Em relação à coesão e à coerência textuais, é verdadeiro afirmar que:

Estes exercícios sobre coerência textual vão testar seus conhecimentos sobre o elemento da textualidade que é parte essencial do processo de construção de sentidos do texto. Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Sobre a coerência textual, é incorreto afirmar:

a) A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias

b) Por serem os sentidos elementos subjetivos, podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada, pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto.

c) A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

d) A não contradição, a não tautologia e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual.

e) A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos, elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual.

Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à questão:

Em relação à coesão e à coerência textuais, é verdadeiro afirmar que:

Entender a importância das figuras de linguagem é essencial para a construção de sentidos do texto

A incoerência na fala de Calvin sobre a TV pode ser explicada por meio da seguinte figura de linguagem:

a) Hipérbole.

b) Eufemismo.

c) Catacrese.

d) Ironia.

e) Prosopopeia.

(UFPR 2010)

Considere as seguintes sentenças.

I. Ainda que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compras.

II. O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.

III. Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.

IV. Choveu muito no inverno deste ano. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.

As expressões grifadas NÃO estabelecem as relações de significado adequadas, criando problemas de coerência, em:

a) 2 apenas.

b) 1 e 3 apenas.

c) 1 e 4 apenas.

d) 2, 3 e 4 apenas.

e) 2 e 4 apenas. 

(UDESC 2008)

Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)

I. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.

II. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

IV. Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer.

a) II, I, III, IV

b) IV, II, III, I

c) IV, I, II, III

d) III, I, IV, II

e) I, III, II, IV

respostas

Alternativa “e”. O uso adequado dos conectivos é um importante mecanismo de estruturação do texto, seja nos aspectos relacionados com a semântica ou nos aspectos relacionados com a sintaxe. Um texto pode ser coerente sem conectivos, contudo, esses elementos garantem dois movimentos de leitura essenciais em uma redação: a retrospecção e a prospecção.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A ironia é a figura de linguagem capaz de explicar a incoerência presente no discurso de Calvin. Sem captar a ironia de sua fala, o discurso transforma-se em apologia, quando, na verdade, a intenção do cartunista foi tecer uma crítica aos meios de comunicação.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Na frase I, a incoerência acontece por causa do emprego inadequado do conectivo “ainda que”, haja vista que uma frase estabelece relação de consequência com a outra. Sendo assim, ela estaria melhor construída da seguinte forma: “Em virtude dos salários estarem cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compras.” Na frase III, a relação estabelecida é de consequência, e não de adversidade, portanto, a forma correta é “Como o Brasil possui muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.”

Voltar a questão

Alternativa “c”. “Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.”

Voltar a questão

Em relação à coesão e à coerência textuais, é verdadeiro afirmar que:

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual e a relação entre coesão e coerência?

Diferença entre Coesão e Coerência Ambas têm em comum o fato de estarem relacionadas com as regras essenciais para uma boa produção textual. A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.

Qual e a diferença entre coesão e coerência textual?

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.

Quanto à coesão textual e correto afirmar que?

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

Por que a coesão e a coerência devem caminhar juntas?

Por que coesão e coerência devem caminhar juntas? Como mencionamos, o encadeamento do texto é construído pela coesão e o sentido, pela coerência. Por isso, é fundamental que esses dois mecanismos caminhem juntos. Afinal, um texto com ideias desconectadas não vai produzir o efeito que você deseja no seu leitor.