Diferença entre sitio e chácara e fazenda

No município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o tamanho e a localização da área em relação às cidades são os principais responsáveis por essas denominações. Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do município, Danilo Siqueira Campos, a chácara é uma pequena propriedade perto da cidade, com no máximo cinco mil metros.

De acordo com Campos, o sítio é um pedaço de terra um pouco maior que a chácara e mais afastado da cidade.

“O sítio já é maior que a chácara, fica fora das imediações da cidade, e tem até 10, 15, 20 hectares. São de pessoas que moram na cidade e no fim de semana praticam uma atividade rural”, diz o secretário.

O corretor de imóveis Agnaldo Bisinoto destaca que o rancho é uma propriedade que lembra lazer.

“O rancho na nossa região é sempre perto do rio ou lago, é um local de lazer. É a casa de praia de quem não tem mar”, diz.

Segundo Bisinoto, se não for chácara, sítio ou rancho, já é uma fazenda. O certo mesmo é que essas denominações são determinadas pela cultura e mudam de acordo com a região do país.

Saiba as diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho. Elas são muito mais culturais do que técnicas, podendo mudar de uma região para outra.

As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas, podendo mudar de uma região para outra

Diferença entre sitio e chácara e fazenda
 

As diferenças entre fazenda, sítio, chácara e rancho são muito mais culturais do que técnicas. Em todo o território nacional, as propriedades rurais recebem nomes diversos, dependendo dos costumes da região, o que não acontecia antigamente quando o que as denominava era o tamanho da área.

Em Uberaba (MG), por exemplo, o tamanho e a localização da área rural em relação à cidade são fatores preponderantes para que uma propriedade seja denominada como sítio, fazenda, rancho ou chácara. No caso de uma área classificada como chácara, trata-se de uma propriedade de porte pequeno, próxima à cidade, com até 5 mil metros.

Por outro lado, uma área classificada como sítio é maior que a chácara (de 10 a 20 hectares), além de ser mais afastada da cidade - daí tal denominação. Já o rancho é uma área onde se busca lazer, onde geralmente há rio ou lago próximo à propriedade.

Quando a área possui maior extensão é considerada fazenda. Mas isso não é uma classificação criteriosa, depende muito da cultura local, podendo mudar de região para região. Mas para diferenciar melhor uma área rural da outra, vejamos abaixo as principais características de cada uma delas.

Rancho

Há algumas décadas, rancho era toda a área rural afastada da propriedade principal, construída de bambu, cipó e barro, para abrigar os trabalhadores rurais. Nos dias de hoje, ranchos são áreas próprias para turismo, também chamados em algumas regiões do país de chalés ou sítios. 

Sítio

Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer.  Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.

Chácara

A chácara é a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Mas em algumas regiões do país, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados. 

Fazenda

 

Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Canal Rural e Wikipédia.

Diferença entre sitio e chácara e fazenda

Nos primórdios, as propriedades rurais, dentre elas, chácaras, sítios e fazendas, eram dimensionadas de acordo com a extensão em metros quadrados (m²). No Brasil e muitos países em todo o mundo, o sistema métrico adotado para esse fim é o hectare, que corresponde a 10.000 m². O objetivo foi padronizar a medida para evitar conflitos por especificações diferentes entre uma região e outra.

Um sistema métrico praticamente em desuso no país é o alqueire. Os proprietários rurais passaram a usar a medida de 2,42 hectares (24.200 m²), o equivalente a 1 alqueire de terra. Hoje, para avaliar o tamanho de uma propriedade, os topógrafos consideram como sistema métrico padrão um hectare a cada 10.000 m² medidos. De acordo com a extensão da propriedade, ele é denominada chácara, sítio ou fazenda.

Chácara


A chácara é uma propriedade rural, relativamente pequena, correspondente a 12,1 hectares (121.000 m²). Atualmente, o proprietário dessa categoria de imóvel rural o utiliza essencialmente para lazer. Inclusive, muitos investem em chácaras para aumentarem a renda familiar. Quando chega o período de férias ou feriados prolongados, os proprietários alugam suas chácaras principalmente para pessoas que buscam o contato com a natureza.

Sítio


O sítio é uma propriedade rural, de pequena a média extensão, que pode se estender de 12,1 hectares (121.000 m²) a 96,8 hectares (968.000 m²). Normalmente, esse imóvel rural é utilizado de forma tradicional, para cultivo comercial de hortaliças, frutíferas, grãos, legumes, dentre outros produtos da agricultura. Em alguns casos, o proprietário o aluga para temporadas ou eventos, como casamentos e formaturas.

Fazenda


A fazenda é uma propriedade rural, com grande extensão, que ultrapassa 96,8 hectares (968.000 m²). Na verdade, no Brasil, existem fazendas com milhões de hectares de terra, cujos proprietários vão desde grandes pecuaristas a artistas famosos. Nesses gigantescos imóveis rurais, a estrutura é de primeiro mundo, com investimento em agricultura de precisão, maquinário agrícola importado e até mesmo heliporto.

Conheça os Cursos CPT da Área Administração Rural.

Leia o artigo "Como melhorar a gestão da propriedade rural."

Fontes: comprerural.com; revista.zapimoveis.com.br

Por Andréa Oliveira.

Diferença entre sitio e chácara e fazenda

Diferença entre sitio e chácara e fazenda

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a diferença entre uma fazenda é um sítio?

Sítio – Uma área de terras mais ou menos entre 05 e 40 alqueires. Fazenda – Uma área de terras superior a 40 alqueires, no Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires. Hoje em dia para cada região do Brasil há denominações diferentes, cito por exemplo: rancho, roça, colonia.

O que caracteriza um sítio?

Sítio: área de terras que varia entre 5 e 40 alqueires. Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer. Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade.

O que tem no sítio?

O sítio é uma propriedade rural, de pequena a média extensão, que pode se estender de 12,1 hectares (121.000 m²) a 96,8 hectares (968.000 m²). Normalmente, esse imóvel rural é utilizado de forma tradicional, para cultivo comercial de hortaliças, frutíferas, grãos, legumes, dentre outros produtos da agricultura.

O que é uma fazenda?

Uma fazenda (Angola e Brasil), herdade (Alentejo, em Portugal), machamba (Moçambique), roça (São Tomé e Príncipe) ou sítio é uma propriedade rural, geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e/ou da pecuária.