Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?
Temática – História – Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses. Disponível em: <>. Acesso em: 28 de Setembro de 2021.

Esta aula procura caracterizar, em seus traços gerais, a vida dos povos indígenas que viviam neste território que viria a ser o Brasil antes de 1500.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses

HISTÓRIA| Eaja | 7ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses

Quando os portugueses chegaram a este território que viria a ser o Brasil, em 1500, encontraram-no povoado. Em torno de 5 milhões de pessoas viviam aqui, sendo que a maioria dessa população estava no litoral. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling caracterizam quatro áreas do atual território brasileiro ocupado pelos indígenas às vésperas da chegada dos portugueses.

1. Litoral

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Aldeia indígena ou taba – Gravura de AF Lemaitre. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Taba_indigena.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

A costa, o litoral, por onde os portugueses chegaram, era ocupada por uma população homogênea. De norte a sul, era habitada pelo povo tupi-guarani, composta de aproximadamente dois milhões de indivíduos. Praticavam a pesca, a caça e a agricultura de coivara; também desfrutavam de recursos fluviais e marítimos. A base alimentar era o milho e a farinha de mandioca. Eram organizados em aldeias de 500 a 2 mil pessoas que se ligavam a outros grupos por laços consanguíneos. A guerra era uma atividade importante desses povos.

2. Campos do cerrado

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Cerrado no ano de 2014. Foto de Fabricio Carrijo. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerrado_-_panoramio_(4).jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

Os campos do cerrado eram ocupados pelos povos Jês, donos de uma sofisticada economia e cosmologia. Praticavam a horticultura a milênios, desenvolviam a cerâmica desde a pré-história. Viviam em assentamentos em forma de anel de 800 a 1500 pessoas, cultivavam milho e batata doce. Os Jês são móveis, têm grandes aldeias, tecnologia de subsistência simples, adornos corporais elaborados, não possuem chefes supremos, mas têm estruturas de prestígio e instituições comunitárias e cerimoniais notáveis.

3. Região do Xingu

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Parque indígena do Xingu no ano de 2007. Foto de Pedro Biondi. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

A região do rio Xingu possuía um sistema multiétnico e multilinguístico, mas culturalmente homogêneo. Eram sedentários, plantavam mandioca e pescavam. Nos séculos XV e XVI, existia uma sociedade populacionalmente numerosa com interação social, longe de ter grupos isolados. Desenvolveu-se nessa região um modelo de chefia e distinção social onde a hierarquia se combinou com autonomia política.

4. Várzea do Amazonas

Como viviam os indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil?

Terra indígena Vale do Javari no ano de 2018. Foto de Bruno Kelly. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/amazoniareal/39786660233/in/photostream/>. Acesso em: 27 de novembro de 2021.

A várzea do Amazonas era marcada pela ocupação descontínua ao longo deste rio. O tamanho das aldeias variava, algumas chegavam a ter sete quilômetros ao longo do rio com estrutura pública e atividades político-cerimoniais. Os povos dessa região praticavam a pesca e a agricultura, milho e mandioca eram os produtos principais. A cerâmica era uma atividade importante. Desenvolveram-se muitos sistemas políticos, mas com predominância do cacicado: sistema político de chefias centralizadas, em que um líder supremo tinha poderes sobre aldeias e distritos hierarquicamente subordinados.

Atividade

Questão 1 – Quais as áreas ocupadas pela população indígena, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, citadas no texto?

Questão 2 – Tendo em vista a ocupação deste território muito antes da chegada dos portugueses em 1500, avalie a atitude deles tomarem posse destas terras como se elas fossem desocupadas.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EAJAHI0628) Analisar as formas das organizações sociais, políticas e religiosas das sociedades indígenas brasileiras nos tempos da conquista.
Referências:  SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Como que viviam os índios antes da chegada dos portugueses?

Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

Como era o modo de vida dos povos indígenas?

A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano.

O que os índios sofreram com a chegada dos portugueses?

A chegada dos portugueses foi uma verdadeira catástrofe para os nativos e resultou no extermínio de muitos povos indígenas no Brasil em decorrência de conflitos armados, doenças trazidas pelos europeus e pelo processo de escravização.