Em quais bacias hidrográficas ocorre mais conflitos por causa da água?

Os conflitos pela água vêm se ampliando em todo o mundo, havendo, em muitas regiões, tensões e articulações geopolíticas em torno do domínio estratégico do recurso.

Ao lado do petróleo, a água potável é o mais estratégico dos recursos. Mas, ao contrário do primeiro, ela não possui formas alternativas, sendo fundamental para o funcionamento das sociedades. Em muitos países, a água é realmente vista como um tesouro em razão de sua baixa disponibilidade em níveis locais e até regionais. Por isso, muitas disputas envolvem a sua posse e controle, e muitas outras estão por vir, haja vista que o século XXI promete ser o século dos conflitos internacionais pela água.

Desde tempos antigos, já existem registros de conflitos pela água envolvendo nações e civilizações. No entanto, até hoje, as disputas quase sempre envolveram a posse de territórios estratégicos que abrigam nascentes e leitos de rios. O grande temor é que, em um futuro próximo, a disputa pela água insira-se em um bojo imperialista e esse recurso seja utilizado tanto para abastecimento quanto para comercialização internacional.

O primeiro conflito envolvendo o uso da água que se tem notícia ocorreu há cerca de 4.500 anos e envolveu duas cidades-estados da Mesopotâmia: Umma e Lagash, que disputavam áreas que abrangiam os rios Tigre e Eufrates para irrigação.

Esses mesmos rios protagonizam, nos últimos tempos, uma tensão que também pode transformar-se em um conflito entre Turquia, Iraque e Síria, uma vez que as nascentes desses rios encontram-se no território turco e o abastecimento é realizado para os três países. Em 1998, a construção de uma barragem por parte da Turquia gerou certa tensão, pois a diminuição da vazão para a jusante fez com que Iraque e Síria elevassem o tom em reprovação. Uma forte seca, no final da década passada, também contribuiu para que os iraquianos e os sírios passassem a questionar mais veementemente os turcos, que responderam negando as acusações de que estariam diminuindo a vazão dos rios para os demais países. Embora acordos tenham sido feitos, a situação é considerada delicada.

Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, o Estado de Israel, então recém-criado, expandiu suas fronteiras e ocupou várias áreas de países adjacentes no Oriente Médio. Uma delas, as Colinas de Golã – então pertencentes à Síria –, além de apresentarem uma posição geográfica estratégica, abrangiam as nascentes do Rio Jordão, muito utilizado para a irrigação no local. Israel, inclusive, controla os recursos hídricos subterrâneos em suas áreas e na Cisjordânia, sendo frenquentemente acusado de impedir que os palestinos utilizem-nos, em uma articulação notadamente estratégica. Vale lembrar que Israel, Jordânia e Palestina (os três países locais) reúnem 5% da população mundial e apenas 1% das reservas hídricas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Recentemente, a disputa pela água vem encontrando atuações até de grupos terroristas. No Iraque e na Síria, o Estado Islâmico vem atuando no sentido de tentar controlar algumas fontes de água, pois sabe que isso lhe dará uma maior vantagem em termos geopolíticos e bélicos. Com o controle da água – principalmente no caso do Iraque –, torna-se completamente possível impor várias sanções e estabelecer um amplo controle da área.

Na África, tensões e até conflitos também acontecem em torno da posse e controle de recursos hídricos. Na bacia do Rio Nilo, há uma disputa por sua maior utilização por parte de Egito, Etiópia, Uganda e Sudão, o que pode transformar-se em um conflito generalizado de graves impactos caso acordos não sejam realizados. O mesmo caso acontece com a bacia do rio Okavango, que abrange áreas territoriais de Angola, Botswana e Namíbia.

Portanto, é preciso uma ação conjunta internacional para evitar a escassez de água em várias partes do mundo, além da implementação de medidas para garantir sua melhor distribuição. No futuro, como já dissemos, conflitos generalizados e graves podem instalar-se, isso sem falar nos conflitos locais e regionais que podem envolver a população e, até mesmo, o contrabando de água feito por desvios ilegais.

Por: Rodolfo F. Alves Pena


1 resposta(s)

Em quais bacias hidrográficas ocorre mais conflitos por causa da água?

monicamarques867

Há mais de um mês

Oriente Médio, Ásia Central, a bacia Ganges-Brahmaputra-Meghna e as bacias Orange e Limpopo no sul da África.
Oriente Médio, Ásia Central, a bacia Ganges-Brahmaputra-Meghna e as bacias Orange e Limpopo no sul da África.

Perguntas recomendadas

Quais bacias hidrográficas ocorre mais conflitos por causa da água?

Os resultados do estudo acabam de ser publicados na revista Global Environment Change. A análise sugere que os riscos de conflito devem aumentar nos próximos 15 a 30 anos em quatro regiões principais: Oriente Médio, Ásia Central, a bacia Ganges-Brahmaputra-Meghna e as bacias Orange e Limpopo no sul da África.

Onde se concentra os maiores conflitos pela água?

Os conflitos pela água tendem a ampliar-se no mundo. Os principais pontos de disputa estão no Oriente Médio e na África.

Qual bacia hidrográfica apresenta conflito?

O CONFLITO NA BACIA DO RIO PIRANHAS-AÇU Esta bacia é considerada estratégica de acordo com a Resolução do Conse- lho Nacional de Recursos Hídricos CNRH no 109/2010, que define as Unidades de Gestão de Recursos Hídricos de Bacia Hidrográfica de rios de domínio da União.

Quais os principais conflitos que ocorrem por causa da água?

No entanto, existem muitos exemplos em todo o mundo onde as tensões são altas: o conflito do Mar de Aral, envolvendo Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tadjiquistão e Quirguistão; o conflito do rio Jordão entre os estados levantinos; e a disputa do rio Mekong entre a China e seus vizinhos do sudeste asiático.