É a principal molécula utilizada como fonte de energia para a célula?

A integração dos sistemas do corpo humano

Sabemos que todos os organismos precisam de energia para viver. Será isso válido também para as células? Se for, de onde vem a energia que a célula utiliza? Versão original criada por Ana Lucia Souto.

A integração dos sistemas do corpo humano

Adenosina trifosfato, o famoso ATP, é uma molécula que funciona como fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares. Para funcionar corretamente, a célula depende de mecanismos que gerem ATP de acordo com as necessidades celulares.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → O que é ATP?
  • 2 - → Função do ATP
  • 3 - → Formação do ATP utilizando ADP e Pi

→ O que é ATP?

O ATP consiste em uma molécula de adenosina (formada pela união de adenina e uma ribose) ligada a uma série de três grupos fosfato. Observe abaixo a formula estrutural do ATP:

É a principal molécula utilizada como fonte de energia para a célula?

O ATP é formado por uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato

Quando perde um de seus fosfatos, o ATP torna-se ADP, ou adenosina difosfato.

→ Função do ATP

Como dito anteriormente, o ATP está relacionado com a disponibilidade de energia para uma célula. Quando ele reage com água (processo de hidrólise), forma fosfato inorgânico (Pi) e ADP. Essa reação é responsável por liberar energia, sendo, portanto, uma reação altamente exergônica (que libera energia). Veja essa reação abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ATP+ H2O → ADP + Pi + energia livre

O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.

Vale salientar que essa molécula não atua apenas no fornecimento de energia. Podemos destacar também seu papel no fornecimento de um grupo fosfato para outras moléculas (fosforilar).

→ Formação do ATP utilizando ADP e Pi

O ATP pode ser formado utilizando-se ADP e fosfato inorgânico, uma reação contrária à hidrólise de ATP. Essa é uma reação endergônica que consome energia, diferentemente da hidrólise. Observe abaixo essa reação:

ADP + Pi + energia livre → ATP+ H2O

Atenção:O ATP é formado em diferentes processos celulares, como a respiração celular que leva a uma produção de 30 moléculas de ATP.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Qual é a principal molécula utilizada pelas células como fonte de energia?

ATP é uma sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato. Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e constitui a principal forma de energia química, uma vez que sua hidrólise é altamente exergônica (libera energia livre).

Quem é responsável pela produção de energia na célula?

A energia que a célula precisa para se manter operante é gerada em grande parte na mitocôndria, na forma de adenosina trifosfato (ATP).

Como as células adquirem energia?

Para obter essa energia realizam o processo de respiração celular que consiste basicamente no processo de extração da energia química armazenada nas moléculas de glicose, com a participação do oxigênio. É um processo contínuo, que acontece em todas as células dos seres aeróbios, tanto de dia como de noite.

Por que dizemos que o ATP é a moeda energética da célula?

A sigla ATP significa adenosina trifosfato ou trifosfato de adenosina. Ela é uma pequena molécula considerada a “moeda energética” das células. Essa fama se deve ao fato de que a função do ATP é armazenar em suas ligações químicas pequenas quantidades de energia provenientes da quebra dos alimentos.