Em que a psicologia da educação pode contribuir para a formação do professor?

A importância da Psicologia da Educação para a minha formação em Pedagogia

Por Valéria Benedicto

Graduanda em Pedagogia da UFBA

Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET

Em que a psicologia da educação pode contribuir para a formação do professor?

Fonte: http://portefolio-psicologia-da-ed.webnode.pt/psicologia-da-educa%C3%A7%...

De um modo geral, os cursos de Graduação em Pedagogia no Brasil oferecem em sua matriz curricular diversos componentes voltados para uma maior aproximação dos estudantes com a Psicologia. Nessa direção, pode ser citado, como exemplo, o Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição onde realizo a minha formação.

Uma breve análise da matriz curricular do referido curso revela a existência de, pelo menos, quatro componentes curriculares que pertencem ao campo disciplinar da Psicologia: Psicologia da Educação, Psicanálise e Educação, Introdução à Psicopedagogia e Psicologia Social; e diversos outros componentes que tomam como base ou, ao menos, levam em consideração os conteúdos da Psicologia. Diante disso, pretende-se refletir sobre a importância desta ciência na formação do(a) pedagogo(a).

A Psicologia, como se sabe, se encarrega de analisar comportamentos e atitudes, prevenir e tratar distúrbios emocionais, problemas mentais e analisar as emoções dos seres humanos (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2009). A Pedagogia, por outro lado, estuda os fenômenos educativos e também pensa formas de intervir de forma mais acertada nas realidades estudadas. Nesse sentido, é possível dizer que é necessário ao(a) pedagogo(a), profissional que irá lidar com processos de ensino-aprendizagem em diversos espaços escolares e não-escolares e com diferentes públicos, conhecer as teorias que lidam com o desenvolvimento do ser humano.

Na minha experiência, os estudos Psicológicos da Educação são principalmente voltados para a análise das teorias do desenvolvimento baseadas nas contribuições da Psicologia da Aprendizagem, a exemplo, das teorias de Jean Piaget, Lev Vygotsky e da Análise Comportamental (Behaviorismo) e suas implicações para a área da educação. Todos imprescindíveis para um melhor entendimento dos fenômenos educacionais, de início aparentemente simples, mas que são extremamente complexos, quando analisados pelos fundamentos teóricos oferecidos durante o curso, e pelo estudo da Psicologia da Educação em particular.

Entender melhor as questões envolvidas nos processos que definem de que maneira os sujeitos aprendem e, ao mesmo tempo, pensar estratégias didático-pedagógicas capazes de potencializar no sujeito essa capacidade, que ele traz na sua herança biopsicossocial, não é uma tarefa simples. Assim, é possível perceber o quanto o estudo da Psicologia pode contribuir para facilitar a compreensão do desenvolvimento do aluno e do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Sem os estudos da Psicologia da Educação, arrisco-me a afirmar que a formação do(a) pedagogo(a), ou melhor, o exercício da Pedagogia ficaria engessado a práticas excessivamente empíricas, sem vislumbrar o quanto é importante escolher boas lentes teóricas para o aprofundamento e a problematização dos desafios que se colocam para todos que desejam trabalhar com a formação de crianças, jovens, adultos e/ou idosos.

REFERÊNCIAS

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008. 14ª Ed.

DALEPE. Grade Curricular – Pedagogia UFS. Disponível em: <http://dalepeufs.blogspot.com.br/p/grade-curricular.html>. Acesso em: 11/07/2017

DANTAS, Tiago. Condicionamento. Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/condicionamento.htm>. Acesso em 30 de outubro de 2017.

GUIA DO ESTUDANTE. Psicologia. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/psicologia/>. Acesso em: 11/07/2017

HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira e CARMO, João dos Santos. Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.149, pp.704-723. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742013000200016.

KELLER, F.S e SCHOENFELD, W. N. Princípios de Psicologia: um texto sistemático na ciência de comportamento. São Paulo: Herder, 1970 (Coleção Ciências do comportamento). In: ____. Aprendizagem: teoria do reforço. São Paulo: EPU,1973.

PEREIRA, Lucila Conceição. Teoria Cognitiva. Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/>. Acesso em: 20/10/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Grade Curricular. Disponível em: <https://alunoweb.ufba.br/SiacWWW/CurriculoCursoGradePublico.do?cdCurso=3.... Acesso em: 11/07/2017

Qual deve ser a contribuição da psicologia da educação na formação de professores?

De acordo com a psicóloga, Thalita Soares Agati, a psicologia dentro da área da educação tem a importância de colaborar assertivamente com o processo de ensino-aprendizagem permitindo que o discente reflita, análise, avalie e redimensione todas as suas capacidades e potencialidades, direitos e deveres, erros e acertos, ...

Qual a importância da psicologia do desenvolvimento para a formação e atuação do professor?

Além de contribuir para a estrutura e técnicas de ensino-aprendizagem, conhecer os aspectos do desenvolvimento humano ajuda a construir vínculos entre educadores e alunos, fortalecendo a confiança e facilitando a prática pedagógica.

Quais são as principais contribuições da psicologia para a educação?

As contribuições da psicologia para a educação devem caminhar no sentido de ajudar a compreender as complexas interações que se estabelecem no interior das instituições educativas, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas, considerando a complexidade que envolve essa ...

Como a psicologia da educação pode contribuir com a reconfiguração profissional do professor?

São eles: conceber o ensino como uma atividade profissional que se apóia num sólido repertório de conhecimentos; considerar os professores como práticos reflexivos; ver a prática profissional como um lugar de formação e de produção de saberes pelos práticos; instaurar normas de acesso à profissão e estabelecer ligação ...