Em que medida a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Declaração dos Direitos?

A Revolução Gloriosa ocorreu na Inglaterra em 1688.

Foi um movimento impulsionado pelo Parlamento e o príncipe Guilherme de Orange contra a proteção do rei Jaime II à religião católica.

A Revolução Gloriosa é considerada o fim da Revolução Puritana.

Resumo

Os ingleses viviam um período de descontentamento. Desde a ascensão ao trono de Jaime II, em 1685, a Inglaterra passou a ser governada por um rei católico que defendia o absolutismo.

O problema é que o anglicanismo e outras variações da religião protestante já estavam consolidadas na Inglaterra.

O rei Jaime II valorizava o catolicismo em detrimento do protestantismo, pois o considerava uma religião falsa. Assim, numa posição privilegiada, disponibilizou cargos do reino, bem como da Universidade de Oxford, para homens católicos.

Os católicos começaram a ameaçar os protestantes, os quais receavam que a sua crença fosse perseguida.

Igualmente, aqueles que haviam adquirido propriedades pertencentes à Igreja Católica temiam perdê-las, caso o catolicismo fosse restaurado.

Saiba mais:

  • Revolução Puritana
  • Absolutismo
  • Reforma Protestante
  • Catolicismo

Restauração Monárquica

Em que medida a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Declaração dos Direitos?

Alegoria sobre o Novo Estado da Inglaterra junto aos reis Guilherme e Maria

Guilherme Orange, sobrinho e genro do rei Jaime II, era protestante, assim como sua esposa, a princesa Maria. Fiéis a sua crença uniram-se a um grupo de protestantes com o objetivo de destituir o rei inglês e assumir o trono.

Apoiado por um exército, Guilherme Orange invadiu a Inglaterra. O rei Jaime II, por sua vez, ainda faz uma tentativa de manter-se no trono, mas é derrotado na Batalha de Boyne, em 1690.

Desta manira fugiu para a França, onde foi acolhido pelos seus parentes franceses e católicos.

Após a fuga de Jaime II, Guilherme e Maria foram coroados reis da Inglaterra e, posteriormente, da Escócia.

Guilherme receberia o título de Guilherme III da Inglaterra e II da Escócia e assim passou à história como Guilherme III e II. Isto se deve ao fato que Inglaterra e Escócia eram reinos independentes no século XVII.

Consequências

A Revolução Gloriosa propiciou várias mudanças na Inglaterra:

  • A Igreja Anglicana se consolidou como a igreja oficial do Estado;
  • Os católicos foram afastados da vida pública;
  • Outras formas de protestantismo não seriam toleradas.

Igualmente, surgiu uma nova forma de governo - a chamada monarquia parlamentar em detrimento do absolutismo.

Deste modo é aprovado o Bills of Rights (Declaração dos Direitos), documento que garante:

  • o poder do Parlamento frente ao soberano,
  • veto aos católicos ascenderem ao trono e à posições privilegiadas.

Revolução Industrial e Revolução Francesa

A Revolução Gloriosa possui duas características marcantes: a forma pacífica como se desenvolveu e o marco do fim do absolutismo.

Em decorrência do fim do absolutismo e a ascensão do poder da burguesia, algumas décadas depois tem início o processo de Revolução Industrial Inglesa. Desta maneira, se estabelece finalmente a supremacia burguesa.

Cem anos depois da Revolução Gloriosa acontece, por sua vez, a Revolução Francesa. Esta será impulsionada pela burguesia e tinha como um dos objetivos limitar o poder do rei.

A França, tal como a Inglaterra e a Espanha, foi um dos principais países absolutistas. O país também aspirava ao crescimento econômico, enquanto que a rival Inglaterra vivia, justamente, o processo de Revolução Industrial.

Leia mais:

  • Revolução Inglesa
  • Carta Magna
  • Contrato Social
  • Estado Absolutista

Em que medida a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Declaração dos Direitos?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

485 palavras 2 páginas

1- Explique em que medida a Revolução Puritana transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da Bill of Rights.

A partir da assinatura desse documento, a monarquia absolutista perdia seu lugar no cenário político britânico. O rei não poderia anular as leis que fossem aprovadas pelo Parlamento e diversas ações administrativas também deveriam passar pelo crivo dessa mesma instituição. Sendo assim, o monarca assumia uma função decorativa ao estar subordinado às ações do Parlamento.

2- (Unicamp) A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis aos desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra. Com base em tal afirmação, explique de que forma a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra uma das maiores potências econômicas do período.

A limitação da autoridade real imposta pela revolução fez com que o Parlamento, dominando por representantes da burguesia, tivesse poder sob as mais importantes questões do país. Dessa forma, foram incorporadas medidas que progressivamente desenvolveram as atividades mercantis e ofereceram o acúmulo de capitais para que a Inglaterra assumisse posição pioneira no desenvolvimento das tecnologias e práticas que marcaram a Revolução Industrial.

3 O “Bill of Rights” (Declaração de Direitos) resultou de um processo histórico que apresentou importantes desdobramentos políticos na Inglaterra do século XVII e que se caracterizou:

a) pelo conflito político-militar que opôs a burguesia manufatureira à nobreza de cercamentos

b) pela consolidação de uma república social que estendeu aos “niveladores” e “cavadores” os privilégios da aristocracia proprietária.

c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as ideias do Parlamento, concluído com a execução de Henrique VIII.

d) pela aproximação econômica entre a burguesia


Relacionados

  • Relação entre as revoluções

    452 palavras | 2 páginas

    Página inicial Todas as categorias Animais de Estimação Artes e Humanidades Beleza e Estilo Carros e Transportes Casa e Jardim Ciências Sociais Ciências e Matemática Artes e Humanidades > História > Pergunta de referência Seguinte Comidas e Bebidas Pergunte Estabeleça uma relaçao entre a revoluçao francesa, a revoluçao industrial e a independencia dos estados unidos Computadores e Internet Mais Internacional Sobre Faça uma pergunta Perguntas relacionadas Taynan….

  • Revisitando um clássico da história social

    13520 palavras | 55 páginas

    DA HISTÓRIA SOCIAL: A ESTRUTURA NARRATIVA DE A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA ALEXANDRE FORTES1 AMANDA MOREIRA DA SILVA2 1- Professor do Departamento de História e Economia e do Programa de Pós-Graduação em História - UFRRJ. 2- Aluna de graduação da UFRRJ e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBICCNPq). RESUMO: FORTES, A., SILVA, da A. M. Revisitando um clássico da história social: A estrutura narrativa de A Formação da Classe Operária Inglesa. Revista….

  • Sociologia medica

    3954 palavras | 16 páginas

    Bloom e a História da Sociologia Médica EVERARDO DUARTE NUNES BLOOM, Samuel W. Word as Scalpel: a History of Medical Sociology. New York: Oxford University Press, 2002. Outras histórias da trajetória da sociologia médica serão escritas, mas seguramente, nenhuma poderá deixar de mencionar e mesmo tomar como referência a que foi escrita por Samuel W. Bloom. Intitulada Word as Scalpel: a History of Medical Sociology e publicada em 2002, constitui a mais detalhada história do desenvolvimento….

  • LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA

    2349 palavras | 10 páginas

    REZENDE TAVARES CLEBER BONFIM SALES RODRIGUES ELISANGELA LELO LETRAS: Literatura da Língua Inglesa – I PALMAS-TO 2014 UNIVERSIDADE ANHANGUERA CEAD UNIDERP SILVIA MARLENE CONCEIÇÃO PEREIRA SILVA – RA 362374 ROSIMEIRE DO CARMO REZENDE TAVARES – RA 363366 CLEBER BONFIM SALES RODRIGUES – RA 359781 ELISANGELA LELO – RA 360199 LETRAS: Literatura da Lingua Inglesa – I Atividade Prática Supervisionada Apresentada ao curso de letras da Universidade Anhanguera….

  • A CHEGADA DOS PRIMEIROS PROTESTANTES NO BRASIL 2

    7921 palavras | 32 páginas

    Universidade Estadual Vale Do Acaraú Curso de Licenciatura em História Wstenio Angel de Souza Barros A História da Igreja Presbiteriana no Ceará (1883-1852) Fortaleza – 2010 Wstenio Angel de Souza Barros A História da Igreja Presbiteriana no Ceará (1883-1952) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado como requisito parcial para a obtenção do certificado em Licenciatura em História, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sob a orientação….

  • "Consolidação da Revolução Industrial, transformações socioeconômicas e a Crise de 1873-1896"

    3881 palavras | 16 páginas

    Revolução Industrial.” In: A era das Revoluções. “Cap. 2 – Uma economia mudando de marcha”. In: A era dos Impérios. “Cap. 6 – A Industrialização: a segunda fase (1840-1895).” Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 1º Subperíodo: sem grandes contradições entre os países - Consolidação da I Rev. Industrial - Oficina e cofre do mundo – das minas de carvão às ferrovias - Tecnologia simples - Reinvestimentos de lucros correntes Gravura de origem desconhecida. Representa o trabalho….

  • PARLAMENTARISMO

    2267 palavras | 10 páginas

    Conselho do rei WITAN composto por lideres de clãs, peq. cavaleiros ● Westminster: conselho reunido no monsteiro ● 1080 crise financeira, ameaça de invasao continental ● Novos impostos cobrados pelo rei levam a construção do Westiminster Hall ● RELAÇÃO DO PARLAMENTO COM A REV. PURITANA 1640 : Monarquia X Parlamento ­ Carlos I não aceitava a intervebção política do parlamento e queria governar segundo suas vontades. ● Dinastia Tudor mantinha aliança com a igreja para fortalecer o conservadorismo ● Carlos I queria aumentar os impostos….

  • educação fisica

    5458 palavras | 22 páginas

    pessoa e a obra de Hipólito Taine e com um núcleo anglófilo que buscava compreender a dinâmica cultural inglesa capaz de proporcionar uma estabilidade social que faltava à França. De acordo com TAVARES (2003) duas características da sociedade inglesa interessavam a Coubertin e iriam influenciar sobremaneira sua obra e suas ações: uma delas era o ‘espírito de associação’ da sociedade inglesa “corporificado nas associações privadas de patronato das mais diversas causas” (p.40); o segundo foi o….

  • historiadores

    2298 palavras | 10 páginas

    Perry Anderson Perry Anderson (Londres, 1938) é um historiador marxista, professor de História e Sociologia na UCLA e editor da New Left Review. É irmão do historiador Benedict Anderson. Sua formação política data de 1956, quando ingressou na Universidade de Oxford e passou a militar em grupos de esquerda na faculdade. Seu primeiro interesse pelo marxismo teve num primeiro momento, como vários intelectuais de sua geração, a influência de Jean-Paul Sartre. Ela está presente particularmente em….

  • plano de curso anual

    1071 palavras | 5 páginas

    MARCIEL PROFESSOR: JOACIR SANTOS SOARES COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA CARGA HORÁRIA:24H/S PLANO DE CURSO ANUAL 7º ANO 26 DE JULHO DE 2013 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: -ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: TERTULIANO MARCIEL ___________________________________________________________ -DISCIPLINA: HISTÓRIA – -TURMA: 7º ANO 2.EMENTA: A aprendizagem da História deve partir do que está mais próximo da realidade do aluno….

Outros Trabalhos Populares

Que medidas a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica a partir da assinatura da bill of rights?

A partir da assinatura desse documento, a monarquia absolutista perdia seu lugar no cenário político britânico. O rei não poderia anular as leis que fossem aprovadas pelo Parlamento e diversas ações administrativas também deveriam passar pelo crivo dessa mesma instituição.

Como a Revolução Gloriosa transformou a posição política assumida pela monarquia britânica?

A Revolução Gloriosa determinou o fim da monarquia absolutista na Inglaterra e o predomínio do Parlamento. A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos.

Quais foram as mudanças que ocorreram com a Revolução Gloriosa?

A Revolução Gloriosa propiciou várias mudanças na Inglaterra: A Igreja Anglicana se consolidou como a igreja oficial do Estado; Os católicos foram afastados da vida pública; Outras formas de protestantismo não seriam toleradas.

O que foi a Revolução Gloriosa e que mudanças ela provocou no governo?

A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.