Dentro da estrutura do tcc, os elementos textuais se referem à(ao): escolha uma:

 

Elementos pré e pós textuais

   

Título e subtítulo, autoria, resumo, palavras chave. Sumário. Referências bibliográficas. Notas, apêndice, anexos e glossário.

ESTRUTURA BÁSICA DO ARTIGO JURÍDICO

De acordo com as Normas Brasileiras de Referência , o artigo jurídico - que se insere na classificação de artigo científico - apresenta a parte externa, capa para proteger o trabalho, e a parte interna onde se inserem os elementos pré textuais, textuais e pós textuais.  

PRÉ TEXTUAIS

Título e subtítulo

Autoria

Resumo

Palavras-chave

Sumário

Todos obrigatórios

TEXTUAIS

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Todos obrigatórios

PÓS TEXTUAIS

Referências

Notas explicativas

Anexos

Apêndices

Glossário

Obrigatório

Obrigatório p/ citações

Opcional

Opcional

Opcional

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

título e subtítulo, nome do autor, resumo, palavras-chave,  sumário. Considere a capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória e agradecimentos. Os elementos pré-textuais são aqueles que trazem informações para a imediata identificação do conteúdo do artigo. São eles:

Dentro da estrutura do tcc, os elementos textuais se referem à(ao): escolha uma:
CAPA – é obrigatória e deve conter as informações necessárias para identificar o TCC: Nome da instituição de ensino, curso, nome do autor, título e subtítulo  (se houver) , local, mês e ano.

Título – apresenta o tema tratado no artigo. Deve ser breve, claro e objetivo, identificando o conteúdo do trabalho. Se houver necessidade, incluir o título também em língua estrangeira.

Subtítulo – se houver, deve esclarecer ou complementar o título,  criado em tipo gráfico diferenciado. Se necessário, incluir a versão em língua estrangeira.

Nome do autor – responsável pelo conteúdo. No caso de mais de um autor, acrescentar o nome.

FOLHA DE ROSTO(página de abertura) –  é obrigatória e vem imediatamente depois da capa, incluindo:

Nome do autor – ao lado do nome, um asterisco deve indicar seu endereço eletrônico inserido no rodapé da página.

Título e subtítulo – inseridos da mesma forma que na capa do trabalho

Referência ao TCC – breve texto justificado em bloco e alinhado pela margem direita, contendo o tipo de trabalho, instituição, curso e requisito, seguido do nome do orientador, como abaixo: 

Artigo científico jurídico  apresentado como  Trabalho de Conclusão de Curso, para obtenção do diploma de graduação na Faculdade de Direito da Universidade ..........................

Orientador: Prof................................................

Local, mês e ano – centralizado, tal como em rodapé.

FOLHA DE APROVAÇÃO - é obrigatória e deve conter título e subtítulo do trabalho, nome do aluno, local e data de aprovação, nome completo dos membros da  banca examinadora, espaço para assinaturas e conceito obtido.

Nome do aluno – em maiúscula, negrito e centralizado.

Título e subtítulo – idem.

Banca examinadora – nomes dos integrantes da banca em maiúscula, negrito e  centralizado. Um nome por linha.

Assinatura - linha para assinatura, abaixo do nome de cada integrante da banca.

Julgado em  data  - centralizado.

Conceito  (nota obtida)  - centralizado.

Local, mês, ano – centralizado.

DEDICATÓRIA – é opcional. Bloco de texto alinhado pela margem direita.

AGRADECIMENTOS – é opcional, após a folha da dedicatória. Com  espaçamento simples, traz os nomes dos agradecidos em caixa alta. No alto da página, escrever AGRADECIMENTOS (caixa alta.)

EPÍGRAFE – é opcional e representa um pensamento ou frase de alguém de preferência do autor e que tenha relação com o trabalho.

Texto alinhado completamente pela margem direita. Não tem título. Coloca-se o nome do autor da frase abaixo do pensamento em itálico, cx alta e baixa.

RESUMO -  É obrigatório e deve ser escrito sempre na língua do texto, redigido em um único parágrafo, justificado, sem recuo e com espaçamento simples nas entre linhas. Expõe o objetivo do artigo, a metodologia empregada para solucionar o problema, os resultados alcançados e as conclusões (do autor) do trabalho.

O título da página é RESUMO e o texto não pode enumerar tópicos, devendo conter um mínimo de 100 e o máximo de 250 palavras. Sua finalidade é dar uma visão panorâmica do assunto tratado (não aborda a conclusão do trabalho). Não deve conter citações, mas construído em uma sequência de frases, com o verbo na voz ativa e na 3ª pessoa do singular.

Se necessário, deve trazer versão em língua estrangeira, que tem por título Abstract se for em inglês; Resumen em espanhol; e Résumé em francês.

PALAVRAS-CHAVE – São palavras indicativas que ajudam na busca do conteúdo e devem constar de um bloco de texto abaixo do Resumo e antecedidas pela expressão “Palavras-chave” em itálico . Indicar no mínimo de 3 separadas entre si por ponto final.

Da mesma forma, se necessário incluir em língua estrangeira, com a expressão “Keywords”. É a versão das palavras-chave na língua do resumo em outro idioma.

SUMÁRIO  - a página do Sumário é obrigatória e tem por objetivo fornecer uma visão geral do trabalho e  facilitar a identificação dos textos. É onde são exibidas as divisões do trabalho -  os capítulos, as  seções e as subseções -  com a indicação das páginas onde se iniciam os textos. Exemplo:

  1. Introdução ................................................... 11
  2. Titulo da seção ........................................... 12

2.1 Titulo da subseção ou seção secundária . 14

2.1.1 Titulo da seção terciária ..................... 16

  1. Conclusão ................................................... 30
  2. Anexos ........................................................ 34

ELEMENTOS TEXTUAIS

Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dentro da estrutura do tcc, os elementos textuais se referem à(ao): escolha uma:
Os elementos textuais compreendem a introdução, o desenvolvimento do trabalho que inclui as seções ou capítulos (com subtítulos e itens), de acordo com a numeração do sumário, e a conclusão. Estes são os elementos que compõem o texto do artigo. O uso da terceira pessoa e do sujeito indeterminado na redação, garantem a formalidade do texto.

INTRODUÇÃO – mostra a formulação clara e simples do tema investigado: apresentação do problema,  justificativa, objetivos, tipo de pesquisa (para o artigo costuma ser pesquisa bibliográfica)  e a metodologia aplicada.

DESENVOLVIMENTO – vai expor e demonstrar o conteúdo do artigo: consecução do objetivo geral por meio do atingimento aos objetivos específicos, com a fundamentação lógica de um trabalho de pesquisa. No desenvolvimento deve ficar explícito a exposição do tema, sua fundamentação teórica e a argumentação, assim como a discussão sobre o material pesquisado.

Em Direito é utilizada a doutrina, legislação e jurisprudência. O desenvolvimento deve ser estruturado com linguagem objetiva e clara, em suas seções e subseções,  conforme a NBR 6023/2002, a NBR 6024 e a NBR 10520.

CONCLUSÃO – correspondendo ao resumo sintetizado do desenvolvimento, é a parte final do trabalho, sendo que o texto apresenta a resposta à questão principal (objetivo geral) em uma conclusão do autor.

Trata-se de um fechamento onde não cabem referências ou citações, ou seja, o autor avalia os resultados alcançados e pode propor soluções e outros estudos para as respostas que não foram obtidas. A conclusão não precisa ser muito extensa, deve ser  exata e convincente em até uma lauda e meia.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

→ Os elementos pós-textuais servem para complementar o artigo. São as referências da pesquisa (obrigatório), notas de rodapé ou explicativas, glossário, apêndices, anexos e índice.

NOTAS EXPLICATIVAS  - são as Notas de Rodapé usadas para acrescentar informações ou dar referencia às citações que permeiam o texto, desde que tais explicações quebrariam sua sequência lógica. São enumeradas com algarismo arábico numa ordenação única e consecutiva para o mesmo artigo, sem reiniciar em cada página. São obrigatórias.

REFERÊNCIAS – é o conjunto de elementos que identificam as obras consultadas e/ou citadas no texto. Devem ser apresentadas em uma única ordem alfabética, independentemente da fonte (autores, livros, periódicos, publicações, material audiovisual, endereços da Internet), alinhadas à esquerda, em espaço simples e mais um espaço simples entre elas. São obrigatórias e incluem todas as fontes utilizadas na elaboração do trabalho.

GLOSSÁRIO – é opcional, mas se necessário deve estar incluído no trabalho. Trata-se de uma relação em ordem alfabética de palavras pouco conhecidas ou estrangeiras, ou termos e expressões técnicas com seus respectivos significados. Sua compreensão complementa informações e conceitos do texto.

APÊNDICE  - é opcional e compreende a folha de Apêndice com um texto ou documento com o intuito de complementar a argumentação do autor. Quando houver mais de um apêndice, devem ser inseridas as folhas de Apêndices com identificações de A a Z, em cx alta, travessão que antecedem os títulos.

Dentro da estrutura do tcc, os elementos textuais se referem à(ao): escolha uma:
ANEXOS – é opcional.  Material complementar ao texto para servir de fundamentação ou comprovação do trabalho,  como leis, questionários, estatística, tabelas e ilustrações.

Se houver mais de um anexo, deve ser inserida a folha de Anexos, denominados pelas letras do alfabeto. Usar letras maiúsculas consecutivas para a identificação, antecedendo os títulos dos anexos (ex. ANEXO A).

Lista de ilustrações – opcional. Pode conter gráficos, desenhos, mapas, fotos, esquemas e fórmulas. As ilustrações devem ser inseridas o mais próximo do texto a que se referem e devem ser numeradas. Podem conter legendas. A lista apresenta as ilustrações na ordem em que são inseridas no texto, com indicação do número, legenda e página das mesmas.

Lista de tabelas – opcional. Segue a mesma formatação das ilustrações. No corpo do texto, a tabela deve ser identificada na parte superior e a fonte na inferior, caso não seja do autor do trabalho.

Lista de Abreviaturas e Siglas – é obrigatória se for condição para uma melhor compreensão do texto. Deve trazer a relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas, seguidas dos respectivos significados. Não é necessário constar a referência de páginas e o espaçamento é de 1,5 nas entrelinhas.

Lista de Símbolos – também obrigatória se necessário para a compreensão do texto. É a relação de sinais convencionais utilizados no texto seguidos dos significados, não necessitando constar os números das páginas.

INDICE – é opcional e apresenta lista em ordem alfabética de nomes de pessoas, temas, nomes geográficos e acontecimentos com indicação das páginas em que aparecem no texto. Ex: Aristóteles, p. 11; Avaliação, p 11,12,13; Didática, p.15

MATRIZ COMPLETA


Tema: INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

PROBLEMA

OBJETIVO GERAL

QUESTÕES NORTEADORAS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

SUMÁRIO

A parcimônia dos julgados em ações reincidentes poderia abarrotar o Judiciário?

Analisar os parâmetros fixados para indenização por danos morais reincidentes e sua abrangência na coletividade.

1.De que forma seria possível evitar a sobrecarga do Judiciário com questões que envolvem indenização por danos morais?

1.Analisar institutos judiciais e extrajudiciais que poderiam auxiliar no sentido de desafogar o Poder Judiciário de tantas demandas sobre indenização por danos morais.

2. Eficácia na prevenção de ações reincidentes nos meios judiciais e extrajudiciais.

2.1 Aplicação de sanções com vistas à maior autonomia no âmbito administrativo.

REFERÊNCIAS

NBR (Normas Brasileiras de Referência): NBR 6022/2018, 6023/2002, 6024, 6027, 6028/2003, 6034, 10520, 10522/1988, 14724/2011, 15287.