Dedos da mão travando o que fazer

As mãos e os dedos podem apresentar diversas alterações e uma delas é a dificuldade para movimentar um dedo, ou sentir ele travando. Quando isso acontece existe uma grande chance do paciente estar com tenossinovite estenosante dos flexores, mais conhecida como “dedo em gatilho”. Esta condição ocorre quando há uma inflamação no tendão flexor que percorre pelo dedo travado.

Dedos da mão travando o que fazer

Os sintomas, além do sentimento de estar travado na posição chamada de gatilho, são: -- - Desconforto entre os dedos e a palma da mão;

- Inchaço;

- Surgimento de um nódulo.

Em casos mais graves, o dedo fica travado por completo, sem poder ajudar no levantamento de objetos ou mesmo em atividades mais simples. Polegar, médio e anular são os dedos mais afetados pela tenossinovite.

A alteração é mais comum em mulheres, principalmente durante a gravidez, no puerpério e na menopausa. Pacientes diabéticos, com artrite e algumas infecções também têm predisposição a ter o dedo em gatilho. Em atividades de grande esforço e pressão em um dos dedos, o risco de desenvolver a situação aumenta da mesma forma.

Em casos leves, o tratamento é simples: repouso, uso de tala, gelo e massagem no dedo com tendão inflamado já devem amenizar a dor. Já nos graves, o médico pode receitar anti-inflamatórios, injeção de esteroides ou até mesmo cirurgia.

Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Dedos da mão travando o que fazer

Dedos da mão travando o que fazer

Unidade Perdizes

Unidade Berrini

Redes sociais

Dedos da mão travando o que fazer

Dedos da mão travando o que fazer

O dedo em gatilho é uma condição em que um dos dedos da mão fica travado na posição dobrada, podendo ocorrer um estalo quando o dedo passa da posição dobrada para esticada ou da posição esticada para dobrada, como um gatilho sendo puxado e liberado.

A Dra. Marina Justi Pisani (CRM: 148.33) explica mais sobre o dedo em gatilho. Confira!

Como ocorre o dedo em gatilho?

Antes de entendermos como ocorre a condição, precisamos saber que os tendões são cordões fibrosos que prendem o músculo ao osso e que cada tendão é envolvido por uma bainha protetora.

“O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha”, explica Dra. Marina. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento.

Se o dedo no gatilho for grave, o dedo pode travar na posição dobrada.

Quais os principais fatores de risco?

Segundo a Dra. Marina, diferentes condições clínicas favorecem o aparecimento do dedo em gatilho, entre elas:

  • Praticar ocupações e hobbies que envolvam o uso repetitivo das mãos e flexão dos dedos de modo prolongado podem aumentar o risco do dedo no gatilho;
  • Ter certos problemas de saúde, como diabetes, gota, osteoartrite ou artrite reumatoide, predispõem ao desenvolvimento do dedo em gatilho.
  • Ser do sexo feminino é um fator de propensão da condição;
  • Ter idade entre 40 e 60 anos;
  • Ter passado pela cirurgia para tratamento da síndrome do túnel do carpo. O dedo em gatilho pode ser uma complicação associada à cirurgia de liberação do túnel do carpo.

Quais os sintomas do dedo em gatilho?

Os sintomas podem variar em frequência e intensidade, dependendo de cada caso. A Dra. Marina cita alguns deles:

  • Sensação de estalo ou clique quando estica ou dobra o dedo;
  • Sensibilidade ou nodulação na palma da mão na base do dedo afetado;
  • Rigidez dos dedos, principalmente pela manhã;
  • Travamento do dedo na posição dobrada, que repentinamente estala em linha reta;

Dedo travado em uma posição dobrada.

Qualquer dedo da mão pode ser afetado?

O dedo em gatilho pode afetar qualquer dedo da mão, incluindo o polegar. Além disso, mais de um dedo pode ser afetado ao mesmo tempo e ambas as mãos podem estar envolvidas. O dedo anelar e o polegar são os mais frequentemente acometidos.

Qual o tratamento para o dedo em gatilho?

Dra. Marina explica que, para casos leves, o primeiro passo é limitar ou evitar as atividades que estão causando os sintomas, e, em alguns casos, uma tala pode ser usada por curto período para evitar que a articulação se mova.

Para aliviar a dor nos dedos, são prescritos anti-inflamatórios, que também melhoram o processo inflamatório, e, em alguns casos, a injeção local de corticoide é indicada.

Se não houver resposta ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Para saber mais sobre dedo em gatilho e outros assuntos relacionados à saúde dos ossos, continue acompanhando a gente em nosso blog e nos siga no Instagram e Facebook!

Qual o motivo que os dedos das mãos ficam travando?

Praticar ocupações e hobbies que envolvam o uso repetitivo das mãos e flexão dos dedos de modo prolongado podem aumentar o risco do dedo no gatilho; Ter certos problemas de saúde, como diabetes, gota, osteoartrite ou artrite reumatoide, predispõem ao desenvolvimento do dedo em gatilho.

O que fazer quando o dedo da mão trava?

Em casos leves, o tratamento é simples: repouso, uso de tala, gelo e massagem no dedo com tendão inflamado já devem amenizar a dor. Já nos graves, o médico pode receitar anti-inflamatórios, injeção de esteroides ou até mesmo cirurgia.

Porque o dedo dobra e não volta?

O dedo em gatilho, também conhecido como dedo engatilhado ou tenossinovite estenosante, é uma inflamação do tendão responsável por dobrar o dedo, que faz com que o dedo afetado fique sempre dobrado, mesmo quando se tenta abri-lo, causando dor intensa na mão.

Porque os dedos da mão endurece?

A artrose nas mãos e nos dedos, também chamada de osteoartrite ou osteoartrose, ocorre devido ao desgaste nas cartilagens das articulações, aumentando o atrito entre os ossos das mãos e dos dedos, o que leva a sintomas de dor e rigidez, dificultando a realização de movimentos simples e atividades do dia a dia.