Em quais circunstâncias é emitido um parecer com ressalva?

640 palavras 3 páginas

Resumo do relatório dos auditores (os tipos de parecer de auditoria)

Conceito O “Parecer dos Auditores Independentes”, ou “Parecer do Auditor Independente”, é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. (NBC T 11, item 11.3.1.1) Conforme Attie (1998, p. 67), o parecer de auditoria é o instrumento pelo qual o auditor expressa sua opinião, em obediência às normas de auditoria... sobre as demonstrações financeiras. O parecer representa o produto final do trabalho do auditor, ele é o instrumento pelo qual o auditor dá conhecimento aos usuários da informação contábil, do resultado do seu trabalho expresso, por meio da opinião contida no parecer.

Tipos de parecer O Parecer dos Auditores Independentes, segundo a natureza da opinião que contém, classifica-se em:

A) Parecer sem ressalvas O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes, que:
a) as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com os Princípios fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade; e
b) há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes às demonstrações contábeis.

B) Parecer com ressalva O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opnião. O parecer com ressalva deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalva, modificado no parágrafo de opinião, com a utilização das expressões “exceto por”, “exceto quanto” ou “com exceção de”, referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. Não é aceitável nenhuma outra expressão na redação desse tipo de parecer. No caso de limitação na extensão do trabalho, o parágrafo referente à extensão também será modificado, para refletir tal circunstância.

C) Parecer adverso Quando o auditor


Relacionados

  • Parecer de auditores

    1202 palavras | 5 páginas

    observado em relação ao uso dos parágrafos de “Ênfase” e “Ressalva” nos pareceres emitidos da amostra? Informações relevantes para o acionista e investidores estão sendo divulgadas no parecer? 2- OBJETIVO A pesquisa é de natureza descritiva porque se propõem a investigar e descrever características do conteúdo dos pareceres dos auditores e os fenômenos em comum entre as companhias em relação ao universo do conteúdo qualitativo do parecer da auditoria independente. 3- TEMA O tema do artigo refere-se ao….

  • Parecer de auditores

    1735 palavras | 7 páginas

    Parecer sem Ressalva PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos acionistas da Alfa S/A (1) Examinamos os balanços patrimoniais da Companhia Alfa S/A, levantados em 31 de dezembro de 20X1 e de 20X0, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado (quando aplicável) correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma….

  • Parecer dos auditores independentes

    4631 palavras | 19 páginas

    O Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis: uma abordagem sobre o parecer-padrão, atualmente em vigor no Brasil. (*) Edson Carlos dos Santos** Anísio Candido Pereira*** Resumo A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão do parecer, sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação….

  • relatórios e parecer dos auditores

    3821 palavras | 16 páginas

    RELATÓRIO DOS AUDITORES 1. Conceito O relatório de auditoria é a última etapa a ser cumprida pelo auditor, após ter utilizado todas as técnicas, aplicado as normas e sistematizado sua auditoria em papéis de trabalho, ou seja, representa o produto final do auditor. 2. Objetivo Sua principal objetivo é transmitir as informações coletadas no decorrer do trabalho, evitar o excesso de informações inúteis. O parecer de Auditoria tem a finalidade de informar a seus usuários o seguinte: a) o trabalho….

  • PAPEIS DE TRABALHO E PARECER DO AUDITOR 2015

    2106 palavras | 9 páginas

    : LINDOMAR BATISTA FERREIRA INTRODUÇÃO  Os papéis de trabalho constituem a forma organizada como os auditores realizaram a auditoria, desde os trabalhos de campo até a emissão do relatório de auditoria.  De acordo com a NBC – T – 11 – IT – 02, “... o auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer de auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente….

  • Normas relativas ao parecer do auditor independente

    4405 palavras | 18 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Daniela Rocha NORMAS RELATIVAS AO PARECER DO AUDITOR INDEPENDENTE RIO PARANAÍBA, MG. 2013 Daniela Rocha NORMAS RELATIVAS AO PARECER DO AUDITOR INDEPENDENTE Trabalho apresentado como requisito para a obtenção parcial de pontos na disciplina Auditoria,….

  • PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO Aos

    7538 palavras | 31 páginas

    MODELO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO Aos Administradores e Acionistas (Quotistas) da NOME DA ENTIDADE AUDITADA Cidade - Estado 1.Examinamos o balanço patrimonial da ........... (NOME DA ENTIDADE AUDITADA), levantado em 31 de dezembro de 2002, e as respectivas demonstrações de resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes ao exercício findo naquela data, elaborado sob a responsabilidade de sua administração….

  • MODELO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO

    927 palavras | 4 páginas

    MODELO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES COM ABSTENÇÃO DE OPINIÃO Aos Administradores e Acionistas (Quotistas) da NOME DA ENTIDADE AUDITADA Cidade - Estado 1.Examinamos o balanço patrimonial da ........... (NOME DA ENTIDADE AUDITADA), levantado em 31 de dezembro de 2002, e as respectivas demonstrações de resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes ao exercício findo naquela data, elaborado sob a responsabilidade de sua administração….

  • PARECER DE AUDITORIA

    2115 palavras | 9 páginas

    PARECER DE AUDITORIA Introdução O propósito da auditoria independente é expor opinião sobre a propriedade das demonstrações financeiras e se estas representam, efetivamente, a situação patrimonial e financeira e o resultado da empresa auditada. O parecer de auditoria é o documento pelo qual o auditor expressa sua opinião, em obediência às normas de auditoria; após a realização de todo o trabalho de campo, reunindo provas e evidências sobre as demonstrações financeiras, é que o auditor determina….

Outros Trabalhos Populares

Quando o auditor emitir parecer com ressalva?

Quando as demonstrações contábeis forem afetadas de maneira relevante pela adoção de prática contábil em desacordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, o auditor deve emitir parecer com ressalva ou adverso.

Quando o auditor emite um parecer com ressalva Isso quer dizer que?

O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.

Quando o auditor deve emitir uma opinião modificada com ressalva?

Análise: Quando houver distorção relevante ou não identificação de evidências de que as demonstrações não apresentam distorções relevantes, o auditor deverá modificar sua opinião, entre: opinião com ressalva, adversa ou com abstenção de opinião.

Quando o auditor emitir parecer com ressalva adverso ou com abstenção de opinião ele deve exceto?

Quando o auditor emitir parecer com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião, deve ser incluída descrição clara de todas as razões que fundamentaram o seu parecer e, se praticável, a quantificação dos efeitos sobre as demonstrações contábeis.