É normal o carregador esquentar quando está carregando o celular

Olá Jussara,

Tudo bem? Me chamo Wagner e estou responsável por seu atendimento através do canal Reclame Aqui. Estou empenhado em te ajudar com uma solução, mas nos telefones registrados no seu cadastro com o Reclame Aqui não tive sucesso.

Naturalmente o nosso objetivo é oferecer o melhor suporte para o consumidor quando ele precisar, mas infelizmente não foi o que houve contigo.Informo que também ficamos muito chateados com o ocorrido em seu dispositivo, pois esperávamos que pudesse ter a melhor experiência possível podendo desfrutar das melhores tecnologias do mercado que foram disponibilizadas em seu aparelho... Sendo assim vou encaminhar um procedimento para te auxiliar a resolver esta questão:

- Carregador esquenta:

Verifique as seguintes questões:

• Já tentou carregar em outra tomada? O carregador deve estar conectado diretamente à tomada, sem uso de benjamins ou extensões.
• O carregador e o cabo USB fornecidos com o aparelho estão sendo utilizados? Verifique se o carregador está funcionando corretamente, tentando usá-lo com outro dispositivo.
• O cabo de USB está conectado firmemente ao dispositivo e ao carregador?
• Testou o cabo USB separadamente da fonte do carregador?
• O carregador (a fonte) teve alguma queda?
• Você deixa o mesmo na tomada por muito tempo?
• Quando ocorre este aquecimento, geralmente é com o aparelho conectado com o cabo USB na fonte, ou sozinho (sem o aparelho)?

Coloque o aparelho para carregar e acesse: Configurar > Bateria acima do gráfico terá a porcentagem da bateria e a forma com que ele esta carregando. Me encaminhe um print.

- Aparelho esquenta:

• Quando a bateria aquece? Enquanto carrega, enquanto usa funções (internet, ligações, jogos, música) ou em standby (sem utilizar) ?

• Enquanto Carrega - É normal o aparelho aquecer enquanto a bateria é recarregada, pois o produto está recebendo energia. Fique tranquilo quanto ao aquecimento, pois a Motorola garante a segurança dos produtos através de um rígido controle de qualidade.

• Enquanto utiliza - É normal o aparelho aquecer nestas circunstâncias. o aparelho possui um processador parecido com de notebooks e funções que exigem maior processamento farão o produto aquecer (assim como os notebooks aquecem).

• Standby - O produto pode aquecer devido alguma ação que está exigindo processamento em segundo plano, como por exemplo: sincronismo de email, aplicativos não encerrados, etc. Esta característica é normal. Para minimizar, sugiro que desligue o aparelho uma vez ao dia para que ele inicie sem aplicações rodando em segundo plano.

• Para sabermos a temperatura da sua bateria basta acessar: Ajuda do dispositivo > Corrigir > Teste de Hardware > Bateria e teremos a medição em tempo real lembrando que usamos apenas a medição em °C (Graus Celsius). Normalmente consideramos um aquecimento quando o aparelho esta a 45° sem carregar, podendo variar conforme a cada aparelho.

• Você tem algum aplicativo que foi instalado por fora da Play Store (por APK), caso tenha, pode desinstalar e testar o aparelho por gentileza?

• Verifique o uso:

É possível que o telefone esquente durante algum tipo de utilização que exige bastante do processador.

Por exemplo:
1. Quando estiver jogando
2. Em uma ligação num longo periodo de tempo
3. Carregando seu aparelho e jogando
4. Utilizando o 3G/4G ou Wi-Fi
5. Transmitindo dados pelo roteador do celular
*Esse é um comportamento normal, especialmente se você está transmitindo dados, conversando por um longo período de tempo, WI-FI ligado, usando a navegação do GPS, a captura múltipla imagens / vídeo, jogando, ouvindo música ou assistindo vídeos no dispositivo. Além disso, em áreas de cobertura de sinal baixo, o telefone usa mais energia para manter uma conexão. Nestas condições, o telefone está transmitindo dados e utilizando o processador em níveis mais elevados de energia e consequentemente isso vai gerar um aquecimento natural no aparelho.*

• O carregamento é um fator significativo na geração de calor:

1. Se possível, não carregue seu aparelho, enquanto você estiver em (chamadas, jogos, vídeos, etc). Isso fará com que seu aparelho esquente um pouco mais.
2. Verifique se os aplicativos estão atualizados na Play Store.
3. Verifique se o carregador é um carregador aprovado e próprio da Motorola. Carregadores de terceiros podem ajudar o dispositivos esquentar, pois eles não foram certificados e testados e podem estar causando o aquecimento do telefone.
*A função de carregamento turbo da Motorola faz com que o aparelho esquente devida a alta voltagem.*
4. Você também pode tentar conectar outro carregador Motorola se estiver disponível e assim verifique se o problema persiste.
Observe seu aparelho no período de 24 horas e veja se o comportamento mudou.

* Dica: Desligue o telefone, às vezes alguns aplicativos ficam presos em segundo plano tentando baixar alguma informação ou atualização. Desligue seu aparelho 1 única vez ao dia e veja se esse comportamento persiste.*

* Caso persista ou não, peço que me retorne com o respaldo destas questões e o IMEI do aparelho para verificarmos o desempenho e dar andamento à tratativa.*

Qualquer dúvida, permaneço a disposição (via mensagem privada) para auxiliar da melhor forma possível.

Minha disponibilidade é de segunda à sexta das 08h00 às 16h00.

Atenciosamente,
Wagner Santos
Central de Soluções | Motorola Brasil.

Porque o carregador esquenta enquanto carrega o celular?

Isso acontece pois a bateria aquece ao receber corrente elétrica, passando esta temperatura para os demais componentes do aparelho.

Quando o carregador esquenta muito o que pode ser?

Carregadores defeituosos podem fazer o celular esquentar. Isso acontece porque fios mal soldados ou desencapados podem ter a resistência à corrente elétrica comprometida, oferecendo risco até de curto-circuitos. A mesma regra vale para os carregadores falsificados, que não são submetidos a controles de qualidade.