Diferença entre bicicleta e mountain bike

Diferença entre bicicleta e mountain bike

Ainda em dúvida sobre qual tipo de bicicleta escolher? Confira as principais vantagens e desvantagens de cada uma

A bike speed, mais conhecida como bicicleta de estrada, é conhecida pelos adeptos a velocidade, enquanto a mountain bike é a favorita dos amantes da natureza. Para você que está se inserindo no ciclismo agora, sabemos que não é fácil escolher uma dentre tantas opções.

São vários tipos de bikes específicas para cada modalidade, possuindo seus prós e contras para a compra. Separamos as principais vantagens e desvantagens dos dois principais estilos de bike e sua modalidade específica. Confira.

Vantagens e desvantagens da bike speed e mountain bike

Sua principal vantagem é a praticidade, sendo leve e passível de ser usada na rua. Além disso, sua velocidade é superior aos outros tipos de bicicletas, auxiliando a percorrer grandes distâncias.

Porém, por ser uma bike construída para ser veloz, ela pode não ser tão confortável quanto as concorrentes. O seu selim é mais alto do que o guidão, tornando a pedalagem do ciclista bem mais inclinada.

Outra desvantagem é quanto ao preço. A bike speed é mais cara do que as bicicletas estilo mountain.

Mountain bike

Especial para a prática em trilhas e contato com a natureza, esta bike é a companheira dos adeptos ao ar livre. Seja pela procura por atividades de ecoturismo em nosso país, ou pelo custo-benefício ser melhor do que as speed bike, esse tipo de bicicleta é o top de linha para as vendas no Brasil.

Sua principal desvantagem é o peso, devido à preparação de estrutura para ser resistente a trilhas e buracos.

Agora que você possui as informações necessárias para escolher seu melhor tipo de bicicleta, acesse nosso site a fim de adquirir sua speed bike ou mountain bike de acordo com a sua necessidade!

Bicicleta: Substantivo

O que � Bicicleta:
Veiculo de duas rodas movido a propuls�o humana.
Com o passar dos anos este ve�culo deixou de ser um simples meio de transporte fazendo parte de in�meros tipos de competi��es e provas em diversas categorias.
Com o passsar dos anos ela teve muitas evolu��es, como por exemplo:
Pneus com c�maras de ar;
amortecedores dianteiro e trazeiro;
bancos (selin) ant�micos, e muito mais.
Isso tudo sem contar que sua "ergonometria", teve grande evolu��o, e ainda hj � fonte de pesquisas e muito indicada como pr�tica regular de esporte.

Exemplo de uso da palavra Bicicleta:

Hoje fui de bicicleta ao parque.

Clique aqui para mais defini��es de Bicicleta


Sin�nimos de Mountainbike:

Ant�nimos de Mountainbike:

Palavras relacionadas a Mountainbike:

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (que significa Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT, sendo esta abreviatura a mais usada em Portugal e nos restantes países lusófonos.

Diferença entre bicicleta e mountain bike
Ivan Mendes com sua “mountain bike” no Valeu Europeu – Foto: Emerson Stip Floriano


O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza, concentração e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta, e concentração por ser um esporte que exige muito do psicológico para enfrentar os diversos obstáculos.

Downhill

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 1970.

Diferença entre bicicleta e mountain bike
Imagem ilustrativa

Em Portugal, a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de São Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso, eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.  Fonte: Wikipedia

De mountain bike ou de downhill o importante é estar na trilha.

Qual é a diferença entre a bicicleta de mountain bike?

A Mountain Bike pode andar em qualquer terreno, então também encara o asfalto da cidade, mesmo em trajetos irregulares. Por outro lado, quem tem uma bicicleta urbana pode escolher pneus mais grossos e resistentes para evitar furos, ou seja, ela também vai enfrentar trajetos com estrada irregular.

O que significa bicicleta mountain bike?

Mountain bike é o esporte que coloca o ciclista na montanha e em qualquer lugar fora dela. Ou seja, é a modalidade mais versátil, pois, a MTB tem peças e um design que permite que você pedale por qualquer terreno.

Quais são os diferentes tipos de bicicletas?

Tipos de bicicleta: conheça quais são e modelos mais indicados.
Bicicleta urbana. A bicicleta urbana é perfeita para para ir e vir do trabalho, da faculdade, do encontro com os amigos (Foto: Houston) ... .
Bicicleta elétrica. ... .
Bicicleta de passeio. ... .
Bicicleta dobrável. ... .
Bicicleta mountain bike. ... .
Bicicleta BMX. ... .
Bicicleta Speed..

Qual a diferença entre as bicicletas?

Bicicleta Fixa O modelo também permite ao ciclista o controle da velocidade de acordo com o ritmo da sua pedalada, podendo desacelerar pedalando mais lentamente. A bicicleta fixa, por ter mais simplicidade, demanda menos manutenção e é mais leve que as convencionais, pois não tem marchas e ou até sistema de freios.