Conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui

Os termos população e comunidade dizem respeito, respectivamente, ao conjunto de seres vivos da mesma espécie e ao conjunto de populações que vive em uma área.

Índice

  • O que constitui o conjunto de seres vivos que habita uma determinada região?
  • Como se chama o conjunto de seres vivos que vivem em uma mesma região?
  • E formado pelo conjunto de comunidades que habitam e interagem em determinada região?
  • O que e o conceito de ecossistema?

Conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui

Um conjunto de organismos da mesma espécie vivendo em uma área forma uma população

A Ecologia é a ciência que estuda as relações existentes entre os seres vivos e destes com o ambiente em que vivem. Para compreender essa ciência, alguns conceitos devem ser aprendidos. Entre eles, dois são extremamente importantes: população e comunidade.

Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Essa área pode ser a distribuição normal desses organismos ou então um limite escolhido por um pesquisador que estuda aquele grupo de seres. Sendo assim, uma população pode ser também um grupo de indivíduos da mesma espécie que está sendo estudado.

Uma população tem seu tamanho alterado constantemente em decorrência de diversos fatores. Ela pode diminuir, por exemplo, em consequência de mortes e migrações e aumentar em decorrência de nascimentos e imigrações. As mortes, nascimentos, migrações e imigrações estão intimamente ligados a fatores como a disponibilidade de alimento, condições ambientais, predadores e a reprodução.

Apesar de teoricamente uma população poder crescer infinitamente, isso não acontece na prática. O meio onde um grupo de indivíduos vive não suporta um aumento exagerado de organismos, existindo assim uma capacidade limite. Imagine, por exemplo, uma área com grande quantidade de herbívoros que vivem sem predadores no local. O aumento exagerado de indivíduos logo provocará a escassez de alimento, fazendo com que alguns morram de fome, retornando assim a população ao seu tamanho ideal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.

Nas comunidades, as diferentes populações interagem das mais variadas maneiras. Essas interações, também chamadas de relações ecológicas, podem beneficiar todos os indivíduos envolvidos ou então beneficiar apenas um grupo. Quando as interações ocorrem entre espécies diferentes, são chamadas de interespecíficas; mas quando ocorrem entre seres da mesma espécie, trata-se de relações intraespecíficas.

Essas diferentes relações ecológicas existentes entre os seres vivos são responsáveis por controlar, juntamente aos fatores abióticos, as populações que fazem parte de uma comunidade. A competição, por exemplo, pode extinguir completamente uma espécie de uma comunidade.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Ao estudar Ecologia, preocupamo-nos com a análise das interações das espécies entre si e destas com o meio. Para realizar essa análise, no entanto, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos. Entre esses conceitos, destacam-se as noções de população e comunidade.

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.

O tamanho de uma população é limitado pelo meio em que ela vive, uma vez que o aumento exagerado, por exemplo, pode causar desequilíbrios ecológicos e afetar também os indivíduos com os quais essa população interage. Podemos concluir, portanto, que existe um tamanho ideal para cada população que se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo.

Ao estudar uma população, os ecólogos preocupam-se em analisar todos os fatores que influenciam esse grupo de organismos, como o número de nascimentos e mortes. Além disso, é fundamental analisar os movimentos migratórios, a quantidade de alimento disponível, o número de predadores, entre outras variantes que afetam diretamente o tamanho de uma população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como exemplo de população, podemos citar grupos de elefantes na savana africana ou ainda os grupos de borboletas-monarcas no Canadá (veja imagem acima).

Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.

Ao analisar as características de uma comunidade, é possível observar como as populações interagem e conhecer os processos ecológicos existentes nesse grupo de organismos. Além disso, é possível entender como as espécies agrupam-se e como o meio ambiente tem efeito sobre esses agrupamentos.

Como exemplo de comunidade, podemos citar os organismos que vivem no fundo dos ambientes aquáticos (comunidade bentônica), tais como crustáceos, poliquetas, equinodermos e algumas espécies de moluscos. Outro exemplo de comunidade é o conjunto de plantas de uma área de floresta ou ainda os animais existentes em uma área de Mata Atlântica.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O que constitui o conjunto de seres vivos que habita uma determinada região?

Comunidade ou biocenose é o conjunto de várias espécies que vivem em uma determinada região. Alguns autores consideram como comunidade a parte viva de um ecossistema.

Como se chama o conjunto de seres vivos que vivem em uma mesma região?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.

E formado pelo conjunto de comunidades que habitam e interagem em determinada região?

O termo ecossistema é originado a união das palavras "oikos" e "sistema", ou seja, tem como significado, sistema da casa. Ele representa o conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço. Os componentes dos ecossistemas são: Fatores bióticos: Todos os organismos vivos.

O que e o conceito de ecossistema?

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

O que constitui o conjunto de seres vivos que habitam uma determinada região?

População → conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica. Comunidade → conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam em uma mesma região.

Como se chama o conjunto de seres vivos que vivem em uma mesma região?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.

Como e chamado o conjunto de comunidades de seres vivos que vivem em uma região específica interagindo entre si e com o ambiente?

O ecossistema é o conjunto de comunidades que interagem entre si e com o ambiente. Ele é formado pela interação de biocenoses e biótopos. A reunião de diferentes ecossistemas é conhecido como bioma e nele estão reunidas características próprias de diversidade biológica e condições ambientais.

E definida como um grupo de organismo da mesma espécie que habita uma determinada área em um mesmo período de tempo?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área, em um dado período de tempo. Sendo assim, voltando ao nosso exemplo inicial, um determinado grupo de leões vivendo em uma área da Savana africana forma uma população.