Contração de treinamento quando se preocupar

Contrações de treinamento são contrações que acontecem no útero. Elas são indolores e, quando acontecem, as mulheres relatam a sensação como uma espécie de pressão uterina. Nem todas as mulheres terão a sensação e é importante ressaltar que ela não significa trabalho de parto. Tanto, que algumas gestantes relatam a contração de treinamento a partir da oitava semana de gravidez.

Também conhecida como contrações de Braxton Hicks, elas têm uma função específica: fortalecer o colo do útero para, no parto, realizar a dilatação. Portanto, é um processo natural do corpo. Existem sim fatores que podem aumentar a sensação, como o excesso de atividade física e até mesmo relações sexuais, além do próprio movimento do bebê.

A sensação física traz a barriga mais endurecida e uma espécie de cólica menstrual. Por ser bastante natural, não há motivo para acreditar que se trata de um parto prematuro. As contrações de treinamento, inclusive, passam em pouco tempo. Apenas mantenha a calma e preste atenção ao seu corpo para entender o momento.

Para te ajudar, vamos responder aqui algumas perguntas bastante comuns:

Como saber se estou tendo contração de treinamento?

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo. Elas diminuem com a mudança de posição. Já as contrações de trabalho de parto acontecem em intervalos ritmados, cada vez menores, e sua duração tende a aumentar com o tempo, podendo trazer dores na região do baixo ventre e/ou da lombar que não cessam com a mudança de posição.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

Quando começam as contrações de treinamento?

Algumas mulheres podem passar a gestação inteira sem sentir uma contração de treinamento e, se realizada a cesariana, não chegam a ter a experiência.

Há gestantes que relatam contrações de Braxton Hicks a partir da oitava semana.

Para a maioria, elas começam a acontecer entre o fim do segundo trimestre da gravidez e a 34ª semana.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia?

Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber.

Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos. Movimentar o corpo pode aliviar o incômodo.

É normal não ter contração de treinamento?

Sim. Como explicamos acima, elas não acontecem com todas as mulheres e, também, não existe um padrão. Pode ser que uma mesma mulher tenha contrações de treinamento em uma gravidez e em outra não.

Como saber se as dores que sinto são contrações?

As dores de contração de parto são intensas. A sensação é que o fundo da barriga está bem duro e há relatos comuns de sensações como dores na lombar irradiando até as coxas e pontadas na vagina. Todas essas sensações são uma preparação para o nascimento do bebê.

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Você que gosta de saber tudo sobre sua gestação, tirar dúvidas, saber a opinião de outras gestantes e conhecer experiências de outras mulheres, pode acompanhar o Instagram da clínica Sabrina Baracho. Por lá você assiste vídeos, acompanha dicas e recebe informações adicionais, além das que você já lê aqui no blog.

Quando as Contracoes de treinamento são perigosas?

Se suas contrações ocorrerem regularmente – a cada 10 minutos ou mais de 6 vezes por hora – você pode estar em trabalho de parto e deve ligar imediatamente para o seu médico.

Quantas contrações de treinamento pode ter por dia?

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

Quando a contração de treinamento é normal?

Quando surgem as contrações As contrações de treinamento geralmente surgem por volta das 6 semanas de gravidez, mas só são identificadas pela gestante a partir das 16 semanas, que é a idade gestacional a partir da qual o útero já saiu da cavidade pélvica e se encontra no abdômen.

O que significa ter muita contração de treinamento?

Também conhecidas como contrações de “treinamento” ou “falsas”, as contrações de Braxton-Hicks (que recebem o nome do médico que primeiro as identificou) não são contrações do parto, mas sim contrações do músculo do útero, que endurece, assim como ocorre com as contrações reais do parto.