É um hormônio produzido pelo pâncreas que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia?

O pâncreas é uma glândula mista (anfícrina), com função secretora endócrina e exócrina. Sua porção endócrina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na secreção dos hormônios insulina e glucagon.

Neste aglomerado de células, existe uma distinção, tendo o pâncreas uma região de células betas, responsáveis pela produção de insulina e outra região de células alfas, produtoras de glucagon, lançados na corrente sanguínea.

Esses dois hormônios possuem efeitos antagônicos, ou seja, atividade fisiológica inversa.

Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desta forma, conforme a necessidade do organismo, o pâncreas é requisitado a secretar insulina ou glucagon, dependendo da atividade metabólica a ser desenvolvida, utilizando energia das ligações químicas liberadas pelo catabolismo da glicose durante a respiração celular ou processo de fermentação lática.

Fatores genéticos transcricionais, bem como fatores ambientais relacionados ao estilo de vida das pessoas (obesidade, sedentarismo e infecções), provocam distúrbios na síntese desses hormônios, comprometem o organismo causando Diabetes Mellitus tipo I ou tipo II, desregulando a taxa de glicose no sangue.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

1610 palavras 7 páginas

INSULINA

O QUE É INSULINA?

Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Pessoas com diabetes podem precisar de injeções de insulina por diferentes motivos: não produzirem insulina suficiente, não conseguirem usá-la adequadamente ou ambos os casos.

As injeções de insulina têm percorrido um longo trajeto, desde que passaram a ser usadas no tratamento do diabetes, em 1920. Hoje em dia, além de diferentes tipos de insulina para atender as necessidades de cada usuário, há inúmeras maneiras de injetar o hormônio. Na prática, o processo de aplicação tornou-se fácil e praticamente indolor, graças às inovações vistas em agulhas para seringas e canetas da BD.

TIPOS DE INSULINA

• Insulina regular: é uma insulina rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicado, seu início de ação acontece entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação.

• Insulina NPH: é uma insulina intermediária e tem coloração leitosa. A sigla NPH que dizer Neutral Protamine Hagedorn, sendo Hagedorn o sobrenome de um dos seus criadores e Protamina o nome da substância que é adicionada à insulina para retardar seu tempo de ação. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre duas e quatro horas, seu efeito máximo se dá entre quatro a 10 horas e a sua duração é de 10 a 18 horas.

• Análogo de insulina: moléculas modificadas da insulina que o nosso corpo naturalmente produz, e podem ter ação ultrarrápida ou ação lenta. Existem alguns tipos de análogos ultrarrápidos disponíveis no mercado brasileiro, são eles: Asparte, Lispro e Glulisina. Após serem aplicados, seu início de ação acontece de cinco a 15 minutos e seu efeito máximo se dá entre meia e duas horas. São encontrados também dois tipos de ação longa: Glargina e Detemir. A insulina análoga Glargina tem um iníciode ação entre duas a quatro horas após ser aplicada, não apresenta pico de ação máxima e


Relacionados

  • insulina

    792 palavras | 4 páginas

    O que é insulina ? Insulina é um hormônio responsável pela redução da glicemia ( taxa de glicose no sangue) ao promover a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia. Ela também é importante no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos. Sua estrutura consiste em duas cadeias peptídicas( um delas contendo 21 resíduos de aminoácidos e a outra 30) Este hormônio é produzido nas células Beta das IlhotasLangerhans do pâncreas . Quando sua produção é deficiente ,a….

  • Insulina

    1233 palavras | 5 páginas

    A Glicose e a Insulina Para que o corpo realize as atividades diárias (desde respirar até alguma atividade intensa) é necessário que tenhamos energia. A principal fonte de energia de nossas células é a glicose, que é obtida através dos alimentos, principalmente dos que contém carboidratos (amidos e açúcares). Depois de ingerirmos o alimento, os carboidratos são quebrados em moléculas de glicose que vão para corrente sanguínea. Para fornecer energia, a glicose deve “entrar” nos tecidos (musculares….

  • Insulina

    732 palavras | 3 páginas

    A importância da insulina para o organismo A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que é fundamental para a entrada de glicose no organismo. Sem a insulina a glicose, principal fonte energética do corpo, não consegue entrar nas células, ficando acumulada no sangue e sendo eliminada pela urina, fazendo com que o corpo perca o seu principal combustível. Tratamento do diabete O diabetes não pode ser dissociado de outras doenças glandulares. Além da obesidade….

  • Insulina

    2585 palavras | 11 páginas

    objetivo é geralmente atingido com esquema de tratamento intensivo com insulina de longa duração, associada a insulinas de curta duração (1-4). Porém, o Estudo do Controle de Diabetes e suas Complicações (DCCT) claramente demonstra que à medida que o controle da glicemia melhora, o risco relativo de hipoglicemia aumenta (1). Em geral a insulina humana regular é administrada 30 minutos antes das refeições, já que esta insulina tem início de ação lento (em 30 a 60 minutos) após uma injeção subcutânea….

  • Insulina

    1072 palavras | 5 páginas

    Atendimento Municipal: (55) 3223 9977 ORIENTAÇÕES PARA AUTO APLICAÇÃO DE INSULINA Elaboração e Organização: Enfªs Janete Denardin e Vânia Durgante; M.D. Silvia Londero Adaptação: Nepe - HUSM Diagramação: Juliana Mostardeiro Impressão: Gráfica UFSM Ano 2009 PACIENTE: _________________________________ REGISTRO HUSM: __________________________ Dobra Dobra orte cor orte Dobra cor ORIENTAÇÕES GERAIS 1. INSULINA É produzida pelo pâncreas e ajuda no transporte do açúcar do sangue….

  • Insulina

    924 palavras | 4 páginas

    sequencia de aminoácidos da insulina foi descrita por Frederick Sanger em 1953. Frederick nascido em 13 agosto de 1918 é um Inglês bioquímico que foi duas vezes ganhador do Prêmio Nobel em química. Em 1958 ele foi premiado com um prêmio Nobel de Química "por seu trabalho sobre a estrutura das proteínas, especialmente o de insulina". Em 1980, Walter Gilbert e Sanger compartilha metade do prêmio de química "por suas contribuições relativas aos estudos sobre o DNA". Insulina é o hormônio responsável….

  • insulina

    632 palavras | 3 páginas

    A insulina serve como controlador da glicemia (concentraçao de glicose no sangue), evitando assim sérios problemas que poderiam ser causados tanto pela alta concentração, quanto pela baixa. A insulina estimula o corpo a armazenar gordura. Quando a concentração de insulina e de glicose estão muita altas, o corpo guardará parte da glicose em forma de gordura, evitando a sobrecarga da célula. A insulina estimula a entrada de aminoácidos e de glicose na célula, e, alem disso, ela estimula a célula….

  • Insulina

    1973 palavras | 8 páginas

    1.INTRODUÇÃO A insulina foi a primeira proteína de comprovada atividade hormonal,a primeira proteína a ser cristalizada e seqüenciada por técnicas químicas.a pesar de tudo, pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares de sua atividade em relação a outros hormônios que também agem em nível molecular. A identificação das ilhotas foi feita por langerhans em 1860, mas não foi compreendida sua função. Depois de muitos anos de estudos e pesquisas em 1921 o Dr. Banting e seu aluno C.H Best fizeram….

  • Insulina

    2637 palavras | 11 páginas

    A insulina é um dos mais potentes agentes anabolizantes de todo o mundo. Se usado corretamente, é possível que você ganhe peso mais rapidamente do que com qualquer outro composto à disposição. Utilizada de maneira indevida, a insulina irá matá-lo. Antes de me aprofundar neste composto, eu sinto que é importante sublinhar essa última parte: Seja desleixado com a insulina e você morrerá. Apenas um erro ou uma dose a mais podem levá-lo à morte. Entendido? Esta droga tem de ser tratada com cautela….

  • Insulina

    1377 palavras | 6 páginas

    no controle da glicemia é a insulina. Trata-se de um de um hormônio produzido por células especiais no pâncreas. Quando hidratos de carbono são ingeridos e absorvidos, a glicemia aumenta; neste momento, células produtoras de insulina liberam este hormônio para a corrente sanguínea. Esta liberação reduz a glicemia, dirigindo a glicose do sangue para o fígado, músculos e tecido adiposo, a fim se ser usada mais tarde na produção de energia. Quando há insuficiente insulina tal processo não ocorre, levando-se….

Outros Trabalhos Populares

Qual o hormônio permite a entrada de glicose na célula?

A insulina está relacionada com o controle de glicose no sangue. Esse hormônio, que atua praticamente em todas as células do corpo, estimula a absorção de glicose pela célula.

Qual o hormônio produzido pelo pâncreas?

Localizando o pâncreas.
Insulina..
Glucagon..
Somatostatina..

O que é glucagon é insulina?

O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas que atuam no controle da glicose no sangue?

A insulina e o glucagon são hormônios produzidos pela parte endócrina do pâncreas e atuam no controle da glicemia no sangue. Esses dois hormônios atuam de formas opostas, enquanto um aumenta a concentração de glicose na corrente sanguínea, o outro a diminui.