante. Você também poderá fazer novos amigos e tornar-se mais próxima dos colegas de trabalho.
    • Se você enxergar as possibilidades de uma situação em vez de apenas focar nas coisas horríveis que poderão acontecer, será capaz de enxergar a si mesma sob uma luz mais positiva.[19]

  8. Como viver bem consigo mesmo

    8

    Pratique. Pode levar muito tempo para mudar esse tipo de pensamento. Aprender novas formas de pensar sobre si mesma requer prática, mas não tenha medo de pensar coisas boas a seu respeito. Pode parecer difícil no começo, mas se você continuar reconhecendo os sentimentos e os comportamentos negativos, poderá tomar pequenas atitudes para transformá-los. Depois de um tempo, você estará fazendo mais e mais, até chegar a um ponto em que terá mais pensamentos positivos do que negativos.

    • Se você tiver dificuldades com esse processo, talvez deva consultar um terapeuta. A terapia cognitiva comportamental pode ser complementada com a ajuda de um profissional treinado que conheça os métodos e seja capaz de enxergar pontos positivos que talvez você não enxergue.
    • Nas sessões de TCC, o terapeuta trabalha em conjunto com você, na direção dos seus objetivos.[20]

    Publicidade

  1. Como viver bem consigo mesmo

    1

    Faça o que considera certo. Às vezes as pessoas ficam com baixa autoestima porque fazem algo que consideram errado ou prejudicial.[21] Ater-se aos seus códigos morais e éticos na vida cotidiana vai ajudá-la a desenvolver autoestima e confiança.

  2. Como viver bem consigo mesmo

    2

    Compartilhe suas realizações com a família e os amigos. Quando você fizer algo que a deixar muito orgulhosa, esse é o momento em que estará na sua melhor forma. Reconheça seu trabalho duro, parabenize-se e convide outras pessoas para celebrarem com você. Isso fará com que você se sinta melhor consigo mesma com frequência, porque terá outras pessoas torcendo por você.

    • Ligue para seu avô ou envie um e-mail para sua tia favorita e compartilhe a notícia, comemorando com a família e os amigos.
    • Perceba que isso é bom para eles e para você. Se você conversar com a família ou os amigos, estará compartilhando algo com alguém que ama. Provavelmente, se você quiser sentir-se bem consigo mesma, poderá falar bastante sobre suas realizações.[22]

  3. Como viver bem consigo mesmo

    3

    Aceite os elogios de coração. Quando um amigo disser, "Gostei da sua apresentação", evite esquivar-se com um, "Eu estava tão nervosa, esqueci um slide inteiro!". Diga apenas "obrigada" e deixe que isso demonstre o quanto você aprecia o elogio. Se você for autodepreciativa ou colocar-se para baixo sempre que alguém tentar fazê-la sentir-se bem, as pessoas poderão parar de elogiá-la no futuro. Em vez disso, na próxima vez que ouvir algo agradável sobre si mesma, sinta-se e aparente estar verdadeiramente feliz em ouvir o elogio, em vez de esquivá-lo.

    • Olhe a pessoa nos olhos e agradeça-a de coração.
    • Se o elogio a deixar desconfortável, você não precisa aceitá-lo. No entanto, se você gostar do que ouviu, aceite.

  4. Como viver bem consigo mesmo

    4

    Celebre cuidando de si mesma. Para algumas pessoas, dedicar um bom tempo aos cuidados pessoais faz com que elas sintam que valem a pena. Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente, e muitos tratamentos cosméticos são também relaxantes.

    • Um exemplo é um longo banho de banheira ou tratar a pele com um sabonete ou loção hidratante bem cheirosa.
    • Isso não significa usar um monte de maquiagem ou comprar roupas da moda. Significa que você deve entender que seu corpo merece tempo e cuidados.[23]

  5. Como viver bem consigo mesmo

    5

    Vista roupas confortáveis. Você sabe quais blusas a deixam insegura e quais calças a deixam envergonhada. Se você tiver roupas assim, é hora de doá-las para a caridade. Vista a sua cor favorita. Se você se sentir bem dentro da roupa que estiver usando, demonstrará autoconfiança. Se alguém fizer graça com o que você estiver vestindo, dê de ombros e diga: "Bom, eu gosto desta roupa!".

    • Lembre-se de que as pessoas não estão olhando ou falando de você tanto quanto você imagina.
    • Evite usar roupas que a deixem desconfortável só porque você acha que estão na moda. Vista-se como se sente bem e todo mundo perceberá como você está muito mais confortável consigo mesma.[24]
    • Em algumas situações, você se sentirá mais confortável caso se vista de acordo com o local. Por exemplo, se você estiver indo para uma reunião de negócios, deve vestir-se de acordo com o código da empresa que estiver conduzindo a reunião, mesmo que a roupa a deixe desconfortável.

  6. Como viver bem consigo mesmo

    6

    Desenvolva um estilo próprio. Experimente com as roupas para decidir o que a faz sentir-se melhor. Alguns dias você pode querer vestir-se de forma mais elegante e, em outros, pode querer sentir-se mais confortável. Isso é normal. Tente visitar uma loja de roupas com uma amiga e experimentar algumas roupas de cores e estilos diferentes. Provavelmente você encontrará algo que a vista muito bem.

    • Concentrar-se na aparência é saudável, desde que ela seja uma expressão da sua identidade. Por exemplo, vestir sua cor favorita expressa uma preferência pessoal.
    • Sempre ria das roupas que não a vestirem bem. Elas simplesmente são mais adequadas para outras pessoas.
    • Mudar de estilo poderá ajudá-la a descobrir um lado de si mesma que você nunca soube que tinha.
    • Além disso, experimente um novo penteado. Garotas com cabelos longos podem trançá-los, torcê-los ou usá-los em um coque. Faça experiências para encontrar a melhor forma de se expressar através da aparência e lembre-se, há muitas escolhas certas. Todas são certas para se você gostar delas.[25]

  7. Como viver bem consigo mesmo

    7

    Seja amigo de pessoas que fazem você sentir-se bem consigo mesma. Se você sair com alguns amigos e eles começarem a falar de coisas que a deixem desconfortável, mude de assunto. Se você sempre estiver na companhia de alguém obcecado com a aparência, tente mudar a conversa para assuntos menos superficiais. Se isso acontecer várias vezes, talvez você deva encontrar amigos com valores mais profundos.

    • Pergunte a si mesma se, na maioria das vezes, os seus amigos a elogiam e apoiam ou se criticam tudo o que você faz. Se eles sempre forem negativos em relação a você, livre-se deles o mais depressa possível. Embora isso possa soar como uma atitude cruel, ela poderá fazer com que você se sinta melhor consigo mesma.[26]
    • Por exemplo, se suas amigas começarem a falar sobre dietas e perda de peso, e você não quiser falar sobre isso, tente mudar de assunto. Mostre-lhes que há coisas mais interessantes sobre as quais conversar, como o desempenho do time de futebol delas e quantos meses o filhotinho de golden retriever de uma delas completa este mês.

  8. Como viver bem consigo mesmo

    8

    Aprenda algo novo. Procure um artigo sobre o que está acontecendo no mundo. Você se sentirá em dia com alguns eventos atuais e também fugirá um pouco da rotina, diversificando seus interesses. Matricule-se em um curso de cerâmica ou assista a um documentário. Faça algo que a inspire a aprender e a apreciar o mundo. Logo, você se sentirá fortalecida, devido à sua vontade de mudar e a todo o conhecimento que obteve.

    • Se você aprender algo muito interessante, compartilhe com outras pessoas. Assim, você sentirá que tem ainda mais a oferecer para o mundo.

  9. Como viver bem consigo mesmo

    9

    Pratique atividades físicas. O exercício físico fará com que você se sinta melhor física e mentalmente. Embora o emagrecimento possa ser uma consequência, a atividade física em si é a parte mais importante e fará você sentir que está dando mais atenção ao seu corpo, desenvolvendo uma rotina saudável. Além disso, a produção de endorfinas, que fazem com que você se sinta mais feliz, será de grande ajuda. Exercite-se por, pelo menos, 30 minutos ao dia e aprenda a amar tudo o que você faz. Você se sentirá muito melhor consigo mesma quando fizer essa mudança simples no cotidiano.

    • Arranje um ou dois parceiros de treino para tornar o processo mais divertido e encorajador. Você se sentirá ainda melhor se tiver um amigo torcendo por você quando quiser desistir.[27]
    • Se você não estiver satisfeita com a rotina de exercícios atual ou não tiver encontrado uma atividade de que goste, continue mudando e tentando novos esportes. Existe um regime de exercícios para todo mundo, a questão é encontrar aquele que é o certo para você.
    • Formas econômicas de exercício físico incluem correr pelo bairro ou parque, fazer aeróbica, exercícios com pesos livres ou burpees.

    Publicidade

  1. Como viver bem consigo mesmo

    1

    Torne-se uma voluntária. O voluntariado é uma boa forma de nos sentirmos bem com quem somos, de retribuir à comunidade e de perceber que temos muito a oferecer para o mundo.[28] Encontre um tipo de voluntariado que combine com seus talentos, seja ensinando adultos a ler ou simplesmente conversando com eles. Crie o hábito de trabalhar como voluntário pelo menos algumas vezes por mês. Após iniciar o voluntariado, você perceberá que existem muitas pessoas que a julgam importante e que você não deve passar tanto tempo sentindo-se mal consigo mesma.

    • Você pode ensinar adultos ou crianças a ler, ajudar na limpeza de um parque local, ser voluntária na biblioteca ou livraria da região, ou trabalhar em um abrigo ou sopão beneficente.
    • Dependendo das suas habilidades, poderá haver tipos específicos de voluntariado disponíveis para você. Por exemplo, os advogados costumam aceitar casos pro bono, e os arquitetos podem ajudar a construir habitações para programas sociais.

  2. Como viver bem consigo mesmo

    2

    Continue escrevendo no diário. Mesmo que você já tenha terminado a terapia cognitiva comportamental, ou ainda precise começá-la, não deixe de escrever no diário, ele poderá ajudá-la muito no caminho para sentir-se bem consigo mesma. Você deve escrever nele pelo menos uma ou duas vezes por semana e acompanhar seu progresso, anotando as coisas que fez para sentir-se melhor, assim como aquelas que a fizeram sentir-se pior. O diário poderá ajudá-la a iniciar uma jornada em direção à felicidade, mas sempre haverá obstáculos ou dias em que você se sentirá mal. É importante ser honesta consigo mesma e sempre perguntar-se o que pode ser feito para que você se sinta melhor.

    • Lembre-se de que você está em uma jornada para sentir-se bem consigo mesma e que isso vai levar algum tempo. Seja paciente e gentil com você mesma. Tenha em mente que é preciso tempo para que as coisas funcionem.
    • Reserve um tempo para ler o diário, uma vez por mês. Isso a ajudará a ver o quanto evoluiu.[29]

  3. Como viver bem consigo mesmo

    3

    Anime-se quando for necessário. Se você estiver sentindo-se triste, aceite que isso é normal e que, de vez em quando, é até uma coisa boa. No entanto, você também pode controlar as emoções e decidir que não se sentirá triste se não quiser. Faça experiências com o que a faz feliz, ou peça a ajuda de amigos. A maioria das pessoas tem algum tipo de atividade que faz com que elas se sintam melhores.

    • Alguns exemplos incluem pescar, ir às compras, fazer uma trilha, trabalhar em um projeto doméstico, meditar, jogar boliche, ver os amigos, praticar atividades físicas, escrever, entre muitos outros.
    • Se for de dia, abra a janela e deixe um pouco de ar fresco e luz do sol entrar. Se for de noite, vista um pijama limpo e enrole-se em um cobertor, na companhia do seu livro, filme ou CD favorito. Tome um banho quente se você estiver sentindo-se estressada. Imagine a água levando suas preocupações ralo abaixo.
    • Tente também criar seus próprios rituais de paz. Quando você estiver estressada ou com raiva, faça três respirações longas e profundas. Ouça algumas das suas músicas favoritas. Encontre formas de acalmar o espírito e volte-se para essas práticas sempre que se sentir ansiosa.
    • Perceba que não há nada de errado em ficar chateada. Quanto mais cedo você resolver o problema, mais cedo vai se sentir melhor.[30]

  4. Como viver bem consigo mesmo

    4

    Comece uma lista de sonhos. Pegue um caderno e anote os lugares que você gostaria de visitar, experiências que você gostaria de ter, pessoas que você gostaria de encontrar e habilidades que você gostaria de adquirir. A lista de sonhos é um primeiro passo importante na criação de uma vida cheia de diversão, aventuras e experiências interessantes. Faça um quadradinho ao lado de cada sonho e marque-o com um “x” quando esse sonho tornar-se realidade. Ter planos emocionantes para o futuro e torná-los uma prioridade poderá ajudá-la a sentir-se bem consigo mesma, porque você sentirá que tem muitas coisas boas pela frente.

    • Tome cuidado para que as aventuras da lista sejam realmente possíveis, não importa o quão estranhas elas sejam. Evite desencorajar-se escrevendo algo que você nunca poderá realizar.

  5. Como viver bem consigo mesmo

    5

    Inspire-se com um exemplo. Pense no que você precisaria para viver como o seu exemplo, seja ele a sua mãe, a Shakira ou seu professor de matemática. Pense em como essa pessoa trata os outros com generosidade, como ela reage às situações decepcionantes ou ofensivas e como ela vive graciosamente cada pequeno momento, desfrutando do propósito da vida. Especialmente quando você estiver sentindo-se chateada, feche os olhos e imagine como seu exemplo teria lidado com a mesma situação.

    • Usar uma fonte externa de inspiração poderá ajudá-la a imaginar o que faria em situações difíceis, fazendo com que você perceba que é possível superar as adversidades.[31]

  6. Como viver bem consigo mesmo

    6

    Mantenha uma forte rede de apoio. Se você pretende continuar a sentir-se bem consiga mesma, talvez precise de ajuda. Você deve contar com o apoio dos amigos, irmãos, pais, namorado (se tiver um) e de quaisquer outras pessoas importantes. Essa lista pode incluir seus vizinhos, colegas de trabalho ou de classe. Em tempos de crise, você deverá voltar-se para essas pessoas e ter um ombro amigo para ajudá-la quando for preciso. Além disso, você deverá manter apenas pessoas boas e gentis por perto, de forma a sentir-se animada com o que a vida tem a oferecer.

    • Embora alcançar os objetivos seja importante, manter-se social também é. Crie o hábito de passar o tempo com outras pessoas, pelo menos algumas vezes por semana.
    • É importante passar algum tempo com os entes queridos, mas também sempre há tempo para conhecer gente nova. Uma vida com diversos amigos e entes queridos melhorará a forma como você se vê e fará com que você se sinta ainda melhor consigo mesma. [32]

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 105 447 vezes.

O que fazer para se sentir bem consigo mesmo?

Continue lendo e confira!.
Movimentar seu corpo. ... .
Tomar um banho e vestir sua roupa favorita. ... .
Falar com alguém com quem você não fala há um tempo. ... .
Passar um tempo com sua família ou pet. ... .
Começar a pensar em si como uma pessoa que você ama. ... .
Elencar os seus pontos fortes e qualidades. ... .
Listar coisas e pessoas que te incomodam..

O que é estar de bem consigo mesmo?

Apesar de simples, a expressão “estar bem consigo mesmo” tem muito a nos dizer. Ela se refere a estar feliz e satisfeito com quem se é, com a vida que se tem, com a mente tranquila e sem sentimentos de insegurança em relação ao futuro e culpa em relação ao passado.

Como ficar feliz em 5 minutos?

Daum lista algumas dicas para você, após menos de 60 segundos, conseguir voltar a sorrir:.
Lembre-se do que está bom. Em momentos de estresse, é fácil pensar que a vida está péssima. ... .
Coma um chocolate. Chocolate é quase que uma injeção de bem-estar. ... .
Lembre-se de quem você ama. ... .
Faça notas de agradecimentos. ... .
Tenha um mantra..