Doenças causadas pela profissão de soldador

Riscos com solda são uns dos maiores perigos da indústria atual, pois podem provocar acidentes, doenças silenciosas e danos ao meio ambiente. 
Os riscos ocupacionais para o soldador vêm desde 1801 quando o arco elétrico foi inventado. Mais de cem anos se passaram, a solda evoluiu junto com o desenvolvimento da indústria. Esses riscos foram sendo descobertos e as medidas de segurança para evitar danos à saúde foram criadas, e vêm se aperfeiçoando até hoje.
Com a chegada dos equipamentos de segurança, como a cortina de soldadura, os riscos ocupacionais diminuíram significativamente. A seguir vamos falar sobre esses riscos e as medidas de segurança disponíveis atualmente.

Fumos de solda

O fumo de solda, também conhecido como fumos de soldagem ou fumos metálicos são pequenas partículas que se soltam do metal na hora da soldagem. Elas se  misturam com o oxigênio, o que causa a oxidação, e acabam sendo inaladas ao respirarmos.

Riscos do fumo de solda à saúde

Inicialmente os fumos metálicos não causam danos notáveis à saúde. Entretanto, esses metais vão se alojando no organismo, e com o passar do tempo causam doenças nos órgãos, como as listadas abaixo:

  • Asma
  • Câncer de pulmão
  • infarto
  • Úlcera na parte interna do nariz
  • Dermatite de contato alérgico (lesões na pele)
  • Infertilidade
  • Siderose pulmonar ( acúmulo de metais no pulmão)

Fumos de solda, como evitar a inalação

Para evitá-los é necessário usar uma máscara de proteção respiratória e um  sistema de exaustão para sugar os fumos metálicos diretamente da fonte. Desse modo, diminui os fumos de solda no ar e, somado a máscara evita assim que os fumos metálicos sejam inalados.
Vale ressaltar que o sistema de exaustão deve ser eficiente garantindo assim, a saúde dos soldadores e a preservação do meio ambiente.

A

Windtec

, especialista em sistemas de aspiração industrial, fornece um

sistema de exaustão para fumo de solda

, como podemos observar a seguir:

Descrição: Sistema para aspiração e retenção de fumos de solda.

Características: Equipado com filtro cartucho, utilizando elementos filtrantes de alto rendimento que garantem maior vida útil.

Aplicação: Em células robotizadas, bancadas de solda aspiradas, paredes ou braços aspirantes dentre outros processos.
Materiais de construção: Aço carbono ou zincado.

Aplicação do sistema de exaustão para fumos de solda: Pode ser utilizado em células robotizadas, bancadas de solda e dispositivos de outros processos. 
O sistema é equipado com filtro tipo cartucho com de alto rendimento na exaustão para solda, que garante maior vida útil ao equipamento.

Acessórios para a mesa aspirada: É possível adicionar ao sistema, também, painel elétrico e tubulação.

Customização: Oferecemos uma

consultoria gratuita

para atender o seu negócio com uma solução customizada.

Risco ocupacionais em explosões e incêndios com solda

Os perigos de explosões e incêndios devem-se à alta temperatura necessária para derreter e soldar duas partes de metais. A soldadura provoca  faíscas e respingos que podem atingir até 35 metros de distância. Se esses respingos atingirem algo inflamável como papelão, óleo, gás hidrogênio entre outros, pode provocar um incêndio.

Cortina de Soldadura 

Para evitar acidentes com fogo, a melhor opção é a cortina de soldadura. Fabricada com um material altamente resistente, ela deve cercar o local onde o soldador está trabalhando criando uma barreira para evitar que as faíscas e os respingos atinjam objetos, líquidos ou gases  inflamáveis.

Radiação na soldagem

A radiação é provocada por raios infravermelhos e ultravioletas que são absorvidas pelo corpo. Causa dores nos olhos, danos à retina entre outras doenças, principalmente nos olhos.

Como evitar a radiação na soldagem

Para evitar a radiação é primordial o uso de óculos e máscaras, principais itens de proteção do soldador. A maioria das máscaras já vem com o óculos acoplado, alguns desses óculos possuem ajustes automáticos e se adequam a radiação que estiverem expostos. 
Esses itens irão proteger o soldador contra os raios radioativos, evitando assim os danos citados acima.

Soldador: riscos ocupacionais com queimaduras

As queimaduras são provocadas por salpicos, ou seja  respingos do metal derretido que ao tocarem na pele pode causar queimaduras graves. Caso atinja os olhos pode ser ainda mais perigoso, nesse caso o risco é de ficar cego.

Como evitar queimaduras de salpicos de solda

O único modo de evitar esse tipo de queimadura é ter um conjunto de equipamentos que protege todo o corpo. Esses equipamentos são fabricados com material altamente resistente a temperaturas elevadas.
São eles: botas de couro; perneiras; óculos de proteção; máscara de solda; luva de segurança; blusão de raspa ou casaco soldador; avental; touca e mangote de proteção.
Não é necessário usar todos eles ao mesmo tempo. O mangote por exemplo, é usado na ausência do blusão de raspa ou do casaco soldador, depende muito da exigência de cada serviço.

Perda de audição

Trabalhar com um ruído acima de 80 decibéis é um risco ocupacional podendo causar perda de audição. Um soldador na indústria normalmente trabalha mais de 8 horas por dia sobre constante ruído o que pode levar a uma perda significativa de audição.

Como evitar perda de audição

A única maneira de evitá-la é usando o protetor auricular. Existem vários modelos de protetores em virtude das diversas áreas operacionais e diferentes níveis de ruídos que são expostos. Nesse caso é recomendado escolher o protetor que mais se adeque ao serviço que o soldador estiver realizando.

Riscos com Solda

Os riscos com solda é um dos mais perigosos na indústria atual, basta observarmos a grande quantidade de EPIs necessários. Sendo esta profissão uma das mais importantes da indústria, pois o metal está presente em grande parte do que usamos no dia a dia.
Além dos EPIs, também podemos contar com equipamentos para prevenir riscos ocupacionais causados pela contaminação do ar, como os filtros de fumos de solda.
Para se aprofundar mais sobre o assunto, você pode ler esse outro artigo nosso, que fala sobre

filtros para fumos metálicos.

Ficou com alguma dúvida, ou tem algum outro  risco/prevenção que não mencionamos? Contacte nossa engenharia. Estamos à disposição!

Quais os riscos da profissão de soldador?

Aqui está uma descrição geral dos riscos a que estão expostos os soldadores: Inalação de fumos e partículas perigosos. Trabalhar com uma postura desconfortável e levantando itens pesados. Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias.

O que a solda pode causar à saúde?

Doenças sérias relacionadas com a exposição a vários tipos de fumos de solda incluem as seguintes: Câncer dos pulmões, intestinos, fígado. Danos no cérebro. Doenças neurológicas.

Qual radiação O soldador está exposto?

Na soldadura existem radiações UV, visíveis e/ou IV (infravermelhos)3,5. A soldadura por arco elétrico, por exemplo, emite radiação ótica não ionizante; as consequências desta limitam-se aos olhos e à pele, dado terem uma baixa capacidade de penetração; o dano ocular poderá ser térmico ou fotoquímico.

Quais os perigos causados no processo de solda e corte?

Principais riscos no trabalho de um soldador.
Postura desconfortável e necessidade de levantar itens pesados;.
Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias;.
Respingos e faíscas nos ouvidos, olhos ou pele;.
Exposição a ruídos;.