Dor de dente infantil o que fazer

Como aliviar a dor

Hematomas e nódoas negras

Pequenos hematomas e contusões não são normalmente graves, mas podem ser desconfortáveis. Aqui estão algumas coisas que pode tentar fazer para aliviar a dor do seu filho:

  • Descanse a parte ferida, e eleve-a, se possível. Coloque gelo na zona ferida com uma embalagem fria ou gelo embrulhado num pano, e comprima-o com um penso firme (mas não apertado)
  • Se necessário, pode usar um analgésico apropriado contendo ibuprofeno, como Nurofen.

Dor de dentes

Os dentes podem ser uma parte dolorosa do desenvolvimento infantil, mas há formas de ajudar a tentar aliviar o desconforto. Aqui estão algumas coisas que pode tentar para distrair o seu filho da dor da dentição:

  • Dê-lhes um anel de dentição para mastigar
  • Brinque com o seu filho para o distrair da dor
  • Esfregar suavemente as suas gengivas com um dedo limpo
  • Se necessário, pode usar um analgésico apropriado, como o ibuprofeno, o ingrediente ativo de Nurofen.

Causas da dor

  • Dores de crescimento

As dores de crescimento são comuns nas crianças, particularmente nas que têm entre 3-5 anos e 8-11 anos, e ocorrem tipicamente mais tarde durante o dia ou à noite. A causa é desconhecida, não foi provado que o crescimento ósseo em si cause dor. As dores encontram-se principalmente nos músculos das pernas, como na parte da frente das coxas e na parte de trás dos joelhos e dos seus gémeos, em vez de nas articulações.

  • Hematomas e nódoas negras

As crianças ferem-se muitas vezes enquanto brincam, como cair ao chão. Se vir inchaço ou descoloração, pode ser um galo ou um hematoma. Procure cuidados médicos se estiver preocupado com os ferimentos do seu filho.

  • Dor de dentes

À medida que os dentes do seu filho surgem, o seu filho pode ficar mais irritável. Esta é uma fase natural e necessária do seu desenvolvimento, ocorrendo normalmente por volta dos 6-9 meses de idade. Nesta fase, o bebé pode estar um pouco mais rabugento e babar-se mais do que o habitual, tendo também necessidade de morder e mastigar qualquer coisa disponível.

Porque é que o ibuprofeno pode ajudar

O ibuprofeno alivia a inflamação e a dor, e também combate a febre.

Porque é que Nurofen pode ajudar o seu filho

Nurofen possui uma gama de produtos desenvolvidos a pensar nas crianças de diferentes idades: Nurofen Suspensão Oral 20mg/ml a partir dos 3 meses, tem um agradável sabor a laranja e uma prática seringa doseadora; a partir dos 7 anos, Nurofen 100mg Cápsulas Mastigáveis oferece uma forma prática e inovadora de aliviar a dor e febre uma vez que não necessita de água. Ambos proporcionam até 8h de alívio da febre e dor.

As dores podem tirar o apetite e afetar o humor dos pequenos

Seu filho reclamou de dor na boca? Não tira a mão da boca e ficou mais irritadiço? Esses são alguns dos sinais de dor de dente em criança.

A dor de dente em criança pode ser estressante e acabar com o dia dos pequenos. Por isso, preparamos um guia completo de como lidar com esse problema.

Há diversos fatores para dor de dente em criança. Há várias doenças e situações que pode levar as dores, mas, por sorte, há métodos para lidar com o desconforto.

Como identificar?

Se seu filho ainda não fala ou não consegue se expressar completamente pela fala, você deve ficar atento aos indícios. As crianças costumam enviar sinais e, na dúvida, é melhor procurar um profissional.

Os sinais mais comuns da dor de dente infantil são:

  • Choro constante ou mudança de comportamento;
  • Excesso de salivação;
  • Inchaço na gengiva;
  • Perda de apetite ou reclamações ao mastigar;
  • Evita escovar os dentes e/ou reclama de dor quando o faz;
  • Febre.

O que pode ser?

Infelizmente, os pequenos são sensíveis a diversos tipos de doenças bucais. A única pessoa que poderá identificar o problema é um odontopediatra, o dentista especialista em cuidados infantis.

Reunimos uma lista de problemas mais comuns entre as crianças.

Cárie infantil

Um mal que atinge a maioria das crianças do mundo todo. É fácil de ser evitada e, sem tratamento, pode levar a extração dos dentes.

Sensibilidade nos dentes

Um problema que também é muito comum em adultos e não costuma demonstrar sinais visíveis. Repare se seu filho reclama mais ao consumir coisas quente ou frias. Doces também causam dor nos dentes sensíveis!

Bruxismo infantil

A pressão constante nos dentes pode levar a desgastes, trincos e outras doenças. O bruxismo causa dores intensas e deve ser tratado com atenção.

Crescimento de um novo dente

Sejam os dentes de leite ou os dentes permanentes, seu nascimento sempre causa dores e desconfortos. O processo é normal e pode ser amenizado com pomadas e outros tratamentos recomendados pelo odontopediatra.

Problemas na gengiva

Quando nos deparamos com problemas na boca, nosso primeiro pensamento sempre são os dentinhos. Infelizmente, a gengiva também pode ser uma fonte de dor se infectada.

Como lidar com a dor de dente?

Ver seu filho chorando é um pouco desesperador. No entanto, você precisa manter a calma. O choro e a mudança de comportamento estão além do controle dele, que ainda não aprendeu a lidar com a dor.

Por isso, a primeira dica é: paciência! Os problemas na saúde bucal infantil nem sempre se resolvem no mesmo dia.

Você pode enfrentar mais de uma “birra” nas refeições e ter um pequeno mal humorado até ser identificada a raiz do problema e se iniciar um tratamento.

A segunda dica é investir em alimentos e bebidas que ajudem a anestesiar a área. Bebidas geladas e sorvetes podem ser uma boa alternativa se você identificar inchaço na gengiva, por exemplo.

O apelo do gelado também pode ser um fator que ajude na colaboração do pequeno.

A terceira dica é: não demore para procurar ajuda profissional! Seu filho deve se consultar com um odontopediatra desde os 6 meses de idade.

Ou seja, você já deve ter um profissional de confiança que não vai hesitar em te dar todo suporte necessário. Um diagnóstico rápido pode salvar o dente do seu filho!

Como prevenir todas essas doenças?

A verdade é que toda doença tem cuidados específicos para serem tomados. No entanto, quando falamos de saúde bucal, há uma dica poderosa que serve para todos os casos.

É claro que estamos falando sobre a higiene bucal. Uma boa escavação, o uso de fio dental e não dormir sem escovar os dentes já preveni a maior parte das patologias.

Transformar a higienização dos dentes em um hábito é a principal ferramenta na hora cuidar da saúde bucal infantil.

A dor de dente em criança pode ser difícil, mas há tratamento. É essencial que você procure um odontopediatra e não ignore os sinais do seu filho. Lembre-se: o odontopediatra é o melhor amigo do sorriso do seu filho!

Qual o melhor remédio para dor de dente infantil?

Principais medicamentos para dor de dente.
Paracetamol. O paracetamol é um analgésico que pode ser usado para dor de dente leve a moderada e pode ser encontrado na forma de comprimidos ou de solução em gotas. ... .
Dipirona. ... .
Ibuprofeno. ... .
Naproxeno. ... .
Ácido acetilsalicílico. ... .
Diclofenaco sódico. ... .
Antibióticos..

Como aliviar dor de dente de criança de 5 anos?

Aplicar frio no rosto da criança pode aliviar a dor de dente. Esse método costuma ser útil, especialmente quando há inchaço nas bochechas. Enxaguar com água e sal: quando há muita placa bacteriana acumulada ou ocorrem infecções com pus, fazer bochechos com água morna e sal pode ajudar a reduzir o desconforto na mucosa.

Que tipo de remédio caseiro é bom para dor de dente?

Alguns dos remédios caseiros com maior comprovação contra a dor de dente são:.
Cravinho da índia. ... .
Alho. ... .
Água morna com sal. ... .
Hortelã.

O que fazer para aliviar a dor de dente em casa?

Veja agora quais são as formas de aliviar dor de dente em casa e escolha a que for melhor para você..
1 – Fazer uma compressa de gelo. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a aliviar a dor. ... .
2 – Fazer bochechos de água com sal. ... .
3 – Fazer bochechos com chá de gengibre e própolis. ... .
4 – Escovar bem os dentes..